terça-feira, 18 de outubro de 2011

UM PRESENTE ESPECIAL PARA OS CASAIS

A nossa paróquia acaba de realizar o XIII ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO, no qual tivemos a oportunidade de trabalhar, dando a nossa contribuição, e sem dúvidas, vivendo e revivendo as emoções de presenciar o que Jesus Cristo pode realizar na vida das pessoas e principalmente dos casais que realizam o encontro.
Já tivemos o privilégio de participar do ECC em todas as suas etapas, sendo integrante da equipe dirigente da primeira etapa aqui na paróquia (casal finanças) e também da segunda etapa (diocesana), servindo como casal palestras.
É sempre bom trazer pessoas para a messe do senhor, e quando temos a oportunidade de ver os casais se prontificando para o serviço a alegria é maior, pois temos a certeza que mais uma família terá Jesus como modelo e sabemos que só Jesus pode nos dar o alicerce para formar famílias maduras para enfrentar as dificuldades que o mundo nos apresenta.
O ECC é sem dúvidas um forte aliado da nossa igreja católica na evangelização das famílias e cada paróquia que consegue implantá-la, vai indubitavelmente, conseguir um dinamismo maior nas suas pastorais e serviços.
Relembrando um pouco do que é o ECC e sua importância nas paróquias onde ele já foi implantado.
O ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO - ECC é um serviço da Igreja Católica, aprovado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), para evangelizar a família, a autêntica "Igreja Doméstica" e "Santuário da Vida", despertando os casais para as pastorais paroquiais, constituindo num fortíssimo instrumento de Pastoral Familiar.
 “O Encontro de Casais com Cristo não é um movimento”. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC.
O ECC apresenta-se como um SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMÍLIAS DA PARÓQUIA. 
O Serviço – Escola do ECC é essencialmente paroquial. Esta é sua característica fundamental. A Paróquia vai atender a seus casais dentro de sua realidade concreta e de suas possibilidades, promovendo a evangelização e o engajamento dos casais nas pastorais paroquiais. O ECC quer ser um meio, uma etapa, uma passagem, uma ponte. A meta não é o ECC. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias. É feito por casais para casais. 
O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivencial do evangelho de Jesus Cristo e da Igreja atual, por meio de seus Documentos e Encíclicas e de sua Doutrina Social. 
A originalidade do ECC em relação a outros movimentos e serviços da Igreja às famílias está em que ele, sob a orientação dos Conselhos Nacional, das Regiões, Regionais e Diocese, é organizado e realizado em nível Paroquial. “Esta é a sua característica vital. Quem lhe retirar essa característica arranca-lhe a alma”. (Pe. Alfonso Pastore, 1983).
 ETAPAS DO ECC: 
O Encontro de Casais com Cristo – ECC foi idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis, inter-relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de sua comunidade.
A 1ª Etapa, o “Encontro”, evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da Igreja.
A 2ª Etapa, o “Reencontro”, catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usando a reflexão. É para os casais engajados e os que desejam se engajar.
A 3ª Etapa, o “Compromisso”, transformador, é para os que buscam mudar as estruturas injustas de nossa sociedade.
AOS CASAIS QUE PARTICIPARAM DESTE ENCONTRO: Desejamos a todos os casais que fizerem este encontro que não desperdice o momento e tragam Jesus sempre dentro de suas famílias, para isso, é preciso estar em ligação permanente através de orações, da fé e do serviço aos irmãos.
Ajuda-me Senhor.
Ajudai-me, Senhor, a amar como Tu me amas e a compreender como Tu me compreendes.
Ensina-me, Senhor, a aceitar os outros como Tu me aceitas, respeitando-os como Tu me respeitas e suportando-os com paciência, como Tu me suportas com paciência infinita.
Ajuda-me, Senhor, a perdoar como Tu me perdoas e a fazer pelos outros todo o bem que fazes por mim.
Senhor, Tu que me aceitas como eu sou, ajuda-me a ser o que Tu queres que eu seja, Tua semelhança no amor.
Transforma o meu coração para que ele seja bom, justo, manso, paciente, compreensivo, generoso, tolerante e cheio de misericórdia, para que através do meu amor humano, semelhante ao teu, eu possa levar ao meu irmão a alegria, a paz, o consolo, a esperança, o perdão e a salvação do Teu amor Divino. Amém.
Autor: Frei Anselmo Fracasso O.F.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário