quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A BELEZA DA CRIAÇÃO



Mais um encontro de catequese. E agora falando sobre o encontro com a criação. 
Deus criou o mundo e nós somos responsáveis por cuidar de tudo de tão belo que foi criado. E para comecar o encontro uma historia baseada no livro de Genesis. 
E continuando, mostrar a importância da criação e como podemos viver em harmonia e equilibrio com a natureza.
Apesar de estarmos lidando com crianças na faixa de 06 a 07 anos precisamos ir conscientizando da importância do cuidado com o mei ambiente.

Há muitos e muitos anos, o povo de Deus começou a pensar na vida e no sentido das coisas que existem. Alguns achavam que a vida era sem sentido e que o mundo era cheio de coisas ruins e perigosas. Então, um sábio, iluminado por Deus, contou a seguinte história, para mostrar que tudo o que existe é obra da inteligência e do amor de Deus. Foi assim a história que o sábio contou:
No começo dos tempos, só existia Deus. Deus vivia sozinho. No céu e na terra não havia nada nem ninguém. Então, Deus resolveu criar coisas bonitas para enfeitar a terra.
Primeiro, Deus criou a luz para iluminar a terra. Surgiu o sol, que ilumina o dia; a lua e as estrelas, que enfeitam a noite. O dia serve para a gente trabalhar, brincar e fazer muitas coisas. A noite serve para a gente também descansar, dormir, pois isso também é importante. Então, Deus viu que isso era bom.
Depois, Deus fez o ar, o ar puro da manhã que nos refresca, o ar que a gente respira, o vento. E Deus viu que isso era bom.
Então, Deus fez as águas que dão vida à terra. Criou o mar, os rios, lagoas e cascatas. As águas regaram a terra e nasceram plantas: plantas que dão frutos, plantas que dão flores, grandes árvores e florestas e pequenas rosas perfumadas. E Deus viu que isto era bom.
Depois, Deus criou os peixes para habitar as águas e as aves para voar pelos ares. Surgiram peixes de todo tipo e tamanho. Nasceram pássaros de todas as cores. A natureza ficou muito bela. E Deus viu que tudo era bom.
Deus criou ainda os animais. Foram surgindo aos poucos animais de todos os tipos: bravos e mansos, grandes e pequenos, os que moram nos quintais e os que vivem nas florestas. E Deus viu que isso era bom.
Então, Deus olhou a terra e achou tudo maravilhoso. Parecia uma obra de arte. A terra estava cheia de vida e a vida crescia e se multiplicava. Então, Deus pensou:
“Agora, vou fazer as pessoas. Homens, mulheres e crianças, de muitas raças, de muitas cores, de muitos tipos, com muitos talentos e capacidades. As pessoas vão cultivar a terra e cuidar de tudo o que existe. Vão se multiplicar e povoar toda a terra e vão cuidar com carinho de tudo o que existe, aperfeiçoando toda a criação”.
E Deus fez as pessoas com um carinho especial. Deus a elas a inteligência para compreender os mistérios da vida; o coração para amar e viver com bondade e a capacidade de olhar para toda a criação e enxergar a presença do criador, que é o artista que deu vida a toda a obra. E Deus queria que as pessoas vivessem felizes no mundo e soubessem admirar a sabedoria do criador.
Ouvindo essa história, as pessoas entenderam que o mundo é bom, porque é uma obra do grande artista que é Deus. Se a gente cuidar direito da criação divina, o mundo continua bonito como uma grande obra de arte.




PERGUNTAS PARA REVISÃO TEMAS: A CRIAÇÃO
Peçam sempre aos presentes que levantem a mão quando quiserem dizer algo (responder) para evitar que vários falem ao mesmo tempo.
  1. O que existia antes de Deus criar os céus e a terra?(ouvir as respostas... (Escuridão).
  2. O que Deus usou para fazer os céus e a terra?(ouvir as respostas... (Nada, simplesmente Deus falou (Palavra) e tudo foi sendo criado)
  3. Em quantos dias o Bom Deus criou o mundo e tudo que há nele? Ouvir as respostas... (6 dias)
  4. Quando Deus separou a luz da escuridão, como Ele chamou a luz? Ouvir as respostas... (dia)
  5. Como Deus chamou a escuridão?Ouvir as respostas... (Noite)
  6. Que quer dizer a palavra criou? Ouvir as respostas... (Fez)
  7. Diga algumas cores que Deus usou para criar o mundo. Ouvir as respostas... (Verde, amarelo, azul, vermelho, branco, preto, marrom)
  8. Qual foi a luz forte que Deus colocou no céu para brilhar durante o dia?Ouvir as respostas... (Sol).
  9. Qual a luz menos forte que Deus fez para brilhar a noite? (lua)
  10. Deus colocou muitas outras luzes para brilharem no céu a noite. Como se chamam? Ouvir as respostas... (Estrelas)
  11. O que Deus criou que nada nas águas? Ouvir as respostas... (Peixe)
  12. O que Deus fez que voa pelos ares?Ouvir as respostas... (Pássaros)
  13. Diga alguns animais que Deus criou. Ouvir as respostas... (Vaca, cavalo, cachorro...)
  14. Qual era o nome do primeiro homem que Deus fez? Ouvir as respostas... (Adão)
  15. Como se chamava a esposa de Adão?Ouvir as respostas... (Eva)
  16. O que Adão e Eva podiam fazer que nenhum animal podia? Ouvir as respostas... (Conhecer e amar a Deus)
  17. Como se chama o Filho de Deus?Ouvir as respostas... (Jesus)
  18. O que Nosso Senhor Jesus Cristo fez pra nos salvar? Ouvir as respostas... (Carregou sobre Si os nossos pecados (a Cruz – o peso do nosso pecado), morreu crucificado por nossa culpa (por amor à Deus e a nós, para a restauração da obra-prima da Criação, que foi “desfigurada” pelo pecado-afastamento de Deus)
  19. Jesus ainda está morto?Ouvir as respostas... (Não, Jesus ressuscitou ao terceiro dia, venceu assim a morte e o pecado, devolveu-nos a Vida da graça e a salvação eterna). (Ele é Onipresente, está em todos os lugares, e quer estar sempre em nosso coração).
  20. Quem deu a própria Vida por você e te ama muito? Ouvir as respostas... (JESUS! Ele te ama por pura gratuidade, sem cobrar e exigir nada em troca, simplesmente espera de nós que correspondamos a este amor)
  21. Como podemos corresponder a este Amor que DEUS tem por nós? Ouvir as respostas... (Sendo obedientes a Ele, procurando viver os Sacramentos, arrependendo e confessando os nossos pecados... Evitando as situações que nos levam a pecar...)



Observações: Este material foi encontrado na internet, inclusive as fotografias são de uma lembrancinha feita de cartolina e unindo as duas partes com uma bailarinha, a criança pode ir passando e descobrir que o mundo foi criado em 06 dias e que no sétimo Deus descansou. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário