sábado, 4 de fevereiro de 2012

DECÁLOGO DO CATEQUISTA

Costumo visitar alguns blogs de catequistas lá das terras de Portugal, e por sinal, acho que eles são muito dedicados a catequese. Foi por lá que encontrei este decálogo do catequista e resolvi postar para que todos possam conhecer e praticar estes ensinamentos, baseados em textos bíblicos. A forma de escrever é bem peculiar, pois apesar de falarmos a mesma língua as diferenças existem, mesmo com as tentativas de unificação da língua portuguesa. 

DECÁLOGO DO CATEQUISTA

1 - RESPONDE AO CHAMAMENTO.
Acolhe o convite da comunidade a ser Catequista como um dom e um particular chamamento do Senhor, ama a Igreja e educa os teus irmãos a pertencerem a ela.
Eis a Serva do Senhor, faça-se segundo a vossa Palavra. (Lc 1, 38)

2 - DEIXA-TE EVANGELIZAR
Como Maria, alimenta-te continuamente da Palavra, respeitando sempre a sua característica respeitadora e inovadora, sem cair no extremo intelectual ou devocional.  Sê um autêntico cristão. As tuas palavras terão um novo sabor e uma nova eficácia.
Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática. (Lc 11, 28)

 3 - SEMEIA COM CONFIANÇA.
Trabalha com paixão e dedicação, mas pelo reino. Não procures gratificações pessoais e não pretendas de imediato os frutos do grupo. Não desanimes com as dificuldades, confia no Espírito do Senhor, e verás as grandes obras que Deus fará através de ti.
E estou convosco todos os dias até ao fim dos tempos (Mt 28,20)

4 - ORIENTA TUDO E TODOS PARA CRISTO.
Ama intensamente as pessoas que a comunidade te confia. Interessa-te pelas suas vidas, põe-te ao serviço, reza por elas. Mas não prendas a ti mesmo esses irmãos. Assim educarás para a liberdade de Espírito.
É Cristo que deve crescer e eu diminuir. (Jo 3, 30)

5 - EDUCA AMANDO
Privilegia o mandamento do amor e a vida do grupo. Cria as condições onde cada um possa valorizar os dons recebidos do Espírito para o bem de todos. Preocupa-te, sobretudo com os outros, verás que receberás mais do que dás.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. (Jo 15, 12)

6 - ADAPTA O MÉTODO DE JESUS
Prepara-te adequadamente para o ministério, vivendo-o responsavelmente antes, durante e depois do encontro de Catequese. Orienta tudo para a Eucaristia e contribuirás para formar cristãos maduros.
Todo o que é instruído acerca do Reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira coisas novas e velhas do seu tesouro (Mt 13, 52)

7 - EDIFICA SOBRE O FUNDAMENTO JUSTO
Aprende a viver a Palavra e o Catecismo, a Liturgia e a Caridade, a história da Igreja e todos os acontecimentos da humanidade, a tua experiência pessoal e a situação do grupo que animas. Transmitirás a paixão pela verdade!
Se permanecerdes na verdade sereis verdadeiramente meus discípulos. (Jo 8, 31)

8 - APRENDE O EQUILIBRIO
Estabelece um equilíbrio entre o ministério catequético e a tua vida pessoal, familiar, social e eclesial. Assim não cairás em exageros ou em reducionismos, darás um testemunho verdadeiro.
O Senhor disse-me: Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito te confiarei (Mt 25, 21)

9 - AJUDA E DEIXA-TE AJUDAR
Insere-te cordialmente no grupo de Catequistas da tua comunidade paroquial e diocesana. Valoriza a experiência dos outros, oferece humildemente os teus contributos e experimentarás a alegria da comunhão.
Que eles sejam um, como Tu e eu ao Pai somos um (Jo17, 21)

10 - INTEGRA FÉ E VIDA
Vive os Sacramentos, não como metas conclusivas, mas como etapas de um itinerário que dura toda a vida. Comunica o Amor ao Deus de Jesus Cristo, o desejo da procura, a paixão pelo homem e farás um grande serviço ao mundo.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10)






Um comentário:

  1. Muito bom esse decálogo do catequista...
    Tenha um abençoado fim de semana!

    ResponderExcluir