terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Terço é a Palavra de Deus


ROSÁRIO OU TERÇO? QUAL O NOME CERTO?
O Rosário é o conjunto de 200 Ave-Marias, ou seja, 20 mistérios que contemplamos desde a anunciação do anjo Gabriel até a coroação de Maria como Rainha do Céu e da terra. Já o Terço como o próprio nome diz se trata da quarta (permanece o nome terço) parte do Rosário, ou seja, 50 Ave-Marias ou 5 mistérios. Temos então, o Rosário dividido em quatro partes: A primeira parte os Mistérios Gozosos, a segunda parte os Mistérios Luminosos, a terceira parte os Mistérios Dolorosos e por fim os Mistérios Gloriosos. Quem achar difícil no seu dia-a-dia rezar o Rosário inteiro, pode dividi-lo rezando a primeira parte de manhã cedo, a segunda no meio do dia, a terceira no final da tarde e a quarta à noite, mas se mesmo assim continuar difícil, pode fazer como o proposto acima, rezando uma quarta parte por dia, ou seja, o Terço.


 
Rosário vem de rosa. Cada Ave-Maria bem rezada é uma rosa, uma flor que vai formando o buquê que entregamos à nossa Mãe.


HISTÓRIA DO ROSÁRIO
No século XII, nos mosteiros católicos, em diferentes horas do dia, costumava-se rezar os 150 salmos bíblicos. Alguns monges, por serem analfabetos, substituíam os salmos por 150 ave-marias, dividindo-as em três grupos de cinqüenta e contando as ave-marias em nós feitos nos cordões.
No século XIV, um monge dividiu as 150 ave-marias em 15 dezenas e, a partir do século seguinte, começou-se a meditar em cada dezena algum momento da vida de Jesus.
O Papa Pio V, em 1569, definiu o rosário com a estrutura que tivemos até nossos dias, isto é, 15 mistérios, dezenas de ave-marias, pai-nosso etc.
Leão XIII, no século XIX, promoveu a devoção do rosário e dedicou o mês de outubro a Nossa Senhora do Rosário.
João Paulo II recomendou: “Que a oração do rosário volte a ser a oração da família, que é a igreja doméstica.” (06/06/1987); “O rosário é a grande oração contemplativa, muito útil às pessoas de hoje, preocupadas com tantas coisas” (25/04/1987).
A história do Rosário demonstra tratar-se de uma oração de todo o povo cristão.
O Rosário passou a ser rezado por ricos e pobres, por gente da cidade e do campo, de todas as idades e profissões.
São Vicente de Paula afirmava que, depois da Santa Missa, o que mais faz descer graças é o Rosário.
Pio IX, momentos antes de morrer, afirmou: “o Rosário dará aos que o rezam os rios de paz de que nos fala a Sagrada Escritura”.
Rosário vem de rosa. Cada Ave-Maria bem rezada é uma rosa, uma flor que vai formando o buquê que entregamos à nossa Mãe.
O Rosário é um tesouro a descobrir. Dê um terço de presente, ensine alguém a rezá-lo. Dê-se esse presente, se você ainda não o tem.

Testemunho Verídico

"Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por toda a vizinhança, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o seu Terço.
Passados alguns dias, tia Teca voltou àquela casa, e este senhor veio logo zombar dela dizendo:
- Você perdeu o seu Deus? Ela respondeu: -
 Eu? Perder o meu Deus? Nunca.
Então ele pegou o Terço e disse:
- Não é este o seu Deus?
- Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Terço. Muito obrigada.
- Por que a senhora não troca este cordão com essas sementinhas pela Bíblia? - perguntou ele. E ela humildemente respondeu:
 - Porque a Bíblia eu não sei ler, não senhor, e, com e Terço, eu medito toda a palavra de Deus e a guardo no meu coração.
- Medita a palavra de Deus? Como assim? Poderia me dizer?
- Posso sim - respondeu Tia Teca pegando o Terço e disse: - Quando eu pego na cruz, lembro-me que o filho de Deus derramou o Seu Sangue, pregado numa cruz, para salvar a humanidade. Essa primeira conta grossa me lembra que há um só Deus onipotente. Essas três contas pequenas me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta conta grossa me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, que é o Pai-nosso. O Terço tem cinco mistérios, que me fazem lembrar as cinco chagas do Nosso Senhor Jesus Cristo, cravado na cruz. E cada Mistério tem dez Ave-marias, que me fazem lembrar os dez mandamentos, que o Senhor mesmo escreveu nas Tábuas de Moisés. O Rosário de Nossa Senhora tem quinze Mistérios, que são: cinco Gozosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos. De manhã, quando me levanto para iniciar minha luta do dia-a-dia, eu rezo os Mistérios Gozosos, lembrando-me do humilde lar de Maria em Nazaré. Ao meio dia, no meu cansaço e fadiga do trabalho, eu rezo os Mistérios Dolorosos, que me fazem lembrar a dura caminhada de Jesus Cristo para o Calvário. Quando chega o final do dia, com as lutas vencidas, eu rezo os Mistérios Gloriosos, que me fazem lembrar que Jesus venceu a morte para dar a Salvação a toda humanidade. E agora, diga-me: onde está a idolatria?
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse:
- EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME, TIA TECA, A REZAR O TERÇO!"

O Rosário é um tesouro a descobrir. Dê um terço de presente, ensine alguém a rezá-lo. Dê-se esse presente, se você ainda não o tem. 

Como sou pequeno na minha fé. Como preciso me dedicar a oração; uma oração pessoal, mas também a oração em família. Mesmo sabendo da força da oração, de quanto ela é importante, ainda estou muito aquém daquilo que Jesus nos pede e nos mostra.Preciso rezar mais para pedir a Deus a sua proteção, mas também para agradecer pelo dom da vida, pela minha família, minhas filhas. Este tesouro eu quero e vou descobrir.
 

Um comentário:

  1. Olá!!
    O Senhor chama a você para que possa cultivar um relacionamento mais profundo com Ele, pois nada pode substituir o nosso relacionamento com Deus.
    Passa lá em nosso blog ver a cobertura que fizemos no retiro paroquial.
    Abração na Paz e no Amor de Cristo,
    Reinaldo

    ResponderExcluir