quarta-feira, 15 de junho de 2011

A família como símbolo da Trindade

O lugar apropriado do intercâmbio de amor entre as pessoas humanas é a família de sangue e a comunidade reunida pelo amor.

O Deus em quem cremos é amor. O Espírito Santo inspirou o apóstolo São João a escrever: Deus é amor (1Jo 4,8.16). Porque Deus, na sua essência é amor, deduzimos que ele é família, que ele é comunidade. Essa dedução baseia-se na verdade que é o amor quem gera a família e forma a comunidade. A família-comunidade de Deus é Trindade: um Deus em três Pessoas. Aliás, nós o sabemos porque ele mesmo se revelou, porque ele mesmo nos contou tão admirável segredo.
Deus revelou-nos que é Pai, Filho e Espírito Santo. Três Pessoas divinas, unidas por amor divino, vivendo a unidade absoluta na realidade de um único Deus. O amor do Pai gerou o Filho. Do amor recíproco entre o Pai e o Filho procede o Espírito Santo.
A Trindade vive a mais profunda, perfeita e realizadora experiência de família. Deus é fundamentalmente família de amor. A experiência eterna do intercâmbio de amor entre as três Pessoas faz a suprema e divina felicidade de cada uma das pessoas da Trindade. Deus é infinita, perfeita e irreversivelmente feliz exatamente por causa do intercâmbio de amor entre as Pessoas. É o amor quem gera a felicidade. É o amor quem faz o coração sentir-se feliz.
A Trindade é a família irretocavelmente perfeita por causa da perfeição do amor vivido entre as Pessoas. Por isso ela é, também, a comunidade perfeita e modelar. Comunidade constituída pela força e pela perfeição do amor vivido.
Deus vive em família
As Pessoas da Trindade vivem essa experiência do amor em família-comunidade desde toda a eternidade. Podemos deduzir que foi graças a essa experiência de felicidade suprema gerada por sua vida de amor que a Trindade nos criou para, como ela, vivermos em família e em comunidade. Vivendo o amor em família e comunidade, encontrarmos a plena realização humana. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que é amor, exatamente para “sermos amor”, para convivermos no amor, amadurecermos no amor, realizarmo-nos no intercâmbio do amor, entre nós e com Deus. Essa vida de amor exige um lugar especial. O lugar do intercâmbio de amor entre as Pessoas divinas é a “família e comunidade” trinitárias, isto é, a “casa do céu” onde mora a Trindade. O lugar apropriado do intercâmbio de amor entre as pessoas humanas é a família de sangue e a comunidade reunida pelo amor.
A felicidade tem sua fonte no amor
Porque é suma e divinamente feliz por viver o amor em plenitude e com perfeição na família da Trindade, Deus, que nos criou para a felicidade, criou a família, nela os laços de sangue, a fim de gerar os laços de amor. Deus sabe que nós só seremos felizes e realizados se nos realizarmos no amor. Sabe que, para um ser humano poder realizar-se no amor, precisa de um “ninho de amor”, a família. Sabe que, para existir família, é preciso que haja laços de sangue que unem as pessoas da mesma família. Essa união e convivência gera os laços de amor. O intercâmbio de amor conduz o coração à maturidade do amor afetivo e efetivo. Essa maturidade, por sua vez, é a fonte da realização e da felicidade.
No que se refere à comunidade humana de amor, a lógica divina é a mesma daquela da família. Quer reunida em torno de um ideal comum, ou de um trabalho a realizar, ou por uma vocação divina particular, ou por outras tantas possíveis motivações, a comunidade de amor, deveria ser um reflexo da comunidade da Trindade. Se estiver reunida pelos laços do amor, a comunidade torna-se um “lugar para o exercício do amor” afetivo e efetivo, portanto, um lugar, também, para o intercâmbio de amor e, por ele, uma fonte de realização e felicidade.
A felicidade verdadeira é filha do amor. As Pessoas divinas são definitivamente felizes porque amam com amor sem limites. As pessoas humanas são felizes na medida em que amam e são amadas. Quem ama é feliz.
http://www.bethania.com.br/artigos/a-trindade-e-familia

Nenhum comentário:

Postar um comentário