segunda-feira, 27 de junho de 2011

“A MAIS BRASILEIRA DAS FESTAS”

Estou de volta depois de alguns dias fora aproveitando o feriado de Corpus Christi e o São João. Aproveitei para visitar minha terra natal, Caculé. Lá ainda tentamos cultivar as boas tradições das festas juninas e também celebramos o Corpus Christi, só que este ano por determinação da nossa diocese essa festa aconteceu uma semana antes.
Realmente, a festa de São João é a mais brasileira de todas. Claro que historicamente alguns fatos determinam que exista uma parte até mesma profana e licenciosa (leia: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/pula-a-fogueira-joao), mas nossa cultura não pode deixar se influenciar e nós como família temos que passar aos nossos filhos esta idéia bonita de celebramos o nascimento de São João não só com fogueiras, fogos de artifício, comidas e bebidas típicas, quadrilhas, mas lembrando sempre daquele que lutou pela nossa conversão, e nas palavras do Padre Gilvan que celebrou a missa da festa do nosso querido santo, ele lutou contra tudo aquilo que ainda hoje nos leva a esquecer do nosso batismo, a falta de amor, de moralidade, de ética. 
Segundo contam era costume, sempre que nascia uma criança, acender a fogueira. A luz irradiando desta fogueira simbolizava a esperança em uma nova vida que nascia. Acho que ainda hoje cada criança que nasce demonstra que Deus anda nos ama e acredita que podemos ser pessoas melhores. É a esperança, como já dizia um autor desconhecido: "Cada criança que nasce no mundo, traz consigo a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança no homem."
É, e por esses dias, podemos além de desfrutar do convívio com pessoas queridas, visitar a praça da cidade toda enfeitada homenageando o nosso grande cantor e compositor Morais Moreira, figura ilustre que estudou no nosso Colégio Norberto Fernandes, onde tive a oportunidade de fazer o curso de Magistério.
E como sempre a religiosidade do povo nordestino falou mais alto, pois uma quadrilha fez uma homenagem ao homem do sertão, mostrando sua fé, não só no Santo homenageado, como na Nossa mãe Maria.





Um comentário:

  1. Olá Manoel! Que bom poder estar visitando mais uma vez o seu BLOG. Estive com problemas na conexão da internet e por isso fiquei ausente esses dias. Madrugada muito fria em Guarapuava, temperatura abaixo de zero, mas o seu blog é muito caloroso e hospedeiro. Parabéns!!!! Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir