segunda-feira, 3 de outubro de 2011

DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Meu nome completo é Manoel Francisco Xavier Neto, e este nome Francisco é em homenagem a São Francisco de Assis. Meu pai também tinha Francisco no nome e colocou em 06 dos seus filhos. Recordo que quando tinha 09 anos estudei uma poesia de Vinicius de Moraes, que falava da vida de São Francisco e nunca mais esqueci estes versos tão cativantes.

São Francisco 

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
De pé descalço
Tão pobrezinho
Dormindo à noite
Junto ao moinho
Bebendo a água
Do ribeirinho.

Lá vai São Francisco
De pé no chão
Levando nada
No seu surrão
Dizendo ao vento
Bom-dia, amigo
Dizendo ao fogo
Saúde, irmão.

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

E estas coisas da infância ficam marcadas, e hoje tenho São Francisco como um grande exemplo de homem. Acho a sua história extraordinária. São Francisco que deixou uma vida rica para viver no meio da natureza, chamando os animais e as plantas de irmão ou irmã. Assim como chamava o sol de irmão e a lua de irmã. Conheceu Clara e juntos fizeram uma grande amizade. Ficou conhecido como o protetor dos animais, e nos presenteou com a maravilha do Cântico das Criaturas.
Na nossa paróquia temos uma capelinha de São Francisco de Assis, ainda não está totalmente terminada a construção, pois fica em uma comunidade mais humilde. Tive a oportunidade de ir a uma das celebrações do tríduo que antecedeu a festa e falar sobre a vida deste santo. No entanto agora, podemos através desta musica espetacular do nosso Padre Zezinho conhecer um pouco da vida e do exemplo deste santo. 

Cantiga Por Francisco

Meu amigo deixou seu dinheiro,
sua herança e os direitos que tinha
era jovem demais o menino!
disse o pai, o vizinho e a vizinha.
Meu amigo encontrou a verdade
e em seu rosto banhado de luz.
Pelas ruas de sua cidade
meu amigo imitava Jesus.
Irmão vento, irmão sol, irmã lua,
irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus,
somos obras de suas mãos.
Meu amigo viveu sem ter nada,
por esposa escolheu a pobreza,
era jovem demais o menino!
não podia ter tanta certeza.
Foi assim que ele abriu um caminho
para quem quer viver só de amor.
Não ficou muito tempo sozinho,
gente nova o seguiu com fervor.
Hoje em dia nos jovens que eu vejo
irrequietos, num mundo infeliz,
eu renovo a esperança e o desejo
de topar com Francisco de Assis.
Calça Lee, pé no chão, mundo novo,
mil idéias de renovação.
Ele são consciência do povo,
queira Deus que eles cresçam irmãos.



Um comentário:

  1. Que lindo post Manoel! Vc é uma pessoa muito abençoada por ter o nome Francisco e seus irmãos tb!
    Que São Francisco possa sempre rogar a Deus por todos nós!
    Um forte abraço,
    Layse

    ResponderExcluir