segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Presépio Vivo: Quem eu sou?

Estamos na semana de encerramento dos nossos encontros de catequese. E para fecharmos nosso ano de caminhada com Jesus, resolvemos fazer uma pequena confraternização com nossos catequizandos. Escolhemos falar sobre o nascimento de Jesus e para isso cada turma vai ficar responsável por uma apresentação. Nós escolhemos a apresentação de um pequeno teatro de natal em forma de um presépio vivo. Veja a seguir o texto, depois postarei as fotos quando da apresentação.


PRESÉPIO VIVO: QUEM SOU EU?
Introdução falada pelo narrador
“O presépio é uma mensagem viva de amor, de simplicidade, de esperança... é no amor que aprendemos a perdoar, a chorar e a sorrir, a conviver, a nos conhecer. .. Jesus é a mensagem viva do Natal a nos lembrar que devemos buscar ser simples e humildes de coração, que a felicidade da vida não está nas mesas fartas e na posse do dinheiro, mas na alegria de aprender a servir a Deus e aos homens. Temos o prazer de apresentar pelas nossas crianças da 3ª etapa de preparação para a primeira eucaristia a mensagem do presépio vivo lembrando que Jesus veio com amor, por amor, nos ensinando o verdadeiro sentido da vida. “


(OUVEM-SE OS GALOS CANTANDO: CÓ, CÓ, RI, CÓ NASCEU, NASCEU!)
-Os galos cantam
A todo o momento
Sempre anunciando
O meu nascimento
(ENTRA MARIA CARREGANDO UM BONECO ENROLADO NUM PANO E ELA COLOCA-O NA MANJEDOURA, SE POSICIONANDO AO LADO)
-Ah! Que lindo, olhem bem
Estou nos braços de Maria
Embalado, sentindo seu coração
Que palpita repleto de emoção.
(ENTRAM AS ESTRELAS E SE POSICIONAM ATRÁS DA MANJEDOURA)
-Em Belém as estrelas
Puseram a brilhar
Querendo aos homens
Logo avisar.
-Nesta pobre estrebaria
Algo vai acontecer
Logo os animaiszinhos
Vão chegando para me ver.
(ENTRAM AS VAQUINHAS)
-A noite é linda
Cheia de encanto
Aparecem as vaquinhas
Por todos os cantos.
(ENTRAM OS CARNEIROS)
-Os carneirinhos também souberam
E vieram logo me visitar
Um perguntou para o outro:
- Quem acaba de chegar?
(ENTRAM OS CAVALINHOS)
-Os cavalinhos rapidinhos
Queriam logo me ver
Quem será esse menino
Iluminado ao nascer?
(ENTRA JOSÉ)
-Vem ali uma pessoa
Todos sabem bem que é
É um homem bom e justo
É o nosso irmão José.
( ENTRAM OS 3 REIS MAGOS)
-Os reis magos chegam
Trazendo-me presentes
Vem prestar sua homenagem
Emocionados e contentes.
-Eu venho ao mundo
Para os meus irmãos ajudar
Com o amor de nosso Pai
Seus caminhos iluminar.
-Eu sou o caminho
Eu sou a verdade
Eu sou a vida,
Quem eu sou?

(NESSE MOMENTO DUAS CRIANÇAS LEVANTAM O QUADRO COM A FIGURA DE JESUS QUE ESTARÁ ESCONDIDA ATRÁS DA “MANJEDOURA” E TODOS NESSE MOMENTO DEVERÃO RESPONDER: JESUS!!!
Fiz máscaras em E.V.A. de vaca, de carneiro, cavalo e galo. A Maria usará um TNT azul claro na cabeça e no corpo e José um TNT marrom com uma faixa amarrada na cintura. Para fazer os trajes, dobra o TNT na altura e faz um rasgo para somente passar a cabeça. Colocaremos uma cadeira que servirá de manjedoura coberta de TNT bege, escondendo a cadeira até o chão e atrás a foto grande de Jesus que será levantada no final.

Sugestão retirado do seguinte endereço: http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com

3 comentários:

  1. Muito bom, gostei. Sabe faremos em nossa Paróquia algo parecido, só que colocaremos a cada cena cantos natalinos, e faremos uma apresentação para toda a comunidade.
    É isso ai Manoel, força na sua missão pois o maior espectador de seu trabalho é o Deus Emanuel.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito. Na escola onde estudo a minha turma irá apresentar um présepio no final do ano para todas as turmas assistirem, mas não tinhamos nem idéia de como apresentariamos..
    Conforme fomos lendo a peça tivemos algumas idéias de como fazer.

    Que Deus continue iluminando e abençoando oo caminho de todos que participaram desse projeto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amei.É isto q preciso para minhas crianças da catequese. E irei fazer para encerramento do ano. Obrigada

    ResponderExcluir