domingo, 29 de maio de 2011

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Algumas palavras se distanciam do nosso dia a dia  e os atos relacionados a ela pior ainda. E hoje nos Brasil comemorando o dia da gentileza, percebo que estamos cada vez mais individualistas. E como temos família, filhos, temos que nos apegar a valores como este de sermos gentis, de dar mais valor ao próximo, pode ser mesmo por ai a esperança para que possamos ter dias melhores.
Andando pela net, descobri a historia de um homem que falava muito da gentileza. Achei a historia muito interessante e acho importante passar adiante.
Atos gentis são revolucionários. Modificam tudo que encontram pela frente, isso graças à força presente em ações de simplicidade.
São gestos que rareiam hoje em dia, haja vista a carência de sentimentos nobres como o da generosidade.
Um ato gentil talvez seja a única ação em que seja possível perceber a quintessência de pureza de quem o faz, sem a intermediação de algum bem material ou a exigência de algo em troca.
Exercita-se a gentileza pelo bem estar natural que o próprio ato faz a quem o pratica e a quem o recebe.
Superficialmente profundo, um ato gentil pode ser tão benéfico as nossas vidas, quanto à água pura que bebemos ou ar que respiramos. Ser gentil é um ato de necessidade para nossa saúde.
Vejamos por exemplo os benefícios de um simples abraço. Segundo a psiquiatra Karen Grewen, da Universidade de Carolina do Norte, Estados Unido em uma pesquisa divulgada pela FAPESP aqui no Brasil, ser acolhido entre os braços de outra pessoa reduz a quantidade de dois hormônios do estresse. E como sempre  o elemento verdade acaba fazendo um grande diferencial, pois em muitos casos abraços sem verdade tem efeto nulo. Abraços  sob holofotes, como os vistos entre os políticos de Brasília, não valem; para alimentar o bem-estar, os mesmos têm de expressar carinho e apoio.
Será que ja paramos para pensar que um sorriso dirigido a alguém, ou  o ato de cumprimentar o seu proximo através de um bom dia pode ser um positivo divisor de aguas na vida de alguém?
Para o teólogo Leonardo Boff em seu artigo  “Espirito da Gentileza” a mudança de atitude em nome de ser perceber mais o outro em nosso meio, e algo essencialmente necessário para uma sociedade fadada a autofagia “ Este espirito nunca ganhou centralidade, por isso somos tão vazios e violentos. Hoje ele é urgente . Ou seresmo gentis e cuidantes ou nos entredevoramos” destaca.
O dia 29 de maio vem celebrar o dia em que a gentileza passou a ser personificada  atraves da memoria de José Dantrino,  conhecido  tambem como José Agradecido ou profeta Gentileza. Sendo esta a data do seu desencarne ocorrido no ano de 1996 aos 79 anos, Gentileza mostrou ao Brasil que mais forte que a propria vida e a própria morte é a mensagem que se deixa . Gentileza propunha pelas suas andanças pelo Rio de Janeiro a ação de atos gentis como forma de expressarmos cuidado e ternura pelo outro. Sua frase sintese , resume o sentimento presente nos 55 murais que pintou  sob um viaduto da cidade do Rio de Janeiro, “Gentileza gera Gentileza.
A depredação  do murais pintados por Gentileza por parte de vandalos, não  foi suficiente  para resistência de sua  mensagem.  A cantora Marisa Monte através da musica Gentileza foi uma das vozes a fazer coro para importancia das suas mensagens.. O filsófo carioca Leonardo Guelmam  coordenador do projeto  Rio com Gentileza  ressalta que Gentileza denunciava  a crise ética e de valores a  qual passamos, ressaltando que as expressões “ por favor” e ‘ obrigado” traduzem a troca na base do toma-lá –dá-cá, segundo o filosofo Gentileza pedia o exercicio das palavras “ por gentileza” e “agradecido”.
Portanto para fazer valer este saúdavel exercicio propomos neste dia 29 , data em que comemoramos o dia nacional da gentileza, a ação de pelo menos 5 atos gentis. Explica-se. Cada ato corresponde a um dos dedos das mãos o que  representa uma mão estendida uma um dos grandes simbolos de gentileza.
Portanto não perca tempo, ser gentil não custa nada.
 1- Abraçe alguém
2 - Cumprimente alguém chamando-o pelo seu nome
3 - Escreva  uma carta ou visite  aquela pessoa que há muito você não vê
4 - Ofereça telefonemas de carinho.
5 - Ore por alguém , mesmo que você não a conheceça
6 - Ceda seu lugar no onibus para alguém
7 - Valorize a cidadania no  transito respeitando as pessoas...
 Em fim ponha em prática a uma das mais saudaveis atitudes, mudando o mundo com um só gesto . Sendo gentil. Pois desta formaa conseguiremos chegar proximo do maior bem que o criador nos deu : a Paz.

                     Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade

Fonte: http://novaconsciencia.multiply.com/journal/item/152

Um comentário:

  1. Oi Manoel, que benção é seu blog, familia realmente é benção de Deus. Manoel aquele presentinho que esta no meu blog também é para vc, passa lá. Um abraço fraterno e tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir