quarta-feira, 8 de junho de 2011

SANTOS JUNINOS


 SANTO ANTONIO

Festejado em 13 de junho
Nasceu em Lisboa, em agosto de 1195, batizado com o nome Fernando de Bulhões. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano e em 1220 trocou o nome para Antônio, ingressando na Ordem Franciscana. Lecionou teologia em várias universidades européias e morreu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua, na Itália. Padroeiro dos pobres e considerado o santo casamenteiro, também é invocadopor pessoas que queiram encontrar objetos desaparecidos.
SÃO JOÃO

Festejado em 24 de junho
Filho de Zacarias e Isabel, diz a Bíblia que foi ele quem batizou Jesus Cristo com as águas do rio Jordão. Daí vem o nome Batista, o "batizador". É o mais famoso dos três santos do mês de junho, tanto que as festas juninas também são conhecidas como festas joaninas, em sua homenagem. A história bíblica descreve Isabel, sua mãe, como prima de Maria, a mãe de Jesus. É usualmente representado pela figura de um menino com um cordeiro no colo, já que teria sido ele quem anunciou aos homens a chegada do cordeiro de Deus.
Assim, quando se aproxima o dia do seu aniversário, é logo anunciado com o Acorda Povo - tradicional procissão, com danças e cânticos, às vezes profanos, que conduz a bandeira do santo, ao som de zabumbas e ganzás. Seu início é quase sempre a partir de zero hora e vai até o raiar do dia.

SÃO PEDRO

Festejado em 29 de junho
Nascido com o nome de Simão, foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico) por Jesus, em função de sua firme liderança. Daí a origem do nome Pedro. Era pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, e foi apresentado a Cristo por seu irmão, o apóstolo André. É considerado o primeiro papa da Igreja Católica, guardião das chaves do céu e responsável pelas chuvas. Foi executado por ordem do imperador Nero, entre os anos 64 e 67 da era cristã

SÃO PAULO

Festejado em 29 de junho
São Paulo está ao lado de São Pedro nesse fim de festa. São Paulo é chamado o Apóstolo dos Gentios. Realmente é admirável sua atividade na propagação da fé. De perseguidor de Jesus Cristo fez-se um Apóstolo da Igreja, um missionário, o modelo dos missionários de todos os tempos. As Epístolas de São Paulo dão-nos uma imagem nítida das suas lutas, dificuldades, provações e tribulações de toda a sorte. Mas em tudo venceu o amor a Jesus, a Jesus crucificado. São Paulo é um gigante no amor ao Salvador. "Jesus é minha vida", confessa ele, e para Jesus não havia trabalho que não fizesse, dificuldade que não vencesse. No fim da vida, pôde, em verdade, dizer: "Combati o bom combate, terminei a carreira e conservei a fé". Para que possamos afirmar a mesma coisa, é preciso que imitemos o grande Apóstolo no imenso amor a Jesus e à Santa Igreja. É preciso que com ele, sacrifiquemos a nossa carne., demos desprezo ao mundo, tenhamos amor aos nossos irmãos, sejamos castos e puros, e da nossa vida façamos um hino de louvor a Deus. Destarte, seremos herdeiros da coroa, que nos dará o justo juiz no dia da recompensa.
http://catequesecasaforte.blogspot.com/2009/06/santos-juninos.html

SUGESTÕES PARA O ARRAIÁ DA CATEQUESE



http://cateclicar.blogspot.com/
  
QUADRILHA DA SALVAÇÃO
1ª parte - (música: Quero te dar a paz)

Atenção minha gente, muita atenção!
Esta é a quadrilha da salvação!
Vamu contá a história de Deus salvando seu povo.

Nesta história ninguém fica de fora, porque é a minha, a sua, a nossa história, vamo lá pessoá.
(os pares entram de braços dados cumprimentando a todos dizendo: A paz de Cristo pessoá! E formam duas colunas uma de frente para a outra)

A quadrilha vai cumeçá. Óia o cumprimento gerar!
(todos vão até o centro e se cumprimentam os cavalheiros (C) dizem: Louvado seja Nosso Senhorrr Jesus Cristo! As damas respondem (D): Para sempre seja louvado! E retornam aos seus lugares.)

Cristão que é cristão num só cumprimenta, mas também dá o abraço da paz.
Primeiro os Cavalheiros (os C avançam)
Oia o TU da paz (os pares se abraçam e rodão dizendo a paz de Cristo)
Anarriê (os C voltam aos seus lugares)
Agora as damas (idem com as D)
ETA maravia sô!

2ª Parte - (música: amor amorzinho, amorzão)

Atenção minha gente bunita, Deus criou o homi para amá. Prepará para o zig-zag vamu espaiá o amor de Deus pra toda criatura. (as D ficam em seus lugares dançando enquanto os C em fila fazem um zig-zag em torno delas dizendo: Deus ama oceis! E voltam para seus lugares).
Mas o pecado intrô e atrapaô tudo. Deus intão mando muitos profetas denunciar o mal e anunciar o Reino (os C se ajoelham batendo palma enquanto as D em fila fazem o zig-zag entre os cavalheiros dizendo: Cuidado com o pecado! (tocar pecado, pecadinho, pecadão)).
Mais num adiantô não e o povo de Deus fico escravo no Egito (as duas colunas se unem)

3ª Parte - (música: o mar se abriu)

Deus intão mandou Moisés tirar o povo do Egito. Isto mermo pessoá, sair do Egito é sai da iscravidão, é fugi do pecado e entrar na Terra Prumetida. E quando o povo fugiu faraó mandô o exército atrás. O povo fugindo e na frente o mar. Oia o túnel do mar! (todos fazem o túnel)
Ué comu o povo vai passar? Moisés tocou a água com o bastão e o mar se abriu (o túnel se abre)
E o povo passou (todos passam no túnel).
Isso é bunito dimais sô, o mar se abriu e o povo passou e o Egito se afogô.

4ª Parte - (música:Caminhando eu vou para Canaã)

Chiiii pessoá, do outro lado era só deserto! Mais adiante tava Canaã a Terra Prumetida Vamu dá a mão pra mode vê se nois chega lá (um puxa a corrente).
O povo chegou em Canaã (todos vibram sem soltar as mãos)
Mas ficô cum medo de entrá (todos exclamam: Ha!)
E voltou tudo pru deserto (fazer o caracol)
E o povo andou... andou... (desfazer o caracol) andou...andou... no deserto. Ufa! Demorô 40 anos, só intão resolveram intrá. (termina o caracol e todos vibram).
Óia o caminho da roça! (todos andam em círculo um atrás do outro)
Canaã chegou (todos vibram: Oba!)
Cidade boa que mana leite e mel... Que delícia de bão... mas oceis tem qui andá direitinho, viu, num pode desviá nem pra direita nem pra isquerda! Povo de Deus cuidado, Olha a serpente! (todos gritam, dão meia volta e continuam rodando) Fugiu (todos suspiram e giram ao contrário)
Olha a Raiva(idem) Meó perdoá(volta).
Óia a mentira! (idem) O pai da mentira levou ela (voltar)
Óia o pecado!
(as D desmaiam nos braços dos C)
Uai! Que que aconteceu por aqui! Cumpadre, Cumadre!
- Atenção pessoá, cabo di chegá a mió nutícia que ôceis inté hoje já viu e ouviu. Nosso Senhô Jesus Cristo já te salvou meu fio. Ele morreu no meu, no seu, no nosso lugá e ressuscitô rapidinho prá vida nova te dá! Levanta fio de Deus com o Ressuscitado!
(todos levantam, vibram)

5ª Parte - (música: Deus enviou)

E Jesus envia nois de dois em dois. Caminho da roça pessoá (aos pares rodam em círculo)
Agora é vida nova. Vamu testemunhá. Primeiro as dama. Responde pra eu: Quanta veis temo que perdoá? É setenta vez um? (fazer o “voa borboleta” em que a D dá o braço para o C da frente e todos respondem: Não!) Dois? (idem) Três? (ídem) Quatro? (idem) Cinco? (idem) Seis? (idem)...
Quantas vez temo que perdoá? (idem e respondem: Até setenta vezes sete! )
Intão tá. Agora os Cavalheiros, océis sabe quantus pur cento é o tal dízimo! (C respondem dando o braço as damas da frente e contando até dar 10)
Agora océis responde pra platéia:
Qual dóceis é o maior?
(todos se agacham) Que belezura!
Qual doceis quer ser o primeiro?
(as D passam para trás do C e vice versa várias vezes)

6ª Parte - (música: E o fogo cai, cai , cai)

Agora, temo um só pastor, um só coração. Óia as duas rodas! Cavalheiro na banda de fora e as Damas na banda de dentro (fazer duas rodas uma dentro da outra).
Vamu rodá e formar um só corpo (uma roda para direita outra para esquerda).
Ué deu errado! É pro outro lado! (trocam de lado).
Quero harmonia! Pro outro lado (as roda continua rodando lados opostos).
Tá faltando alguma coisa. Já sei o Espírito Santo!! (a rodas de fora para à direita de seu par e sem soltar as mãos passam o braço sobre a cabeça das D formando uma só roda “coroar”) .
Agora sim harmonia! Com o Espírito Santo é uma maravia! Ispia só qui bunito! O Espírito sobra onde quer. Sopra pra cá (todos rodam para direita) Sopra pra lá (todos rodam para esquerda)

7ª Parte - (música: Erguei as Mãos)

Movidos pelo Espírito vamu viver em comunidade. Oia a grande roda da comunidade! Virge Maria tem alguém duente na comunidade! (a roda se junta no meio) Sarô! (a roda se abre)
Virge Maria tem um necessitado! (a roda se junta no meio) Acudiu! (a roda se abre)
Vejam com eles se amam! Juntinho...juntinho e atentos a tudo... mas alguns precisam ser enviados. (todos se assentam em círculo)
Vamos passar o bastão de Aarão, quando a música parar quem com o bastão ficar enviado será. (quando a música parar quem estiver com o bastão caminha no meio da roda pregando a Palavra de Deus. Repetir 3 vezes). Esta é a Igreja de Cristo!

8ª Parte(música Vamos celebrar com Júbilo)

Atenção... Atenção comunidade! Fumu convidados prum grande banquete de casamento. (Jesus chega e pega o bastão)
É o Senhor Jesus Cristo, o noivo qui vem buscar nóis sua noiva. Prepará para o grande baile. Jesus veio arrebatar sua Igreja. (quando Jesus jogar o cajado no chão todos trocam de par e Jesus pega um para dançar, quem sobrar pega o cajado e joga no chão e todos devem trocar de par novamente. Repetir umas 3 vezes depois Jesus pega o cajado e cada um acha seu par)

9ª Parte - (música: Vive Jesus o Senhor)
Agora qui já fumu arrebatado é só alegria! Vamu viver juntinho para sempre! Vamu lá pessoa! (Jesus sai e todos o seguem dando adeus para todos).
http://tiapaulalimeira.blogspot.com/


2 comentários:

  1. Olá! Que alegria visitar seu blog, estou cadastrado para a lista do 2º grupo dos CATEQUISTAS UNIDOS. Gostei muito do seu blog, vou seguir e visitar com freqüência.
    Abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Amei! Que maravilha ter catequista tão criativo e disponibilizar seu trabalho para o serviço.

    ResponderExcluir