quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dias Mundiais das Comunicações Sociais

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II com o objetivo de envolver toda a Igreja e as diferentes comunidades nesta dimensão do seu compromisso missionário.
No decreto Inter Mirifica, o primeiro documento a ser aprovado pelo Concílio, determina-se a celebração deste dia "em todas as dioceses do mundo".
"Para que se revigore o apostolado da Igreja em relação com os meios de comunicação social, deve celebrar-se em cada ano em todas as dioceses do mundo, a juízo do Bispo, um dia em que os fiéis sejam doutrinados a respeito das suas obrigações nesta matéria, convidados a orar por esta causa e a dar uma esmola para este fim, a qual ser destinada a sustentar e a fomentar, segundo as necessidades do orbe católico, as instituições e as iniciativas promovidas pela Igreja nesta matéria", afirma o documento no número 18.
Na concretização desta determinação conciliar, as dioceses, na maioria dos países e por indicação do episcopado mundial, marcaram para o domingo anterior ao Pentecostes (domingo da Ascensão do Senhor) esta celebração.
Em geral, o anúncio do tema é divulgado no dia 29 de setembro, festa dos Arcanjos S. Miguel, S. Rafael e S. Gabriel, designado Patrono dos radialistas.
A Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é publicada normalmente no dia em que se celebra a memória de S. Francisco de Sales, Patrono dos jornalistas (24 de janeiro).
O primeiro Dia Mundial
O primeiro Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado no dia 7 de maio de 1967 e, na mensagem que o Papa Paulo VI escreve para este dia, afirma a centralidade que os meios de comunicação social vão ocupando na vida de pessoas e instituições.
Num documento intitulado "Os meios de comunicação social", centra a sua análise no "vasto e complexo fenómeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, que são uma das notas mais características da civilização moderna".
Já nesta mensagem se fala em "novas dimensões" da convivência humana geradas pelos meios de comunicação social, provocadas pela "ligação em escala mundial das estações transmissoras da televisão, por meio dos satélites artificiais".
"Em tudo isto vemos delinear-se e agir um admirável desígnio de Deus providente, que abre à inteligência humana sempre novos caminhos para o seu aperfeiçoamento e para a consecução do fim último do homem", escreve Paulo VI em 1967.
Família e tecnologia
Nas 45 mensagens pontifícias para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a temática da família predomina, seguida das que se relacionam com o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação.
A escolha da mensagem do ano 2011, pelo Papa Bento XVI, prossegue o aprofunda-mento que o Vaticano vem sugerindo nesta área da comunicação digital, desde o início da década de 90.
Em 1990, João Paulo II escreve um documento sobre "A mensagem cristã na atual cultura informática", retomando o tema em 2001, com a análise da comunicação do Evangelho "na era da comunicação global ("Anunciai-O do cimo dos telhados"), e em 2002, quando escreveu a mensagem do Dia Mundial sobre "Internet: um novo foro para a proclamação do Evangelho".
Bento XVI escreve sobre o tema da comunicação na era digital desde 2006, quando abordou o tema "Os Media: rede de comunicação, comunhão e cooperação"; depois em 2009, quando escreve sobre "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade"; em 2010, sobre "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios ao serviço da Palavra"; e, neste ano, abordando o tema "Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital".
Na escolha dos temas para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, nos três pontificados em que se assinala, predominam os relacionados com a família e a necessária educação para os media de crianças jovens e adulto.
O desenvolvimento dos povos, a justiça e a paz são temas que marcaram os pronunciamentos de Paulo XVI e de João Paulo II por ocasião da celebração do dia Mundial.
Mensagens para o dia Mundial das Comunicações Sociais em http://www.pccs.va/pccs/documenti/gmcs/gmcs_por_1967-2011.htm

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=85970

Um comentário:

  1. Bom dia, meu amigo
    obrigada por nos ensinar um pouquinho mais sobre esse tema.
    que Deus continue o iluminando nessa missão de ser um comunicador evangelizador!
    já pegou o selinho que eu fiz?
    paz e bem!

    ResponderExcluir