quinta-feira, 2 de junho de 2011

TEMA: DEUS NOS PERDOA SEMPRE

1 – ACOLHIDA
Já aprendemos que Deus nos criou a sua imagem e semelhança, mas que por amor nos deixou livres, deu-nos a Liberdade de escolha, O LIVRE ARBITRIO, para amá-lo ou não. Deus não obriga, Ele que ser amado, como nos ama.  Estamos sempre buscando a perfeição, mas só seremos perfeitos e completos se estivermos próximos do nosso criador. Quanto mais estivermos longe de Deus, sentiremos um vazio muito grande dentro de nós, e quanto mais estivermos perto de Deus, sentiremos a felicidade plena e um alegria muito grande.
2- Oração Inicial: Vamos pedir ao Senhor Jesus que nos indique o caminho para estarmos mais perto dele e de Deus. E que o Espírito Santo seja derramado sobre nós e nos ilumine e inspire para que possamos estar sempre perdoando aqueles que nos ofendeu. Amém.
3 - A PALAVRA DE DEUS
Canto de aclamação: Tua palavra é luz no meu caminho, luz no meu caminho, tua palavra é...
Evangelho Mateus 9, 1-8
. — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

APRESENTARAM JESUS A UM PARALÍTICO
Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
OS TEUS PECADOS SERÃO PERDOADOS
3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
Quem pode perdoar senão Deus?

6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 


Jesus cura o paralítico

 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

4 - Entendendo o texto:
1 - Onde entrou Jesus e para onde ele foi?
2 - Quem foi apresentado a Jesus e onde ele estava?
3 - O que Jesus viu naquele povo?
4 - Qual a frase dita por Jesus ao paralítico?
5 - Os mestres da lei (escribas) pensaram o que?
6 - Jesus conhecendo os pensamentos dos mestres da lei o que respondeu?
7 - Qual o milagre que acontece neste evangelho?
8 - Depois que o paralítico levantou o que a multidão fez?

5 - REFLEXÃO DO CATEQUISTA:
“o pecado paralisa o homem”
Deus quer salvar o seu povo e nos mandou Jesus que veio curar a nossa paralisia, a nossa indisposição para enfrentar as dificuldades da nossa vida. Jesus curou aquele paralítico perdoando-lhe os pecados, pois o pecado é quem nos paralisa e nos faz enfermo. No entanto, Jesus já nos libertou do pecado para que possamos viver uma vida harmoniosa com o Pai, conosco mesmo e com aqueles que são da nossa convivência. Jesus ainda é, presentemente, Aquele que tem poder para curar, salvar e libertar, todavia, Ele hoje quer atravessar as ruas e cidades levado por nós a fim de ser apresentado aos que, paralisados pelo pecado, estão acomodados na sua vidinha vazia, por isso, se tornaram desiludidos e sem esperança. Depois de perdoar seus pecados e de curá-lo Jesus recomendou ao paralítico: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Por que para casa? Porque é na nossa casa, na nossa família que nós temos que experimentar primeiro a vida nova que Jesus veio nos dar. Dentro de casa é que começa a obra de Salvação que o Senhor preparou para nós. É lá que fazemos o primeiro teste nos nossos relacionamentos. É lá que nós começamos a viver o reino dos céus aqui na terra, quando aprendemos a perdoar, a compreender, a partilhar, a dialogar e, principalmente, a exercitar a oração em comum e regar a nossa fé. A nossa fé também será como uma maca que servirá de meio de transporte para os que precisam ser curados por Jesus. Reflita – Quem é você hoje: o paralítico ou o amigo do paralítico? – Qual é a sua paralisia? – Ela é conseqüência de algum pecado de estimação, de algum vício, de algum mau hábito. – Você tem apresentado a Jesus alguém que precisa de cura? – Como são os seus relacionamentos em casa?
6 -  Que é pecado?
Para que haja pecado, é preciso considerar três aspectos
      A pessoa deve saber que sua atitude é prejudicial;
      A pessoa, mesmo sabendo que é prejudicial, deseja praticar o mal;
      A pessoa, livremente decide praticar o mal.
PECADO: pecamos quando estamos prejudicando, queremos pecar e livremente praticamos o pecado.
Há pecados graves e leves e de diferentes modos eles vão nos afastando de Deus. Aqueles que pecam estão escolhendo afastar-se do nosso pai e criador, e acabam se tornando pessoas tristes, solitárias, e sem sentido para viver.
Se você realmente ama como Jesus nos ensinou, dificilmente pecará. Veja algumas frases de Jesus e perceba se vocês estão praticando os ensinamentos deles ou estão pecando:
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI.
PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS ASSIM NOS NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO
CADA VEZ QUE FIZESTES ISSO A UM DOS PEQUENINOS, FOI A MIM QUE O FIZESTES.
NÃO HÁ MAIOR AMOR DO QUE DAR A VIDA PELOS AMIGOS.
PAI, PERDOA-LHES, PORQUE NÃO SABEM O QUE FAZEM.
PERDOAR SETENTA VEZES SETE (PERDOAR SEMPRE)
7 - ATIVIDADE: DINÂMICA
BOLA CHEIA E BOLA MURCHA
Objetivos:
*Trazer a cada catequizando uma reflexão sobre si e suas ações cotidianas durante a semana;
*Valorizar as atitudes positivas diante do próximo, possibilitando que cada um reconheça sua importância para a vida do irmão, fazendo o bem sem olhar a quem;
*Incentivar a atitude de perdão e compreensão diante do outro, a partir do reconhecimento que se pode melhorar sempre.
Materiais:
- Bexigas (o ideal são duas bexigas por pessoa, mas leve uma quantidade superior nunca se sabe se alguma está furada, vai estourar, etc) ;
- Adesivo para identificar as bexigas com o nome dos catequizandos (só as bolas murchas);
- Bolas cheias ou murchas pra decorar o ambiente (opcional).
- Pedaços de papel e canetas para os catequizandos;
- Aparelho de cd com música de fundo (minha sugestão é que seja uma música instrumental).
Desenvolvimento:
Durante um momento de oração/reflexão, convide os catequizandos a pensarem em algo bom que fizeram durante a semana. Proporcione a eles a reflexão sobre a importância de ajudar e amar ao próximo mesmo em atitudes corriqueiras, em uma palavra de carinho, em atenção. Tente nesse momento resgatar a importância dele para o outro, valorizando as atitudes positivas que este tem, mesmo que não sejam reconhecidas, mas que o fizeram se sentir bem ao realizar.
Entregue dois pedaços de papel e peça para que resumidamente cada catequizando escreva o que fez de bom em um dos papéis.
Entregue uma bexiga e peça que coloquem o que escreveram dentro e a encham, amarrando-a ao final.
A seguir leve a turma a refletir sobre alguma atitude que não foi legal. Algo que o catequizando fez durante a semana que prejudicou ou magoou alguém. Alguma palavra, atitude ou até mesmo omissão diante de algum fato. É interessante aproveitar esse momento para encaminhá-los a atitude de reconhecimento e perdão, de procurar o outro (se possível) e abrir-lhe o coração.
Solicite que cada um escreva no outro pedaço de papel a atitude que não foi correta e coloque-o dentro da bexiga, amarrando-a e identificando-a com um adesivo, mas sem enchê-la. Assim, cada um vai ficar com uma "bola cheia" e uma "bola murcha".
Espontaneamente peça que os catequizandos falem de suas "bolas cheias" e partilhe suas atitudes positivas durante a semana. Depois que todos contarem a "bola cheia", peça que cada um fale sobre sua "bola murcha", mas não pressione os que não querem falar.
Em seguida recolha as bolas murchas e guarde-as num envelope ou sacola, sempre trazendo pra turma a reflexão de quem ainda há tempo de mudar muitas atitudes incoerentes com o perdão.
Deixe as bolas cheias espalhadas pela sala e ao final do encontro, termine pedindo que cada um estoure sua bola representando a alegria partilhada com a sua atitude "bola cheia".
As "bolas murchas" recolhidas, deverão ser entregues na semana seguinte, para que a turma faça uma reflexão sobre o que mudou, se conseguiram superar o "erro" se puderam desculpar-se, perdoar ou pedir perdão.

8 - COMPROMISSO: Vamos memorizar o ato de contrição
Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo o coração de todo o mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, Meu Deus e sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo, firmemente, ajudado por vossa graça fazer penitência, não mais pecar e fugir às ocasiões de pecado. Senhor, tende piedade de mim, Pelos méritos da paixão de nosso Salvador, Jesus Cristo. Amém.


9 - ORAÇÃO FINAL: Vamos agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui e aprender que o pecado nos afasta dele, e sabendo disso, vamos procurar não pecar, fazendo sempre a sua vontade e fugindo de tantas tentações que o mundo nos oferece. Que nossos corações sejam realmente transformados. Amém

2 comentários:

  1. Parabéns gostei da estrutura do encontro e a sugestão dos bolas.

    ResponderExcluir
  2. Adoreia a reflexão e a sugestão das bolas. Obrigada por partilhar

    ResponderExcluir