sábado, 26 de novembro de 2011

Acende-se a PRIMEIRA VELA


Estamos no tempo do Advento, nesta época do ano em que recordamos os momentos que antecederam o nascimento de Jesus. Nestes momentos de espera e recordações, vamos aproveitar para reavaliar nossas vidas, principalmente nós que somos famílias, que amamos ser família e que acima de tudo somos protagonistas do projeto de Deus. Algumas pessoas até acham que família é a causadora de todos os problemas psicológicos e psiquiatricos existentes, já chequei a ouvir isso de um psicólogo bastante conhecido na televisão há tempos atrás.
E é claro que viver em família é difícil. Somos junçoes de pessoas diferentes, cada um com seu caráter, sua personalidade, e muitas vezes olhamos tanto para dentro de nós mesmo que fica tão difícil os nossos relacionamentos. Acho que é por isso que nós somos tão institivamente feitos para viver perto um do outro, afinal, como poderiamos nos policiar, sabendo que na nossa pequenez nos deixamos levar por nossos defeitos e vamos em frente magoando, ferindo nossos irmãos, nossos familiares. Mas para isso Deus nos deixou o perdão. 
E neste primeiro domingo do advento vamos acender esta vela e deixar que esta espíritualidade penetre em nossos corações. Precisamos muito aprender a pedir perdão, pois somos tão levados a dizer palavras, fazer gestos que ferem. Vejo muito isso dentro da família. Às vezes uma pequena palavra causa uma mágoa tão grande. E assim nos fechamos para o diálogo e uma briga quase sempre é inevitável. Acho difícil acabar com estas coisas, pois fazem parte do ser humano. O que precisamos aprender é pedir perdão. Muitos dizem que pedir perdão é facil, e que o perdoar é mais complicado. Tem esta idéia um fundo de verdade. Perdoar da boca pra fora é muito comum, mas depois vem as cobranças e volta e meia estamos relembrando aquele fato, parece até que ficou uma ferida no coração, e não deixamos que ela se cicatrize. É por falta de não saber perdoar.
Vamos neste domingo acender a vela do perdão.
 A luz nascente nos conclama a refletir e aprofundar a proximidade do Natal,  onde Cristo, Salvador e Luz do mundo brilhará para a  humanidade. Lembra ainda o perdão concedido a Adão e Eva. A cor roxa nos recorda  nossa atitude de vigilância diante da abertura e espera do Senhor que virá.
Oração:
A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da  alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!

E nesta falta de Deus no coração e que nos leva a cometer atos que por vezes provocam problemas tão sérios, vamos refletir estas palavras dita por um padre para vários políticos em uma reuniao nos Estados Unidos  (que serve para todos nós  e que poderia ser bandeira para todos aqueles que são responsaveis pela bem estar do povo).

"Senhor, estamos diante de Ti neste dia para te pedir perdão e para pedir a tua direção. Sabemos que a tua palavra disse: Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo, e amargo o que é doce! (Isaias 5, 20) e é exatamente o que temos feito. Temos perdido o equilíbrio espiritual e temos mudado nossos valores. Temos explorado o pobre e chamamos a isso de "SORTE". Temos recompensado a preguiça e chamamos de "AJUDA SOCIAL". Temos matado nossos filhos que ainda não nasceram e chamamos de "LIVRE ESCOLHA". Temos abatido os nossos condenados e chamamos de "JUSTIÇA". Temos sido negligentes ao disciplinar nossos filhos e chamamos de "DESENVOLVIMENTO DA AUTO-ESTIMA". Temos abusado do poder e chamamos a isso de "POLÌTICA". Temos cobiçado os bens de nossos vizinhos e chamamos a isso de "TER AMBIÇÂO". Temos contaminado as ondas de rádio e televisão com muito lixo e pornografia e chamamos a isso de "LIBERDADE DE EXPRESSÂO". Temos ridicularizado os valores estabelecidos desde há muito tempo pelos nossos ancestrais e chamamos a isso de "OBSOLETO E PASSADO".
Oh Deus! Olha no profundo dos nossos corações, purifica-nos e livra-nos dos nossos pecados." Amém!
Joe Wright

Nenhum comentário:

Postar um comentário