sábado, 6 de agosto de 2011

DEIXAR-SE TRANSFIGURAR POR JESUS

Evangelho (Mateus 17,1-9)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos, e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
Para refletir com os pequenos:

Queridas crianças, na transfiguração de Jesus devemos destacar:
- O Pai revela aos três apóstolos a face divina de Jesus, mostrando-O glorioso.
- Declara-O como Seu Filho amado.
- Convida os apóstolos a escutarem.

Avaliação:

Sim a todas as questões:  Você é luz para os outros!
Sim a maioria: Continue a exercita-se, você está indo bem!
Não a maioria: Cuidado! Procure se aproximar mais da luz de Jesus.
Fonte: http://turmadasabelhinhas.blogspot.com
Para refletir com os maiores:
DEIXAR-SE TRANSFIGURAR POR JESUS
Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva para a montanha.  Lá, continua o evangelista, transfigura-se diante deles: sua pele se torna alva, brilhante.  Com ele conversam Elias e Moisés.  Os apóstolos enchem-se de medo e maravilha. 
Pedro quer ficar.  Está maravilhado com a glória do Senhor.  Naquele momento, os três discípulos puderam provar um pouco do céu. E, como voltar diante de tamanha glória? Mas Senhor aponta que é necessário descer a montanha... Da mesma forma que foi necessário subi-la para no silêncio do local distante encontrar-se com Deus, é necessário desce-la e ir aos homens para mostrar-lhes a glória experimentada. 
Conhecemos este episódio porque os discípulos no-lo contaram através dos relatos do Evangelho.  Partilharam sua experiência e esta permanece ao longo dos séculos.
Quantas experiências da glória de Deus também nós experimentamos em nossas vidas?  Quantas vezes teremos desejado ficar no conforto do daquele momento no qual sabemos – indubitavelmente – que a presença de Deus é tão forte que quase podemos tocá-Lo.  Mas o Senhor nos pede que também desçamos nossas montanhas e O testemunhemos à humanidade.
Felizes os que vivem essa experiência de deixar-se maravilhar pela glória de Deus.  Felizes os que a encontram escondida sob tantas tragédias e desolações diárias.  Felizes, ainda mais, aqueles que a sabem testemunhar e dedicam a vida a mostrá-la a outros e outras.
A transfiguração de Jesus é uma pequena demonstração de Sua glorificação.  O brilho de sua pele pode nos mostrar a preciosidade de Seu santíssimo coração.  A conversa com Elias e Moisés, o resgate de todos aqueles que nos precederam e vivem desde já junto a Deus. 
Transfigurar-se é, sobretudo, transformar-se. E essa transformação é fundamental nesse dia em que a Igreja insiste no perdão e na reconciliação, na mudança dos corações endurecidos para corações amorosos, na substituição da morte pela vida, na conversão das almas.
Deus nos quer assim: com o coração transformado e pleno de amor, com a alma tranquila, com o semblante resplandecente de paz interior.  Foi para essa plenitude que Ele nos criou e não para a desordem do pecado e do desamor.
Fonte: http://amaivos.uol.com.br

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar o conteúdo.

    Aproveito para desejar bom fim de semana!

    Tem promoção lá no blog, passe lá para prestigiar!

    Paz de Cristo!

    Cláudia / Catequesenanet

    ResponderExcluir