domingo, 18 de setembro de 2011

COM NOSSAS FAMÍLIAS, CELEBRAMOS A LITURGIA DA VIDA, POR UMA NOVA CRIAÇÃO.

Nossa paróquia realizará nos dias 14, 15 e 16 de outubro o 13° ECC de 1ª etapa, cujo tema será: “com nossas famílias, celebramos a liturgia da vida, por uma nova criação”
Nossos trabalhos de preparação já se iniciaram e eu e Rose fomos convidados para prestar nossa contribuição em um das equipes. Para nós é uma honra muito grande estar participando mais uma vez, pois estamos conscientes da importância de trazer mais casais para nossa messe.
Falar do ECC é falar de uma parte das nossas vidas, é estarmos em sintonia com as palavras do seu fundador, o Padre Alfonso Pastore, que transcrevo a seguir:
"Deus quis a igreja formada de homens e por homens sobre o influxo do Espírito Santo.
  Aqui está a magnitude de Deus e a dificuldade do homem.
   O homem quer dominar - Deus é inspiração.
   O homem quer tudo organizado - Deus é vida.
   O homem quer leis - Deus é amor.
A união, a divisão ou a imposição de uma dimensão é sempre a grande problemática da Igreja.
Confiar no Espírito Santo do senhor é um desafio.
O mundo tecnocrata é o mundo dos planos de marketing, das prioridades onde o Espírito está aniquilado ou não tem espaço.
A irmã pobreza é a dependência total da Providência e o seu testemunho.
Ao chegar às mãos dos senhores Bispos, dos colegas vigários de Paróquias, dos casais (Arqui)Diocesanos, o ECC que seja visto como esforço ingente que surgiu das bases, um apelo de todos os recantos do Brasil, mas que ninguém se utilize  dele como norma para sufocar o espírito que se manifesta na própria humanidade. Sirva isto sim, para discernir onde está a vaidade humana e pela força da oração eliminá-la para que volte o ECC à simplicidade, pobreza, oração, doação gratuita e alegria que é fruto do amor de deus no coração e na vida do casal.
A dimensão da luta contra as estruturas injustas e o amor às pessoas, os casais o conseguiram na reflexão da Palavra, no estudo dos documentos da igreja, na partilha de testemunhos e no silêncio da escuta.
Neste campo tão necessário para que se torne possível o mínimo de condições de vida de uma parcela ponderável de casais é necessário seguir a pedagogia de Deus.
O ECC é algo incorporado a Vida da Igreja, a ela cabe alimentá-lo, podá-lo e difundi-lo.
Com amor fraterno e imensa gratidão."
Ter os casais participando dos trabalhos pastorais era o desejo maior do padre Alfonso. Na verdade o que o incomodava era ver apenas as mulheres na batalha, algo ainda muito comum. Ao idealizar o ECC, queria ele trazer os homens para que junto de suas mulheres e filhos pudessem evangelizar suas famílias e se preparar para evangelizar as outras famílias afastadas da nossa igreja.
Muitas famílias estão longe de Deus, e esta é uma grande oportunidade para que elas façam um verdadeiro encontro com Jesus. É o pontapé inicial, pois a conversão é  mais demorada, é algo que acontece no dia a dia, nos trabalhos, na reflexão da palavra, tendo a oportunidade de partilhar as experiências com as outras famílias.
Aqui na paróquia Bom Jesus já temos uma bela caminhada do ECC, e com certeza um novo vigor foi dado nos trabalhos, na ajuda nas pastorais. Agora estamos recebemos nossos irmãos da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Caculé, com o objetivo de implantar o ECC naquela paróquia.
No ano passado, eu e minha esposa,  tivemos a oportunidade de acompanhar durante 10 meses um grupo de 07 casais da paróquia citada, fazendo algumas reflexões e os preparando para este momento tão especial de implantação deste movimento na paróquia.
E nós que já somos ECC temos que receber estes novos casais com muito amor, demonstrando que Jesus esta realmente presente em cada família, em cada um dos seus integrantes.
A Igreja católica está realmente precisando de pessoas, de casais que amem sua fé, que possam trabalhar pelo reino de Deus. E nossa contribuição, como família tem que ser maior, pois é de nossas famílias que saem os cidadãos que vão fazer o nosso futuro, tanto na vida civil como na nossa vida espiritual.
E continuemos nos nossos preparativos rumo ao 13° ECC. Que Deus esteja sempre presente.

2 comentários:

  1. Olá! Muito bom, todo trabalho em prol das familias é edificante e necessário! Parabéns pelo seu blog.
    Ando com dificuldades de fazer postagens, devido a criticas destrutivas que venho recebendo por parte daqueles que ao invés de ajudar só dão idéias e criticam. Perdi um pouco da motivação que tinha, em breve deixarei a coordenação da pascom e consequentemente deixarei de postar neste blog. Mas por enquanto vamos trabalhar, afinal o Evangelho de hoje diz:
    Quem trabalha para o Reino de Deus, deve fazê-lo por amor.
    E quando alguém faz por amor não se interessa pela recompensa...
    pelos elogios... pelo pagamento...
    A fidelidade ao Senhor já é uma recompensa....
    Sem dúvida, Deus nos dá muito mais que merecemos.
    Bom domingo, na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo Manoel! Vim fazer uma visitinha e como sempre, apreciar as suas ótimas psotagens!
    Que a luz de Deus brilhe sempre sobre você e a sua família!
    Abraços fraternos,
    Angela

    ResponderExcluir