quinta-feira, 26 de maio de 2011

O SANTO DA ALEGRIA

São Filipe Néri: o Santo da Alegria



Para quem vive de mau humor ou de mal com a vida, aqui está um santo que pode mudar muitos conceitos. Seu nome é Filipe e nasceu na Florença em 1515, vindo a morar em Roma posteriormente. Para ter uma idéia de seu temperamento, seu apelido era “Pippo buono” (Pipo, o bom), pois era muito otimista e alegre, contudo, não deixou de viver a “dureza” do caminho de santidade.

Não era um santo triste, muito pelo contrário! Vivia a fazer palhaçadas pelas ruas de Roma e as pessoas à sua volta sempre se sentiam bem e alegres...

Filipe também não se cansava de ajudar os pobres e organizou vários oratórios para ocupar os meninos de rua. Quando se queixavam do barulho de seus meninos, ele respondia: “Contanto que não pratiquem o mal, ficaria satisfeito até se me quebrassem paus na cabeça”. Um dia, também estava ele a pedir esmolas para seus pobres e um homem, que se sentiu importunado, deu-lhe um soco. Filipe sorriu e lhe disse: “este é para mim, agora me dê algum dinheiro para os meus meninos”.

Tornou-se padre aos 36 anos e fundou uma congregação religiosa para a educação de jovens. Também era um homem de profunda oração. Certa vez, a rezar, teve um êxtase e sentia que seu coração se dilatava no peito de amor a Deus e aos irmãos. Já no leito de morte, aos 80 anos, sentia-se culpado por estar em uma cama limpa e macia enquanto Cristo morreu pregado na cruz. Após a morte, a 26 de maio de 1595, verificaram que sobre seu tórax havia uma estranha curva das costelas. É que seu coração havia se dilatado também fisicamente.

Este é realmente um santo que se deixou abrasar pelo amor de Deus. Entregou-se a esse amor e deixou que o Espírito Santo o modelasse numa santidade bem próxima da divina.

Oremos: Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Neri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

São Filipe Néri, rogai por nossos jovens!

Rodrigo Gutierrez Stabel
Seminarista 3º ano de Teologia
 
 
 

Um comentário:

  1. Bom dia, meu amigo
    eu sempre fico muito alegre qdo visito o seu blog!
    obrigada pelo email, muito enriquecedor...
    Deus o abençoe e à sua família.
    bom final de semana!

    ResponderExcluir