quinta-feira, 19 de maio de 2011

Catequese orante ao redor da mesa

Recebemos da nossa coordenação a indicação dos livros que usaremos como referência para os nossos encontros na catequese: Mesa do pão (A) - Iniciação à eucaristia  - livro do catequizando, volumes 1 e 2 Leomar Brustoli. Assim que adquiri os livros percebi que usariamos um método totalmente diferente daquele que estavamos usando, claro que a proposta é muito bonita, mas algumas dúvidas comeceram a surgir, principalmente porque estamos com alguns problemas tais como a falta de um espaço próprio para a catequese e outros. 
Segue abaixo um resumo desta nova proposta:
ROTEIRO PARA A LEITURA ORANTE DA BÍBLIA NA CATEQUESE


1   Iniciar o encontro com boa acolhida. Dar tempo para chegar, falar um pouco, se acomodar! É importante acalmar a mente e o coração para começar. Para isso não basta dizer “silêncio”.
2  Se possível colocar uma música de fundo.
3   Escolhe-se um texto bíblico. É preciso selecionar bem, preferencialmente textos curtos (narrativo ou parábolas).
4   PREPARAR O AMBIENTE (MESA DA PALAVRA: TOALHA, PANO COM A COR LITÚRGICA DO DIA, FLORES NATURAIS, VELA, BÍBLIA, ÁGUA BENTA, CRUZ OU IMAGEM OU GRAVURA DE JESUS CRISTO.)
5    Sinal da cruz (pode-se usar água benta E SER CANTADO). (Ao redor da mesa da Palavra)
6   Canto de aclamação à Palavra e acendimento da vela.
7   Um catequizando lê a Palavra.
8   Outro catequizando lê novamente.
9  A catequista faz uma terceira leitura destacando alguns pontos e expressões.
10. Beijar a Bíblia como gesto de veneração e amor à Palavra proclamada.
11. Reconstruir o texto com a participação de todos, lembrando os cenários, as personagens, as falas mais significativos.
12  Voltar para a mesa, sentar. Cada um pode dizer a parte do texto:
palavra, frase ou gesto que mais lhe chamou atenção (nesse momento não haja a preocupação de que se explique o porquê, apenas sejam feitas as citações livremente).
13. O catequista explica o contexto da passagem e trabalha alguns Versículos selecionados para explicar o significado do texto. 
14. Atualizar o texto bíblico: através de alguma imagem de revista ou de algum outro recurso visual, demonstrar como o texto se aplica aos nossos dias, como ele pode iluminar o nosso cotidiano.
 15. Propor uma atividade (dinâmica de grupo ou arte) como fixação do tema desenvolvido no encontro (aqui tenha-se o cuidado de evitar atividades de estilo escolar: redações, exercícios escritos, leituras, etc.)
 16. Dedicar um tempo apropriado, sem apressar-se, para oração sobre o tema desenvolvido.
 Pode ser ao redor do ambão (mesa da Palavra) ou na Igreja.
Importante é não fazer o momento de oração com o grupo sentado e sem motivações.
 17. Distribuir tarefas para o próximo encontro: leituras, quem traz flores, quem prepara o símbolo, imagens, músicas, etc...




Nenhum comentário:

Postar um comentário