sábado, 25 de fevereiro de 2012

ACOLHER


Iniciando mais um ano de catequese, veio em minha mente o quanto ainda precisamos acolher melhor nossos catequizandos. Esta questão do acolhimento é algo que muito me preocupa como católico, principalmente em relação a crianças, que serão o nosso futuro. Vejo que na nossa igreja as crianças são relegadas a segundo plano, e fico indignado pois sei que sem estas crianças devidamente catequizadas não teremos quem possa dar continuidade ao projeto de cristo de levar a palavra de Deus para todos os lugares. Olha ai uma das características dos catequistas que tem e precisar ser trabalhada, não só em termos de acolher com carinho, dando atenção, tentando manter um elo com a família de cada um, mas, buscando fazer um ambiente aconchegante e propicio para os encontros da catequese. Temos que ser e agir como Jesus que disse: "Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus"
Sinto que estamos afastando as crianças e os jovens da igreja, e recentemente li em um site evangélico que existem 07 passos para jogar fora o futuro da igreja. São eles:
1 - Não dê importância às crianças, continue achando que elas vão crescer e de um modo ou de outro, vão fazer tudo exatamente como os crentes da geração atual estão fazendo.
2 - Mantenha constantemente as crianças segregadas e discriminadas do culto principal, com a desculpa de que elas são barulhentas e só atrapalham o silêncio no culto dos adultos.
3 - Não se preocupe em fazer apelos para que elas aceitem Jesus, continue pensando que filhos dos crentes já são convertidos desde o berço.
4 - Quando voltar do culto para casa mantenha o costume de comentar todos os erros, falhas e defeitos que você viu, para que seus filhos entendam que não há nada que preste ali.
5 - Ao fazer um planejamento de longo prazo das atividades da Igreja, esqueça completamente das crianças, continue pensando que elas continuarão sempre do mesmo tamanho.
6 - Quanto à música, proíba qualquer mudança; seja inflexível e determine que se cante apenas os hinos da sua geração.
7 - Não se preocupe com a integração de adolescentes nas atividades da Igreja e mantenha o costume de nunca trocar lideranças nem de dar oportunidades para os mais novos.
Acho que serve para todos nós. E estas crianças e jovens acabam crescendo sem o entusiasmo para assumir os compromissos da nossa igreja.
Acolher bem é um grande desafio para nós católicos, e isto tem nos afetado como igreja, fazendo até que percamos fiéis, levados para outras religiões dizendo que os padres e os responsáveis pela comunidade são frios e não permitem o engajamento pastoral. Levada por estes pensamentos a escritora e religiosa Helena Corazza, escreveu um livro intitulado “Acolher é comunicar – como trabalhar com o ministério da Acolhida”, (Paulinas), em 2003, porém continua atualíssimo, e para saber mais aconselho a ler uma entrevista da mesma no seguinte link
Acolher
 
ACOLHER BEM NÃO É SÓ:
* dar tapinhas nas costas. - todo bom político faz isto.
*só receber com sorrisos. - todo bom vendedor faz isto.
* só distribuir panfletos. - qualquer panfleteiro faz isto.
* só abraçar as pessoas na hora da alegria. - qualquer jogador de futebol faz isto na hora do gol.
* só cantar músicas alegres. - todo o carnavalesco faz isto.
* só pregar cartazes. - qualquer publicitário faz isto.
* só lembrar do aniversário das pessoas. - qualquer comerciante faz isto com seus clientes preferenciais.
* só visitar vizinhos. - qualquer sacoleiro faz isto.
SER ACOLHEDOR É SOBRETUDO:
* sorrir, porque se tem luz interior.
* tocar as pessoas com respeito e carinho, porque se tem afeto.
* distribuir panfletos, porque transmitem a Palavra de Vida ou uma mensagem amiga.
* abraçar na hora da Paz, porque no outro habita o Deus Amor.
* cantar jubilosamente, pela presença do Criador entre nós.
* dizer palavras agradáveis, porque são vindas motivadas por Deus.
* pregar cartazes, para dar brilho ao convívio com o irmão.
* transmitir conselhos, à luz do Espírito Santo.
* visitar vizinhos, porque se vai ao encontro do irmão.
* ser acolhedor é sobretudo acolher a família e a comunidade onde se vive, em primeiro lugar.
* ser acolhedor é assumir todos os irmãos sem preconceito, sem julgamento prévio, com afeto, mansidão e amor.
E você!
Sabe acolher?
Seja qual for a resposta, chegou a hora de começar ou de recomeçar a ser acolhedor.
 Renato Colombo de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário