sexta-feira, 17 de junho de 2011

Você sabe comungar?

Lá vem de novo aquela perguntinha retórica… Claro que sim – você me responde – mas qual é o problema dessa vez? Calma. Talvez você esteja certo. Realmente quero acreditar que a maioria das pessoas sabem receber a Eucaristia. Na verdade, é a coisa mais fácil do mundo: coloque a mão direita debaixo da esquerda e, diante do sacerdote ou ministro extraordinário, olhe quando ele apresentar “o Corpo de Cristo” e responda amém. Simples, não?
Bom, existe também outra forma, mais tradicional (embora não seja a mais antiga em se tratando da história da Igreja como um todo), que é receber a hóstia diretamente na boca. Nesse caso, como é obvio, você não coloca a mão para receber, mas simplesmente… abre a boca! Sem esquecer de dizer amém antes!
Fácil. Totalmente compreensível até para as crianças do catecismo que, aliás, na minha opinião, são as que menos erram. Porém, meus queridos leitores, além desses dois únicos modelos de receber a Eucaristia, o povo criou outros inumeráveis. Obviamente TODOS errados!
Quando eu era adolescente, conheci um padre que dizia já ter contado 16 modos diferentes, além dos dois acima citados, de receber a comunhão. Eu não fiz as contas, pois são tantos os que já contei que não caberiam aqui (ficaria um texto muito enfadonho…), mas, com certeza, ultrapassam em muito a conta do velho sacerdote. Vamos nos divertir um pouco? Quais são essas maneiras erradas de comungar?
  1. Não dizer amém após o padre ou o ministro extraordinário apresentar a hóstia e dizer “o Corpo de Cristo”.
  2. Dizer amém antes disso.
  3. Dizer amém duas ou mais vezes (acredite, isso acontece mesmo…).
  4. Repetir o que o padre diz e falar junto com ele “o Corpo de Cristo, amém”.
  5. Beijar a hóstia antes de comungar.
  6. Sair da frente do sacerdote (ou ministro) com a Eucaristia ainda na mão.
  7. Sair de ré derrubando os outros que vêm atrás.
  8. Dizer outras coisas além de amém. Por exemplo: “graças a Deus”, “glória a vós Jesus”, “te amo Senhor”… etc. Tem erros também da parte do padre. Um dia quando eu era leigo, o padre me deu a hóstia e, em vez de dizer “o Corpo de Cristo” ele disse: “depois eu quero falar com você…”
  9. Pegar a hóstia com dois dedos, como que “pinçando”. Essa é clássica. Muita gente faz isso e às vezes porque foram orientadas erroneamente a fazer assim.
  10. Vir com as mão como se fosse para receber e abrir a boca. Afinal, o que você quer mesmo?
  11. Colocar as mão baixo demais, na altura da barriga. Às vezes as crianças fazem isso, mas também os adultos, como se eu fosse entregar para o umbigo.
  12. Vir conversando na fila, saudando as pessoas, olhando para os lados, rindo, sem prestar atenção ao momento sagrado que está acontecendo.
  13. Abrir só uma brechinha da boca para o padre acertar como se fosse uma ficha em máquina de refrigerante ou cartão telefônico. Algumas vezes enfiei a hóstia entre as gengivas e os dentes da criatura que teve preguiça de abrir a boca…
  14. Lamber os dedos do padre… eca!
  15. Ficar longe demais fazendo com que o padre tenha que esticar o braço ou dar um passo à frente para dar a Eucaristia.
  16. Furar a fila. Essa é boa, até fila de comunhão o povo quer furar…!!!
  17. Vir com as mãos sujas. Já coloquei Jesus em cima de muitos números de telefone.
  18. Vir com terços, papel de cânticos ou outros objetos ocupando as mãos.
  19. Colocar a mão direita em cima da esquerda. Esse é um gesto discreto e disfarçado de comungar com os dedos. Parece que se tem preguiça de tirar a mão de baixo para pegar a hóstia depois. O brasileiro tem “jeitinho” pra tudo.
  20. Abraçar os dedos da mão esquerda com a mão direita por baixo. Estranho? Vá dizer pra quem inventou…
  21. Fazer uma reverência na hora que o padre apresenta o Corpo de Cristo. Nada contra os atos de devoção, o problema é que se você apresentar a hóstia e a pessoa em vez de responder, mostra os cabelos é, no mínimo, muito esquisito. Se você quiser fazer uma reverência, deve-se fazer antes de chegar a sua vez.
  22. Colocar as mãos de modo correto, mas não deixar que se coloque a hóstia na mão querendo pegá-la antes. Essa também é clássica.
  23. Dizer amém com a hóstia na boca. Sua mãe nunca lhe ensinou que é falta de educação falar com a boca cheia?
  24. Não prestar atenção se ficou algum fragmento da Santíssima Eucaristia na sua mão. Essa é grave!
  25. Se benzer depois de receber a hóstia.
  26. Se benzer com a hóstia na mão, o que é pior ainda!
  27. Falar com o padre ou com o ministro alguma coisa que não seja amém. Essa é o contrário daquela que aconteceu comigo.
  28. Sair cortando a fila pelo lado errado. Essa é irritante. A pessoa recebe a Eucaristia do lado direito (quando são duas filas) e quer voltar pelo lado oposto, passando pela frente do sacerdote, atrapalhando a fila do lado, é uma confusão. Se fosse ao trânsito era batida na certa!
  29. Colocar a hóstia na boca com a mão e não com os dedos. Por mais horrível que pareça, isso não é raro. Muita gente faz dessa forma, em vez de pegar a eucaristia com os dedos da mão direita (que está embaixo da esquerda) leva a hóstia à boca na palma da mão, como quem engole um comprimido, sei lá… nem sei comparar.
Tem alguma outra? Com certeza, infelizmente, sim. Mas por enquanto são essas as formas erradas que eu lembro. Como eu falei, os erros não estão somente da parte de quem recebe, mas às vezes também da parte de quem distribui a Sagrada Comunhão. Quem entrega a Eucaristia, deve apenas mostrar a partícula (como se chama a hóstia pequena dada aos fiéis) e dizer em voz alta “o Corpo de Cristo”. Em seguida, depois do amém, coloca-se a hóstia na mão ou na boca do fiel, conforme o caso. Nada mais.
Já soube de um ministro extraordinário da comunhão que colocava várias hóstias na mão e ficava distribuindo como se fossem fichas. Horrores à parte, o que vale é sempre termos atenção para fazermos tudo com dignidade e respeito que é devido à Santa Eucaristia.
Por fim, como vocês viram, eu falei aqui do modo prático de comungar e não do modo espiritual. Moralmente falando, é claro que você só pode comungar tendo consciência de não ter cometido pecados graves (consciente e deliberadamente) e não viver em estado de pecado habitual ou de forma ilícita, como por exemplo, viver com uma pessoa como cônjuge sem estar casada na Igreja ou algum tipo de escândalo.
Padre Leonardo - Comunidade Católica Shalom

9 comentários:

  1. Essas eu vou anotar para falar com minhas colegas catequistas...gostei!
    acho que faltaram algumas sim, tipo:
    - comungar bêbado,
    - sair correndo pelo meio da igreja para pegar o padre que já estava voltando para o altar,
    - tem tb aquelas pessoas de má fé que pegam a hóstia consagrada e não colocam na boca (escondem e levam) para poder fazer maldade ou algum "trabalho" com Jesus...
    - fora os que deixam cair no chão e não pegam...
    - tem gente também que faz questão de comungar com o padre deixando as filas dos ministros vazias,
    - e aqueles que não gostam de comungar a hóstia consagrada no altar pq está partida...af!
    - e por último aquelas pessoas que dividem a sua hóstia em pedaços e vai passando para trás (não pense que inventei essa, já vi isso em Aparecida, pois achavam que tinha tanta gente que não ia dar para eles comungarem...)
    bem, essas foram as que eu lembrei amigo... fique com Deus e uma santa comunhão neste final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Manoel esse post é fantástico, amanhã o postarei... com os devidos créditos é claro.
    Precisamos divulgar mesmo... a Eucaristia é a razão de nossa catequese,né?

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber recebir duas hostia consagrada tem album significado

    ResponderExcluir
  4. CICERA JUSTINO FERREIRA PINO1 de agosto de 2016 às 11:32

    OLÁ, SOU A CÍCERA,DA COMUNIDADE SÃO JOSÉ MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-PARÁ. REPRESENTO A PASTORAL DA FAMÍLIA, NUNCA RECEBI FORMAÇÃO E ESTOU PEDINDO AJUDA DE MATERIAL PARA TRABALHAR. AGRADEÇO QUALQUER AJUDA.MEU ENDEREÇO ELETRONICO:cicerajfp13@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Kkkk...o meu irmão em vez de falar"amém"ele falava "tá bom"

    ResponderExcluir
  6. Eu ask uma fuvida e n veio a resposta!tudo certo !dxa pra proxima!ha muito interessante esse padre e engracado mesmo nao e galera?

    ResponderExcluir
  7. O que tenho que fazer ao receber a hóstia e voltar ao meu lugar?

    ResponderExcluir
  8. OLÁ BOM DIA!
    TENHO UMA DÚVIDA:EU POSSO PROCURAR QUALQUER PADRE E IGREJA PARA CONFESSAR,MESMO MINHA IGREJA CATÓLICA SENDO DE OUTRO BAIRRO?

    ResponderExcluir
  9. É errado fazer o sinal da cruz depois de colocar a Óstia na boca?

    ResponderExcluir