terça-feira, 12 de novembro de 2013

PASTORAL FAMILIAR EM PREPARAÇAO PARA O NATAL


A Pastoral Familiar de nossa paróquia realizou o terceiro encontro de formação deste ano e teve como tema a preparação para a realização da novena de natal. 
Convidamos o Padre Sandro para reavivar nos nossos agentes o sentido do tempo do advento e do tempo do natal.
E nosso intuito maior foi mostrar aos nossos agentes que cada um deles poderia realizar as novenas de natal onde achasse melhor, talvez na sua própria família, no seu grupo do ECC, reunindo os seus vizinhos, com os colegas de trabalho.
 Dentro do encontro usamos esta dinâmica:
DINÂMICA: NO PRESÉPIO COM JESUS, MARIA E JOSÉ.
Objetivo: proporcionar uma reflexão que aprofunde o sentido do Natal, buscando estabelecer, como sempre, a relação fé e vida que deve acontecer em nossa caminhada cristã.
- utilizando o recurso de um texto para levá-los à meditação associando as imagens e fatos bíblicos à vida pessoal;
- mobilizando-os a inserir-se no contexto bíblico como co-participantes da história da caminhada cristã;
 - possibilitando um momento pessoal de oração.
Material: no círculo de cadeiras onde as pessoas se acomodarão colocar um presépio montado sobre uma das cadeiras, demonstrando que ele faz parte desse círculo. Apoiá-lo sobre um suporte para mantê-lo em uma altura adequada. Colocar uma vela ao lado. Escolher música adequada ao momento. Para cada participante: cópia impressa do texto abaixo e uma vela (decorá-la como presente de Natal - lembrança da caminhada do ano.)

Estratégia: 1º momento: 10’ a 15’

Acomodá-los no circulo.
Convidá-los a participar de uma atividade, distribuir o impresso e a vela e orientar:
- o presépio de Jesus está aqui entre nós, faz parte do nosso círculo porque faz parte de nossa história, de nossa caminhada cristã, de nossa vida. É sobre isso que vamos refletir;
- começando pela leitura silenciosa do texto impresso vamos estar atentos a tudo, à nossa vida familiar, social, comunitária; aos passos que já demos aos que pretendemos dar, às dificuldades e desafios que sabemos ter de enfrentar, enfim, agora vamos pensar, vamos refletir e buscar perceber o que o Espírito Santo vai colocar em nossos corações;
- quem desejar pode caminhar pela sala ou se acomodar em outro espaço por aqui e quando sentir que terminou pode retornar mantendo o silêncio;
- colocar a música adequada, volume baixo. 

2º momento: tempo de acordo com o grupo

Ao retorno da maioria, acender a vela do presépio e propor:
- nós fazemos parte desse presépio e ele da nossa vida então, vamos utilizar esse momento para conversar não só com Jesus, com Maria ou com José, mas também com aqueles que caminharam conosco... com aqueles que nos ajudaram a nos aproximarmos da Sagrada Família... vamos falar do bem que nos fizeram.. talvez até seja alguém que nem esteja aqui, nem seja da comunidade... talvez da família, do trabalho, da escola... das dificuldades, dos sonhos, enfim, vamos abrir nosso coração e revelar o que o Espírito Santo colocou nele...
- deixar a vontade. Controlar para que todos tenham a oportunidade. 

3º momento: 10’

Convidá-los a encerrar esse momento de maneira especial. A vela que temos em mãos simboliza a luz de Jesus presente na vela do Presépio. É esta luz que devemos espalhar pelo mundo, começando pelos que nos cercam, não pode ficar em nossas mãos. Então, vamos acendê-la na vela do Presépio buscando a luz de Jesus e doá-la a quem desejarmos dentro do circulo. A pessoa que a receber, por sua vez, fará a mesma coisa com a sua vela, assim sucessivamente até que todos participem. 
- ao término lembrar que todos doaram e todos receberam a luz de Jesus, ninguém deve ficar sem essa luz e todos estão comprometidos a reparti-la, buscando perceber os que dela necessitam. Guardem essa vela como sinal da luz que receberam e que devem espalhar. Podem acendê-la no dia de Natal no Presépio de vocês.
- finalizar com a oração do Espírito Santo para que vivamos um Natal pleno da presença da Sagrada Família, que sejamos iluminados e fortalecidos em nossa caminhada cristã.
- deixar livre para manifestações. Agradecer.

Texto de apoio: No Presépio com Jesus, Maria e José
 Prosseguindo os passos propostos na Novena de Natal, façamos uma breve reflexão: como foi a dinâmica de nossa caminhada em direção ao Presépio, a primeira morada da Família de Nazaré?
Quem somos nós diante desse Presépio vivo? Como, de fato, o construímos com o nosso caminhar. Coloque-se diante dele, contemple a Mãe Maria, o pai José, Jesus Menino e reflita. 
Quantas vezes nos amparamos nos braços da Mãe Maria? E as outras tantas que a levamos ao encontro de pessoas sofridas, confusas, perdidas? E quantas não foram as graças recebidas, a bênção da paz reconquistada e até mesmo o alento para as causas perdidas? 
Sentimos a ternura do abraço da Mãe e reconhecemos o presente da misericórdia do Filho: “eis aí tua Mãe... eis aí teu filho...” E na postura do pai José, a proteção do pai terreno a lembrar o amor, a força e o poder do Pai Eterno.
Eis aí uma possibilidade: fazer de nosso lar um presépio. Nele acolhemos a Mãe para com Ela aprendermos a ser mãe... Nele acolhemos José, para aprendermos a ser pai e... o Filho, que nos ensina o Amor que ama, agindo para conquistar, acolher, amparar, realizar... Somos todos um pouco dessa mãe, desse pai e desse filho quando deixamos o amor acontecer e então, também saberemos dar a nossa resposta: ”Jesus nasceu aqui no coração do meu lar, do meu trabalho, no coração da vida que partilhei por aí...”
Importa que Ele nasça e que o Natal aconteça para que a gente recomece a caminhar nos passos Dele a trajetória de um fim e um bem maior... 
Coloque-se, mais uma vez, aos pés de Jesus, Maria e José, junte-se aos pastorzinhos, cante e ore uma prece do fundo do seu coração: “Mãe, viemos para adorar... contemplar... testemunhar... Ele nasceu... está aqui... comigo... com minha família... Por você que partiu... Por mim que fiquei. Louve o seu Senhor que acaba de chegar, agradeça...”  
Obrigada por todo um ano de caminhada. Que Deus os abençoe. Feliz Natal a todas as famílias e um ano repleto de paz, amor e muita sabedoria ao lado de Jesus, Maria e José. 

Rosabel De Chiaro 
FONTE

Um comentário:

  1. SABE EU SOU FÃ DESTE BLOG. QUE BOM QUE VOLTOU A POSTAR, AMEI ESSA DINAMICA VOU LEVAR PARA A PSTORAL DA FAMILIA E PARAO GRUPO DE CATEQUISTAS.
    EU ANDO UM POUCO DESANIMADA COM SO TRABALHOS NA IGREJA, UMA VONTADE DE DESISTIR...
    DILZA

    ResponderExcluir