segunda-feira, 30 de maio de 2011

A missão do homem


Está na hora de nós, homens, realizarmos em nossa vida o projeto de Deus para nós. Homens que assumam a sua posição, aquela maturidade própria de José, homem de trinta anos. Deus criou o homem para ser chefe. Não para estar por cima, para ser dominador, mas para ser chefe, aquele que assume, aquele que carrega.
Deus constituiu o homem para ser a máquina. Essa é a sua missão. Essa é a vocação do homem. Seu primeiro chamado é ser homem de Deus, já que quem o criou foi Deus, quem o chamou foi Deus, quem lhe deu a missão foi Deus. Nessa humanidade que caminha para Deus, o homem foi colocado como locomotiva. Ele foi feito para puxar toda essa humanidade rumo ao céu.
Nós, homens, infelizmente, não temos levado a sério nossa missão. Levamos a vida como uma diversão: bar, amigos, cerveja, mulheres... Continuamos pensando que o homem dá um duro no trabalho e por isso tem o direito de “se divertir”. Jogo e bebida para divertir... Noitadas e mulheres para se divertir... Tudo para se divertir! Olhando para São José, vemos como é linda a nossa vocação de homem. Deus confiou no homem e lhe entregou uma mulher, do mesmo modo que entregou Maria a José. Deus, que é Pai, entregou ao homem a missão de ser Pai. Deus lhe confiou filhos para criar. São filhos de Deus, mas Ele os entregou ao homem para cuidar. Deus confiou em nós.
O homem precisa se re-ligar urgentemente com Deus. Religião não é apenas coisa de mulher ou de criança. Religião é, antes de tudo, coisa de homem. É preciso que ele fixe o seu olhar para onde está a finalidade da vida: Deus. É preciso que ele saiba que não vai sozinho para lá. Ele vai com uma família: sua mulher e seus filhos. 

 
Os homens têm se mostrado tão sem visão e tão irresponsáveis, que são as mulheres que têm assumido o papel de puxar para frente maridos e filhos. São elas que têm olhado para Deus, para a meta das nossas vidas. São elas que têm sido responsáveis. Quantas mulheres têm carregado nas costas a família inteira, até mesmo homens irresponsáveis, que ainda não se deram conta do valor real a vida.
Está na hora de mudar tudo isso. O homem deve retomar a sua missão: ser o chefe da casa, o cabeça da família. O homem de Deus por Ele escolhido, em quem Deus confiou como confiou em José, para quem Deus entregou uma família.
A graça de ter uma Maria e um menino Jesus não foi só para José. A mulher que Deus confia ao homem é tão amada e querida por Ele quanto Maria que confiou a José. Os filhos e as filhas que Deus lhe entregou são tão preciosos para o Pai quanto o Filho que o Pai confiou a José. Os seus filhos são tão preciosos para o coração do Pai quanto o Filho Único que o Pai tem: Jesus. Ele confiou esses filhos a você como confiou Jesus a José. Por isso, você não pode brincar com a sua escolha, com a sua paternidade, com a missão que Deus lhe entregou, com a confiança que Ele depositou em você. 
Monsenhor Jonas Abib é fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo. 

Um comentário:

  1. Olá Manoel!
    Que artigo profundo e belo escrito pelo Monsenhor Jonas Abib!
    Tenho percebido em minha comunidade nos últimos anos, o aumento (ainda pequeno mas valioso)da participação dos homens nas atividades de nossa paróquia.
    Assim como tenho visto vários homens fazendo uma mudança radical em suas vidas e reassumindo seus papéis.
    Que Deus abençõe você para que continue sendo um homem, a exemplo de São José!
    E que eu também encontre um companheiro como são José!
    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir