terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natal, festa da família cristã


Natal, mais que uma data, um tempo de graça. Tempo de celebrar a vida, a família, a saúde, a paz e a alegria.
Ao aproximar-se, o Natal nos faz reviver a História da Salvação; lembra-nos a Família de Nazaré, renovada em cada família da terra.
Por isso a família cristã precisa ser uma repetição da Família Sagrada; precisa viver, especialmente neste tempo memorável, as emoções e sentimentos vividos pela Família de Nazaré, suas preocupações e, acima de tudo suas esperanças e realizações.
Natal, festa da Família e da Vida resgatadas pelo Cristo, mas que vão perdendo seu significado, seus valores verdadeiros, se não forem cuidadas.
O Natal lembra-nos que a Família e a Vida têm jeito. Viver o Evangelho é o caminho.
Ao olharmos para o presépio, vemos a família de Maria, José e o Menino Jesus. Olhemos agora para a nossa família: ela está completa?
Nossa família está se preparando para o Natal? Que sentido tem para nós hoje, celebrarmos o nascimento de Cristo?
Passar o Natal em família é uma prática generalizada. Pode-se dizer que o ponto forte do Natal é a reunião da família. É verdade que muita gente passa o Natal de outra forma, aproveita-o para tantas coisas, mas ele existe para ser vivido em família, para reunir e até mesmo para re-unir as famílias – durante o ano ocupadas com tantos afazeres.
O Natal é luz e esperança. Infelizmente, está cada vez mais “pobre” o acolhimento do Menino Jesus, cada vez menor o espaço que reservamos ao Cristo em nós, em nosso coração, em nossas casas, em nossas cidades e na nossa sociedade.
Refeição, presentes, enfeites, tudo isso é bem vindo e valoriza essa grande festa cristã, mas para que tenhamos verdadeiramente um Natal em família será preciso que todos se dêem as mãos, se compreendam e se aceitem, apesar das diferenças.
Não há como ignorarmos a grandiosidade do Natal, digno de uma grande festa com enfeites, cores, luzes, músicas e celebrações; só não vale a sua transformação em mais uma festa puramente comercial, pagã, mais uma oportunidade para obtenção de lucros. Não se pode transformar tudo numa festa do Papai-Noel, “escondendo” seu verdadeiro personagem, Jesus Cristo.
Bem escreveu Dom Odilo Pedro Scherer, ainda em 2006: “O menino que nasceu de Maria, na noite do Natal, é como a brilhante luz que ilumina o mundo; é como o pastor que está com seu rebanho e se interessa por ele; é como fonte de água que jorra sem parar e mata toda sede; é como o pão necessário, cada dia, para renovar as forças. É a expressão humana do amor de Deus para cada ser humano. Não veio apenas para visitar, passar e ir embora, deixando-nos na saudade: Ele está no meio de nós! Todos os dias.”

Que Deus abençoe nossas famílias, nosso Natal e nosso Ano-Novo!
Este belo e verdadeiro texto foi encontrado na internet, não consigo lembrar o autor, e se por acaso alguém não gostar e queira que este post seja deletado é só entrar em contato comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário