sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO)

Nesta quarta-feira, nós da coordenação da Pastoral Familiar, estivemos vistando algumas comunidades. E para nossa alegria podemos verificar que a celebração da Semana Nacional da Família está sendo muito bem sucedida. Tivemos a oportunidade de vistar a comunidade Malhada Branca (padroeira: Santa Luzia) e podemos em um momento muito bonito, participar da Adoração ao Santíssimo. Logo depois, fomos até a comunidade São Félix (padroeiro: Santo Antonio), mas a celebraçao já havia terminado, no entanto, podemos encontrar alguns agentes e eles nos informaram da boa aceitação da semana na comunidade.
COMUNIDADE MALHADA BRANCA



COMUNIDADE SÃO FÉLIX

 
 Os encontros realizados nesta quinta feira foram muito importantes, no sentido de mostrar as nossas famílias a necessidade da participação em dois momentos cruciais da nossa fé cristã: A Eucaristia e a Adoração ao Santíssimo.
A ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO é um tempo dedicado a oração diante do Santíssimo Sacramento. Precisamente porque Cristo está presente no sacramento da eucaristia e deve ser honrado através da oração. Visitar ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão e de amor, assim como um dever de adoração a Cristo Nosso Senhor.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA: “O Senhor Jesus quis instituir o sacramento da Eucaristia por ocasião de um importante encontro familiar: a Ceia pascal. E naquela ocasião sua família foram os Doze, que com Ele viviam há três anos. Por muito tempo, nos inícios da Igreja, era em casas de família que outras famílias se reuniam para a “fração do pão”. Cada altar será sempre uma mesa, em torno da qual se congrega mais ou menos numerosa uma família de irmãos”. (Homilia do Papa João Paulo II na Missa para as famílias, no Rio de Janeiro em 1º de julho de 1980).
A família cristã se revela como verdadeira igreja doméstica, autêntica célula da comunidade eucarística. Nela se celebra o amor, vive-se cotidianamente o lava-pés, onde o cuidado do Senhor por todos e cada um dos seus membros, sobretudo pelos filhos, transparece em todo o seu vigor.
Como sabemos, a principal missão da família cristã no mundo contemporâneo é colocar seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus, professando com ardor que, quando todos e cada um dos membros da família permanecem assíduos na oração, na participação na comunhão eucarística e no exercício da caridade, o Espírito Santo desce sobre nossos lares e faz de nós uma igreja doméstica, uma comunidade cristã.
Diante do Altar do Senhor, somos chamados a reconhecer que a família, célula vital da sociedade, é a fonte originária da paz no mundo. Se não há paz na família, não haverá paz no mundo. Se as famílias forem um amável remanso de paz e de alegria, o mundo converter-se-á num oceano de paz.
(adaptado de texto elaborado pelo site do Congresso Eucarístico Nacional )


Nenhum comentário:

Postar um comentário