domingo, 1 de maio de 2011

Iniciando maio, mês de Maria


Hoje esta iniciando o mês dedicado a Maria e vamos falar muito sobre ela.  E adaptando a idéia de Gilda Carvalho (http://www.oarcanjo.net), começaremos com algumas orações dedicadas à mãe de Deus. 
AVE MARIA
A mais popular dentre as orações marianas, a Ave Maria tem o seu texto dividido em três partes: a primeira corresponde à saudação do anjo Gabriel à Maria, por ocasião da Anunciação de Jesus. A segunda traduz a saudação de Isabel, quando visitada por Nossa Senhora. E a última, acrescentada pela Igreja, como forma de afirmação da devoção mariana.

 SALVE RAINHA
A Salve Rainha faz parte do Rosário, rezada ao final de cada Terço. É uma saudação a Maria e, ao mesmo tempo, uma entrega da nossa vida à misericórdia da Mãe de Deus.



 ANGELUS
A hora do Angelus – ou A hora da Ave Maria – consiste na recitação de três Aves Marias intercaladas por versículos do Evangelho que relembram a encarnação de Jesus. Em 1456, o papa Calisto III ordenou que os sinos das igrejas tocassem três vezes ao dia – ao amanhecer, ao meio-dia e às seis da tarde – exortando os cristãos a rezarem o Angelus como forma de pedir a intercessão à Virgem.
- O anjo do Senhor anunciou à Maria.
- E ela concebeu por obra do Espírito Santo
Ave Maria…
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria
- E o verbo se fez homem
- E habitou entre nós
Ave Maria…
CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
No Batismo somos ungidos pelo Espírito Santo e recebemos o sinal de que somos filhos de Deus. A Consagração à Nossa Senhora, normalmente feita junto com o Batismo, tem o significado de entregar à Mãe de Deus aquilo que de mais preciso possuímos: a nossa própria vida. A consagração é um ato de certeza de que Maria cuidará de nós tal como cuidou de Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário