segunda-feira, 30 de maio de 2011

Filhos, por que tê-los?

Os filhos são o dom mais excelente do Matrimônio e constituem um benefício máximo para os próprios pais
Vitor Hugo disse que "Um lar sem filhos é como uma colméia sem abelhas"; acaba ficando sem a doçura do mel.

Certa vez, o Papa Paulo VI declarou que: "A dualidade de sexos foi querida por Deus, para que o homem e a mulher, juntos, fossem a imagem de Deus, e, como Ele, nascente da vida". Isto é, doando a vida, o casal humano se torna semelhante a Deus Criador. Pode haver missão mais nobre e digna do que esta na face da terra?

Alguém afirmou, certa vez, com muita razão, que "A primeira vitória de um homem foi ter nascido". Nada é tão grande e valioso neste mundo como o homem. A Igreja ensina que "Ele é a única criatura que Deus quis por si mesma" (GS,24). O Papa João Paulo II afirmou certa vez: "A Igreja quer manter-se livre diante dos sistemas opostos para optar só pelo homem". E "O homem é a via da Igreja".

O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que o amor do casal é criador, por vontade de Deus:
"A fecundidade é um dom, um fim do matrimônio, porque o amor conjugal tende a ser fecundo. O filho não vem de fora acrescentar-se ao amor mútuo dos esposos; surge no próprio âmago dessa doação mútua, da qual é fruto e realização. A Igreja ‘está ao lado da vida’, e ensina que qualquer ato matrimonial deve estar aberto à transmissão da vida" (CIC, 2366 ).

E o Catecismo ensina que o casal é chamado a participar do poder criador de Deus e de sua paternidade: "Chamados a dar a vida, os esposos participam do poder criador e da paternidade de Deus. Os cônjuges sabem que, no ofício de transmitir a vida e de educar – o qual deve ser considerado como missão própria deles – são cooperadores do amor de Deus criador" (CIC, 2367).

Ao falar do "dom do filho", o Catecismo também afirma:
"A Sagrada Escritura e a prática tradicional da Igreja vêem nas famílias numerosas um sinal da bênção divina e da generosidade dos pais" (CIC, 2373; GS, 50,2). E conclui: "Os filhos são o dom mais excelente do Matrimônio e constituem um benefício máximo para os próprios pais" (CIC, 2378).

Será que acreditamos de fato nessas palavras da Igreja? Ou será que "escapamos pela tangente"?

Temos de reconhecer que se estabeleceu também entre nós católicos uma cultura "antinatalista". Hoje impera a enganosa mentalidade de "quanto menos filhos melhor"; e o mundo já está pagando caro por este erro. Todos os países da Europa estão com a taxa de natalidade abaixo do mínimo necessário para se manter o número de habitantes. E os governos lançam incentivos para os casais se reproduzirem porque a população envelhece...

Por outro lado, a Igreja sempre ensinou o valor incomensurável da vida. O Salmo 126 diz: "Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas". E "Feliz o homem que assim encheu sua aljava (...)" (Sl 126, 3-5).

Acreditamos ainda nessas palavras?

O amor é essencialmente dom. São Tomás de Aquino dizia que "O bem é difusivo" (Suma Teológica, I, q. 5, a.4, ad 1). Em outras palavras: ou o amor se doa ou então morre. E, para o casal, a maior doação é a da vida do filho. Quanto mais o amor do casal se multiplica, mais cresce o seu amor.

Santo Irineu (†202) resumia em poucas palavras toda a grandeza do homem: "O homem vivo é a glória de Deus" (Contra as heresias IV, 20,7).

O Papa João Paulo II declarou na Exortação Apostólica Familiaris Consortio” (FC) que: "A tarefa fundamental da família é o serviço à vida. É realizar, através da história, a bênção originária do Criador, transmitindo a imagem divina pela geração de homem a homem. Fecundidade é o fruto e o sinal do amor conjugal, o testemunho vivo da plena doação recíproca dos esposos" (FC, 28).

“O amor conjugal deve ser plenamente humano, exclusivo e aberto à nova vida” (Gaudium et Spes (GS),50; Humanae vitae (HV),11; FC,29).

O mesmo Sumo Pontífice afirmou ainda: "Alguns se perguntam se viver é bom ou se não teria sido melhor nem sequer ter nascido. Duvidam, portanto, da liceidade de chamar outros à vida, que talvez amaldiçoarão a sua existência num mundo cruel, cujos temores nem sequer são previsíveis. Outros pensam que são os únicos destinatários da técnica e excluem os demais, impondo-lhes meios contraceptivos ou técnicas ainda piores. Nasceu assim uma mentalidade contra a vida (anti-life mentality), como emerge de muitas questões atuais: pense-se, por exemplo, num certo pânico derivado dos estudos dos ecólogos e dos futurólogos sobre a demografia, que exageram, às vezes, o perigo do incremento demográfico para a qualidade da vida. Mas a Igreja crê firmemente que a vida humana, mesmo se débil e com sofrimento, é sempre um esplêndido dom do Deus da bondade. Contra o pessimismo e o egoísmo que obscurecem o mundo, a Igreja está do lado da vida" (FC, 30).

Muitos têm medo de não educar bem os filhos; mas, com Deus, é possível educá-los; basta que o casal se ame, crie um lar saudável e viva para os filhos, com todas as suas forças e com toda dedicação. O resto, Deus fará. Faça do seu filho um Homem... Isso basta.

Há hoje uma mentira muito difundida de que a limitação da natalidade é o remédio necessário e "indispensável" para sanar todos os males da humanidade. Não é verdade que o desenvolvimento depende do controle da natalidade; se fosse verdade a China não cresceria tanto.

Não há civilização que possa se sustentar sobre uma falsa ética, que destrói o ser humano ou que "impede o seu existir". É ilógico, desumano e contra a Lei de Deus afirmar que para salvar a humanidade seja necessário sacrificá-la em parte.

O renomado historiador francês, e professor da Universidade de Sorbonne, Pierre Chaunu, na entrevista que deu à revista VEJA, de 11.07.84, sob o título "A Caminho do Desastre", declarava que "Estamos no limiar de um mundo de velhos" e que a humanidade corre o risco de ver a "implosão da espécie humana".

O relatório intitulado "Estado da População Mundial", em 1987, da ONU, afirmou: "Depois da revolução verde, da biotecnologia, não se duvida mais que haja condições para acabar com a fome no mundo" (Folha de São Paulo, 15/06/87). E afirmou também: "Há 453 milhões de toneladas de trigo, arroz e grãos estocados em todo o mundo, e os agricultores dos Estados Unidos e da Europa Ocidental são pagos para não produzir". Não há falta de meios para a humanidade existir, falta sim amor.

É urgente resgatar entre os casais cristãos o valor do filho e da prole como uma "bênção de Deus", o que só se pode rejeitar por razões sérias; jamais por comodismo, medo ou egoísmo. Os casais cristãos estão devendo ao mundo uma resposta sobre esta questão; afinal, o maior de todos os valores é a vida. E não há trabalho mais digno e sublime do que gerar e bem educar seres humanos, os filhos de Deus.

De que o nosso mundo hoje mais precisa é de homens e mulheres com vocação autêntica para pais e mães. Chega de crianças “órfãs” de pais e mães vivos!

Deus não nos pede nada além de nossas forças: "O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem de fora de teu alcance (...) Mas esta palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração: e tu a podes cumprir" (Dt 30, 11-14).

Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário