terça-feira, 10 de maio de 2011

Ouvir e seguir o Bom Pastor

          Jesus se apresenta como o Bom Pastor, aquele que conhece suas ovelhas. Ele se doa por aqueles que o Pai lhe deu – as ovelhas que ninguém arrancará de sua mão. Com sua missão terrena, Jesus abriu para todos nós as portas da vida eterna, pois a doação de sua vida é doação do Espírito Santo, a força de Deus que renova as criaturas. Um só com o Pai, Jesus continua a ser para nós o pastor que conduz para a vida eterna, sendo Ele mesmo o caminho de verdade para vida.
          As ovelhas do Bom Pastor escutam sua voz e o seguem. Ouvir a voz de Jesus, reconhecê-la em meio a tantas outras vozes, já seria o bastante, nestes tempos em que diariamente nasce alguma “igreja” – quase sempre reduzindo Jesus a um remédio para a prosperidade pessoal e/ou financeira. Em meio a tantas mensagens e a tanto barulho, por vezes fica difícil encontrar a genuína voz do pastor, a que provém do evangelho da liberdade e da vida, da justiça e da paz.
          Mas não basta ouvir a voz, é preciso seguir o Bom Pastor. O seguimento de Jesus é nossa resposta ao conhecimento que ele tem de nós. Conhecer, na Bíblia, não é simplesmente aprender com a mente, mas compreender com a experiência. Só conhece uma pessoa quem convive com ela. Reconhecer a voz de Jesus em meio a tantas outras requer intimidade com ele. E a convivência com Jesus se dá tanto na oração quanto na caminhada comunitária da fé, quando convivemos irmanados em nosso Irmão maior, o Ressuscitado presente em nosso meio.
          Seguir o Bom Pastor, assim, é continuar sua missão de dar a vida ao mundo, entregando a própria vida. Esse seguimento se faz com fé, na certeza de que ninguém tirará das mãos de Deus aqueles que ele escolheu em favor de quem Jesus se doou livremente, até a morte de cruz.
          O que Jesus nos garantiu como vida eterna, ninguém poderá nos tirar. Cabe a nós, porém, dar razão ao fato de sermos novas criaturas, ouvindo a voz do Bom Pastor e seguindo sua voz.

Escrito por: Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Nenhum comentário:

Postar um comentário