quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"EIS ME AQUI, ENVIA-ME"


Existe um ditado no nosso Brasil que o ano só começa depois do carnaval. Na verdade acho que nós mesmo nos criticamos, quando na realidade somos um povo alegre, de bem com a vida, mas que gostamos sim de trabalhar, de ajudar ao próximo. Acredito, piamente, no nosso povo. E estou falando assim para falar do nosso início de trabalhos na Pastoral Familiar, com o nosso primeiro encontro de formação do ano, com o tema da Campanha da Fraternidade. E o interessante é que chamamos dois jovens para nos ajudar a entender este tema tão abrangente e que a CNBB em boa hora nos trouxe de volta.


Nos reunimos no último domingo, e nosso encontro comecou com esta dinâmica.




Objetivo: Integração da igreja e organização para cumprirem a missão dada por Cristo.

Material: Um apito

Tempor estimado: 10 minutos

              Acolha seus agentes e diga que eles tem uma missão a cumprir, peça a todos que façam um círculo de mãos dadas. Após a formação do círculo peça para cada um olhar bem a pessoa que está a sua direita e a esquerda, deixe-os conversar por um minuto.
        Logo depois, pergunte: Vocês já sabem quem está à sua direita e sua esquerda? Por exemplo, a minha mão direita está na mão esquerda de fulano e a minha mão esquerda está na mão direita de sicranoDiga para eles que não podem esquecer. (Diga para eles que é muito importante saberem quem está ao lado para a atividade dar certo).
            Após isso, Diga para os agentes que quando apitar eles devem andar aleatoriamente em um espaço que não fiquem, nem muito próximas, nem muito distantes umas das outras. Explique que quando apitar duas vezes todos devem parar onde estão. Paradas onde estão, sem sair do lugar, devem dar as mãos como estavam na primeira formação (lembre as pessoas de não trocarem as mãos, ou seja, quem estiver na sua mão esquerda e a direita). Permita um ou outro se mover, somente para alcançarem o colega e nuca para ficar na posição original. Isso fará um “nó humano”. Então, você pede para que, sem soltar as mãos, refaçam a formação original do círculo.
              Isso exigirá muito espírito de equipe, colaboração, ajuda mútua e parceria. O coordenador pode dá as devidas instruções de como eles podem se ajudarem ou saírem do nó, mas sem soltar as mãos.
              Ao conseguirem o feitio, no final peça um aplauso ao grupo que com união, espírito de equipe e muita abnegação conseguiram ajudar um ao outro, mas que nenhum conseguiu resolver a situação sozinho.
           Fale que devemos estar sempre ligados em Cristo para se resolver inúmeros problemas de nossas vidas, mas precisamos de união na Igreja do Senhor e um corpo que trabalhe em prol da obra de Deus, ajudando e levantando os cativos, pregando e ensinando o evangelho, buscando almas para o Reino de Deus e complementando uma missão integral que foi outorgado pelo Senhor nosso Deus.

 



  






Depois, chegou o momento de ouvir a palavra de Deus, e todos partilharam.
Já bastante atentos e completamente envolvidos pela magia deste encontro, e com a certeza da presença de Deus entre nós, começamos a ouvir nossos jovens sobre a CF 2013.










Tivemos momentos de oração, e também de confraternização, brincadeiras, lanche.






 E este ótimo resumo do texto básico apresentado pelos nossos palestrantes.




Campanha da Fraternidade 2013 - breve estudo from marquione ban


RESUMINDO: tivemos uma ótima manhã de domingo, onde sentamos para ouvir os jovens, e mais uma vez aprender que o principal motivo desta campanha é mostrar as nossas famílias que precisamos traçar uma meta de vida para nossos jovens, mostrando a eles os valores cristãos, e que estes valores foram ensinados por nosso Jesus Cristo, e para isso precisamos estar atentos e dispostos a dialogar, a conversar com eles.  E que esta CF possa nos ajudar a trazer mais e mais jovens para nossa caminhada.



‘‘ O silêncio pode calar destinos, as palavras ditas na hora certa, sobretudo por pessoas amadas, pode trazer soluções ou mesmo salvar vidas.’’
Virginia Schall

Um comentário:

  1. Ótima dica pra nossa comunidade. obrigada ...
    Joice

    ResponderExcluir