segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A ESTRELA E A MANJEDOURA

ESTRELA: “Eu sou uma estrela muito brilhante. É linda a minha história. Brilhei no firmamento na primeira noite do Natal. Encantei os pastores das campinas de Belém, e guiei os magos do Oriente. Brilhei muito, porque era o natal do Rei dos Reis. Eu lhe ofereci o melhor que possuía”.
Dirige-se à manjedoura parada humildemente abaixo
ESTRELA: “E você, quem é? Não tem nenhuma história para contar”?
MANJEDOURA: “Eu sou uma manjedoura. Não tenho o brilho e a beleza das estrelas. Tenho apenas a pobreza da palha seca. Só os animais me procuram para saciar a sua fome”.
ESTRELA: “Que triste deve ser a sua vida”!
MANJEDOURA: “Não! Não é triste a minha vida, porque eu me sinto muito útil mesmo sendo humilde. E eu também tenho uma história muito linda... Como você estrela, eu também estive presente nos acontecimentos do primeiro Natal. Enquanto você brilhava lá no firmamento, eu estava numa pobre estrebaria de Belém. E foi com muito amor que servi de berço ao pequenino Rei. Mesmo na minha humildade, fui usada para servi-LO. Minha palha seca O aqueceu. Como você, eu também ofereci o melhor que possuía.
ESTRELA: “Tenho inveja de você”! “Enquanto eu fiquei lá em cima, de longe, naquela noite tão especial, você pode ver Jesus e servi-LO de perto”.
MANJEDOURA: “Não. Não pense assim, estrela, você e eu fomos importantes. Você com o seu brilho e eu com minha humildade, oferecemos o melhor. E tão diferentes quanto somos, fomos usadas para servir o Deus Menino!
ESTRELA: “Você tem razão. As pessoas devem sempre se lembrar disso: servir a Deus com amor, oferecendo o melhor que possuem. Humildes ou importantes; ricas ou nobres; grandes ou pequenas. Deus ama a todos da mesma maneira, e todos podem servi-LO como são, e com o que possuem. Foi para todos que Jesus veio ao mundo na noite de Natal.

Todos saem e uma pessoa lê o texto abaixo...
                          
MENSAGEM: No Presépio está a Criança Divina, está o centro de toda criação. Na Manjedoura é colocada a Pequena Criança, que se chama Filho de Deus. Desta pequenina Criança, com mesmo tamanho e o mesmo desamparo de todos os recém-nascidos, saem doze raios de luz. Estes foram também os raios da Estrela que iluminou o Céu, indicando todas as direções, todos os pontos cardeais. Que mostrou a princípio aos pastores e mais tarde aos Reis Magos, que nasceu a Criança Divina Jesus Cristo e com Ele a Boa Nova.
E estes raios vão até hoje de porta em porta através de cada um de nós, através da evangelização, quando anunciamos a Boa Nova a outros tantos filhos de Deus, quando mostramos que Jesus é o caminho e não há outro pelo qual chegaremos ao PAI.
Deus quis que os pastores fossem os Seus primeiros mensageiros, hoje Ele quer que você criança, jovem, adulto, seja também Seu mensageiro, que conte tudo que aprendeu sobre o Natal, Deus quer que você seja um destes raios de luz que ilumina o caminho dos filhos de Deus. Ajudem outros a chegarem ao verdadeiro conhecimento do Nascimento do Menino Deus, ajudem outros a abrirem a porta, o coração, na qual Ele bate e espera que Lhe seja aberta para estabelecer ali Sua morada. Ajudem outros a prepararem o coração, como uma Manjedoura limpinha e quentinha a fim de acolherem o Menino Deus. Anuncie aos outros o Nascimento de Jesus, leve a eles a Boa Nova da Salvação.
Isto é evangelizar e o Período do Advento é uma grande oportunidade que temos.
Deus quer que cada um de nós seja tão importante como foram a Manjedoura e a Estrela.
Sejamos uma Sementinha!
 Este texto foi dramatizado na nossa última reunião de formação da Pastoral Familiar.

2 comentários:

  1. °.★** ˛. LUZ!
    ˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *AMOR!!!
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
    ¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°e muita saude feliz natal pra vc e sua familiaaaaaaaaa....bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Catequista Unido!
    Vamos continuar juntos em 2013? Nosso selinho novo já saiu, passe lá no blog para pegar e confirmar sua presença na lista atualizada que sairá dia 11 de janeiro. Estamos lhe esperando!
    http://www.catequesenanet.com.br/2013/01/catequistas-unidos-novo-selo.html

    ResponderExcluir