terça-feira, 13 de dezembro de 2011

VISITA AO PADROEIRO DA BAHIA

Como estou de férias, aproveitei a oportunidade para fazer um passeio a cidade de Salvador juntamente com minha família. Apesar de ter morado lá, pois foi onde eu fiz meu curso superior; já fazia algum tempo que não retornava a esta cidade. Além de fazer passeios a algumas praias, tivemos que ir até ao Hospital Santa Isabel para que Alice e Giovana fizessem exames, mas o melhor de tudo foi a visita a Igreja do Bonfim, afinal de contas ele é o padroeiro do nosso Estado. Quem é que não conhece o hino do Senhor do Bonfim cantado até nos festejos carnavalescos, ou então interpretado pelos nossos cantores, como Caetano Veloso, Gil, Gal Costa ou Maria Betânia. E as famosas fitinhas que são vendidas na porta da igreja. Esta igreja é o centro da fé dos baianos, e a festa que acontece no início do mês de janeiro leva muitos baianos e turistas até a colina sagrada, onde fica a igreja. 
E no blog diário do motocicleta colhemos estas informações: O culto ao Santo começou quando Teodósio Rodrigues de Faria, oficial da Armada Portuguesa, trouxe de Lisboa uma imagem do Cristo, que em 1745, foi levada para a igreja da Penha, em Itapagipe.
Quase dez anos depois, em julho de 1754, a imagem ganhou igreja própria, e chegou ao alto da Colina Sagrada seguida de procissão. O santo ficou popularizado como o que cura doenças e salva vidas.
Construída em estilo neoclássico com fachada em rococó chama a atenção por suas dimensões, pelas duas torres sineiras laterais e pela posição de destaque na elevação onde foi instalada.
A fachada é coberta por azulejos brancos portugueses, que chegaram à igreja cem anos depois da construção e o interior é neoclássico, com pinturas de homens e nuvens no teto, feitas entre 1818 e 1820 por Franco Velasco.
A Igreja guarda ainda, na sacristia, uma bela coleção de quadros de José Tehófilo, um dos maiores pintores baianos do final do século XVIII.
Realmente é um lugar muito bonito de se ver. 

Também adquiri uma bela lembrança desta visita e que tenho certeza vai servir para que eu possa melhorar em minha fé econhecer um pouco mais minha religião. Veja a capa deste livro que está sendo vendido na igreja.


Um comentário:

  1. A Bahia não tem um padroeiro. Oficialmente, uma padroeira: Nossa Senhora da Conceição da Praia. Abraços.

    ResponderExcluir