segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Tenho encontrado na internet várias fontes e materiais que uso nos encontros da catequese. Acho até que se não fosse este meio não conseguiria levar adiante esta missão. E há três anos busco sempre o site da comissão diocesana de São Jose dos Campos, pois eles tem um bonito projeto de catequese muito apropriadamente chamado de ALICERCE, onde engloba todas as fases da vida da criança até chegar ao momento da Crisma. Passem por lá, pois tenho certeza que vão gostar e conseguirão novas idéias para a nossa catequese.
Olhando as apostilas encontrei algumas sugestões e aproveito para postar esta sobre a Quaresma e CF 2012.

A Quaresma é um período de quarenta dias de preparação para a festa da Páscoa, onde a Igreja nos convida a seguir mais de perto os passos, os gestos e os exemplos de Jesus. Representa o tempo que Jesus passou no deserto, rezando, sofrendo e vencendo as tentações. 
Inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até o Domingo de Ramos quando iniciamos a Semana Santa.  

A imposição de Cinzas, na quarta-feira logo após o Carnaval, é um Rito onde nós recebemos cinzas sobre a cabeça. Essas  ‘cinzas’ são resultado dos ramos secos usados no Domingo de Ramos do ano que passou, e que foram guardados e depois queimados.
As cinzas nos fazem lembrar que “somos pó e ao pó voltaremos”, nos recorda que a vida é passageira e precisa ser bem vivida. Mas, você sabe o que é viver bem a vida?
Viver bem a vida é viver a Palavra de Deus, é olhar para as necessidades dos que estão perto de você. O jejum, a esmola e a oração ajudam a fazer esta experiência.
O jejum de alimentos, de “video game”, de fofocas, dos julgamentos..., nos  levam a pensar no próximo, por exemplo: e quem não tem “vídeo game”, como faz para brincar? E quem não tem chocolate, será que não sente vontade de comer um? Fazendo esta experiência, será mais fácil ir ao encontro do outro por meio da partilha.
A partilha não deve  ser feita apenas daquilo que está  sobrando  na  sua casa, mas de algo de bom  que você tem e deseja partilhar com quem não tem. Este gesto fica mais fácil se você rezar bastante.
A  oração  deve  ser  de  humildade  diante  de  Deus,  confiante  na bondade do Pai. É atendida, se feita com fé  no nome de Jesus, e se você, pedir coisas boas como o perdão, o desejo de ser obediente, de partilhar, de ser generoso.
Durante  a  Quaresma  a  Igreja  nos  convida  a  participar  da Campanha da Fraternidade, para  nos  ajudar  a  refletir  e  se  colocar no  lugar  dos  pequeninos,  dos  pobres,  esquecidos,  excluídos...;  a conhecer o  sofrimento deles  e dar-lhes  apoio  com  gestos  concretos de  fraternidade,  amor,  partilha  (dividir  o  que  você  tem  com  quem precisa: alimento, alegrias, sabedoria...)
Minha oração:
Através  da  oração  pedimos  a  Deus  que  nos  ajude  e  viver  bem  a  Campanha  da Fraternidade.
Cada ano a Igreja escolhe uma forma de fazermos este esforço. Este ano o tema escolhido é “Fraternidade e Saúde Pública”.
Um  pedacinho  do  que  está  escrito  na  Bíblia  vem  nos  ajudar  neste esforço, este é o  lema:  “Que a saúde se difunda sobre a Terra”, que está escrito em Eclesiástico, capítulo 38, versículo 8.
Agora,  de  maneira  solene,  você  é  convidado  a  acolher  a  Bíblia,  acompanhado  do  cartaz  da  Campanha  da Fraternidade, trazido por alguns colegas, enquanto todos cantam o Hino da Campanha.

Vamos ouvir com atenção a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo narrado por Mateus 6, 1-6.16-18. Em seguida reflita e partilhe a Palavra de Deus.
1)  Você está disposto a viver a Palavra de Deus, fazendo a experiência do jejum, da esmola e da oração? De que maneira pretende fazer isso?
2)  Em  dupla,  complete  as  palavras  que  faltam  para  completar  corretamente  o  texto  e  depois preencha a cruzadinha.
a)  O tempo da __ __ __ __ __ __ __ __ tem início com a celebração das __ __ __ __ __ __.
b)  “Somos pó e ao pó voltaremos”, nos recorda que a vida é __ __ __ __ __ __ __ __ __ __.
c)  Viver bem  a  vida  é  viver  a  Palavra de Deus,  é  olhar  para  as __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __  dos  que estão perto de você.
d)  Quaresma é um período de quarenta dias de preparação para a festa da __ __ __ __ __ __.
e)  O jejum, a __ __ __ __ __ __ e a __ __ __ __ __ __ nos ajudam a fazer esta experiência.
f)  Durante a Quaresma, a Igreja nos convida a participara da Campanha da __ __ __ __ __ __ __.__ -__ __ __
g)  __ __ __ __ __ __ __ __ __ é dividir aquilo que você tem com quem precisa: alimentos, alegrias, sabedoria. 




3)  Quais são o Tema e o Lema da Campanha da Fraternidade deste ano: 

                                            Minha oração:
Através da oração  pedimos  a  Deus  que  nos  ajude  e  viver  bem  a  Campanha  da Fraternidade.
Celebrando em família
                                Celebrando em família
Queridos pais: A vida é um dom de Deus e deve ser cuidada com muito amor. Conversem com seu (sua) filho (a) sobre a importância do cuidado com a saúde, escrevam juntos  5  atitudes  que  irão  ajudá-los  a  cuidar  bem  da  saúde  de sua família:

Um comentário:

  1. Olá Manoel,conheci seu blog por outra amiga,sou professora, e gostaria de fazer um pedido para que me ajude indo no link abaixo e deixando um recadinho.Estou concorrendo com o meu texto:"Transformando um Sonho em Realidade" no concurso Educação Nota 10 do Globo.
    A seleção acontecerá agora no dia 30/01/2012.
    Por favor, visite o link e deixe um comentário por lá.
    Será que vc pode me dar uma força?
    Conto com a sua ajuda!
    Qualquer problema, postei também o link no post do meu blog, é só ir lá e clicar (http://ler-com-prazer.blogspot.com).
    Obrigada!Paz e Luz!

    Esse é o link:
    http://www.educacao10.syncmobile.com.br/?p=576

    ResponderExcluir