sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A SAÚDE NO BRASIL

A saúde é um direito de todos os cidadãos brasileiros por prerrogativa constitucional. E desde o ano de 1988, quando nossa constituição foi promulgada criou-se o Sistema Único de Saúde -SUS, para que este direito chegasse realmente a todos os brasileiros. O fato é que até hoje ainda sofremos com a falta de uma política que satisfaça a todos, e por isso, o que vemos são filas e mais filas, problemas e mais problemas. Sendo assim, a CNBB resolveu que poderia fazer algo para chamar a atenção de todos para estes problemas e surgiu esta Campanha da Fraternidade onde o tema é: QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA.
Acredito que nossos problemas de saúde muitas vezes são decorrentes de outro problema também relegado a segundo plano pelos nossos políticos e governantes, que é a educação. Percebo que se nossa população tivesse um nível de conhecimento melhor, não teríamos vários acontecimentos relativos à saúde, vide o exemplo da proliferação da dengue, pois, as pessoas continuam sem saber que muitas vezes a culpa vem delas mesmas.
Temos que nos conscientizar que cada um de nós pode e deve fazer tudo para ter uma saúde melhor, pois práticas corriqueiras podem nos afastar de várias doenças, no entanto, não damos a elas o devido valor. O que nos custa fazer uma caminhada diária, deixar de comer certos alimentos, ter uma vida mais saudável. E aqui entra o papel tão importante das famílias na criação de seus filhos. E falo isso, dando as mãos para a palmatória, pois percebo que muitas vezes não estamos cuidando direito de nossa saúde dentro de nossas casas. Olhar o que nossos filhos estão comendo, se estão praticando exercícios físicos, brincando de correr, ou estão na frente da televisão ou do computador esquecendo muitas vezes até dos momentos de alimentação, como o almoço e jantar. Vamos nos policiar.
Mas o nosso tema maior é a saúde pública, aquela que é dever do estado e direito dos cidadãos. É claro que sofremos muito com o descaso, com as filas para o atendimento nos postos de saúde, mas também, vejo que algumas coisas boas vêm acontecendo, como por exemplo, as campanhas de vacinação, a eliminação de doenças. Lógico que doenças que achamos que não deveria mais existir está ai nos amedrontando, como a dengue.
E nós que estamos sofrendo com essa situação, será que não estamos sendo omissos, aceitamos e não reclamamos nada, continuamos elegendo os mesmos políticos. Falta muita conscientização, e é por isso que esta campanha é muito oportuna. Temos que saber dos nossos direitos e cobrá-los.
Não é utópico sonhar com dias melhores, ver nossos doentes serem atendidos com dignidade, saber que a verba para a saúde aumentou, que seu plano de saúde está lhe dando suporte nos momentos difíceis de doenças e sofrimento.
Vai chegar um dia que não precisaremos ouvir uma música como esta composta por Gabriel pensador, para que nosso orgulho de ser brasileiros aumente cada vez mais. Vamos nos comprometer com afinco para difundir esta campanha por todos os lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário