quinta-feira, 21 de julho de 2011

ENCONTRO: A CONFIANÇA EM DEUS

PREPARANDO O AMBIENTE:
Providencie recortes de figuras de pessoas em ações solidárias ou que dedicaram sua vida para a promoção da justiça. Espelhe-os no chão, formando um caminho – desde a porta de entrada até o centro da sala -, de modo que os catequizandos os observem pelas laterais, no final, ou seja, no centro, coloque a Bíblia aberta.
1 – ACOLHIDA

Recordar os fatos da semana, saber de alguma novidade no grupo, perguntar quem já memorizou a ato de contrição.
DINÂMICA DAS FLORES
A dinâmica consiste em promover um momento de confraternização entre os catequizandos.
Providencie um cartãzinho com a imagem das seguintes flores: orquídea, margarida, rosa, e girassol. Esses cartõezinhos deverão ser entregues aos catequizandos na chegada ao encontro.
Duas pessoas deverão ler a mensagem abaixo (como um jogral). Pedir aos catequizandos que estejam atentos à leitura.
1 – Dentre as obras da criação de nosso Deus destacamos as flores. As flores fazem parte da lembrança de bons momentos e das principais celebrações da vida. Elas têm o poder de transformar um dia comum em uma data especial, um ambiente simples em aconchegante e um momento qualquer em inesquecível.
2 - Gostaríamos de destacar nesse momento as ORQUÍDEAS. Elas são um demonstrativo do amor do Pai celestial, trazendo a lembrança da beleza, perfeição e pureza espiritual. Ao pensarmos na beleza das orquídeas, lembramos da beleza de cada irmão aqui presente neste enconro. Sabemos que nos tornamos mais bonitos quando estamos felizes e sorridentes. Se você tem o cartão com a imagem de uma orquídea, coloque-se de pé e distribua sorrisos aos que estão ao seu redor.
3 – Dentre as tantas flores, gostaríamos de falar agora da MARGARIDA. Sempre tão delicada, nos remete à lembrança da inocência e do amor leal. Ao criá-la, nosso bom Deus nos deu a oportunidade de trazer a cada um de nós o sentimento de lealdade ao nosso irmão. Se você tem o cartão com a imagem de uma margarida, coloque-se de pé e demonstre seu sentimento de lealdade apertando a mão dos que estão ao seu redor.
4 – Continuando com nossas flores, ressaltamos agora a beleza irradiante do GIRASSOL. Sua cor forte nos faz lembrar do Sol com toda a sua glória e altivez, esboçando o cuidado infinito do Pai Eterno por nós. Dentro de suas pétalas cabe muita alegria. Se você tem o cartão com a imagem de um girassol, coloque-se de pé e demonstre sua alegria distribuindo abraços aos que estão ao seu redor.
5 – As ROSAS são as flores que mais atraem pela sua beleza. Elas podem ter diversas cores, e cada cor transmite um sentimento, seja este de amizade, paz, encanto, admiração, gratidão, carinho e amor. Quando penso nas rosas, penso no amor de Deus por nós. Esse amor demonstra cuidado, zelo e sacrifício por cada um de nós. Se você tem o cartão com a imagem de uma rosa, coloque-se de pé e demonstre seu amor ao próximo distribuindo beijos aos que estão ao seu redor.
6 – Através das flores pudemos expressar nossos sentimentos aos nossos irmãos. Deus se alegra quando nos confraternizamos e estamos unidos em seu nome.
2 – ORAÇÃO INICIAL
Senhor Jesus, estamos cada vez mais empenhados em aprender sua palavra e nos fortalecer para a nossa vida diária. Abra nossos corações e nossas mentes para que possamos entender tudo aquilo que nos ensina para que busquemos  o  reino de Deus. Amém.
3 – NOSSA REALIDADE.
Algum de vocês sabe o que é um reino. A palavra reino nos lembra rei, rainhas, príncipes e princesas. Existem países onde existem reis? Alguém sabe citar algum?
Será que o reino de Deus é igual a estes reinos que encontramos no nosso mundo?
4 – ACLAMAÇÃO DA PALAVRA
Canto: BUSCAI PRIMEIRO O REINO DE DEUS E A SUA JUSTIÇA. E TUDO MAIS VOS SERÁ ACRESCENTADO. ALELUIA! ALELUIA!
NEM SÓ DE PÃO O HOMEM VIVERÁ, MAS DE TODA PALAVRA QUE PROCEDE DA BOCA DE DEUS. ALELUIA! ALELUIA!
Evangelho: Mateus 6, 25-34
“Por isso, eu vos digo: não vivais preocupados com o que comer ou beber, quanto à vossa vida; nem com o que vestir, quanto ao vosso corpo. Afinal, a vida não é mais que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? Olhai os pássaros do céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta. Será que vós não valeis mais do que eles? Quem de vós pode, com sua preocupação, acrescentar um só dia à duração de sua vida? E por que ficar tão preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo. Não trabalham, nem fiam. No entanto, eu vos digo, nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um só dentre eles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje está aí e amanhã é lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, gente fraca de fé? Portanto, não vivais preocupados, dizendo: ‘Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?’ Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas. Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação! A cada dia basta o seu mal. (Mt 6, 24-34)
 RECONSTRUÇÃO DO TEXTO
a) Para Jesus, não é preciso preocupar-se com o quê?
b) que vale mais para Jesus?
c) Quais as compareões que Jesus faz com a natureza?
d) quem cuida do sustento e da beleza de tudo o que existe?
e) que é preciso buscar em primeiro lugar?

Mateus 6,25: Jesus critica a preocupação demasiada com comida e roupa
Esta crítica de Jesus até hoje provoca muito espanto no povo, pois a grande preocupação de todo pai e mãe de família é com comida e roupa para os filhos. O motivo da crítica é que a vida vale mais do que comida e o corpo vale mais do que a roupa. Para esclarecer sua crítica Jesus traz duas parábolas: dos passarinhos e das flores.
* Mateus 6,26-27: A parábola dos passarinhos: a vida vale mais que a comida
Jesus manda olhar os passarinhos. Não semeiam, não têm armazém, e no entanto sempre têm o que comer, porque o Pai do céu os alimenta. “E vocês valem mais que os passarinhos!” O que Jesus critica é quando a preocupação pela comida ocupa todo o horizonte da vida das pessoas, não deixando mais espaço para se experimentar e saborear a gratuidade da fraternidade e da pertença ao Pai. Por isso, criminoso é o sistema neo-liberal que obriga a grande maioria das pessoas a viverem 24 horas por dia preocupadas com comida e roupa, e que provoca na outra pequena minoria rica uma ânsia de comprar e de consumir a ponto de não deixar mais espaço para outra coisa. Jesus diz que a vida vale mais do que os bens de consumo! O sistema neoliberal impede a vivência do Reino.
3. Mateus 6,28-30: A parábola dos lírios: o corpo vale mais que a roupa
Jesus manda olhar as flores, os lírios do campo. Com que elegância e beleza Deus as veste! “Ora, se Deus veste assim o capim, quanto mais a vocês, pessoas fracas na fé!” Jesus coloca um lembrete nas coisas da natureza, para que, vendo as flores e o capim, a gente se lembre da missão que temos de lutar pelo Reino e de criar uma convivência nova que possa garantir comida e roupa para todos.
* Mateus 6,31-32: Não ser como os pagãos
Jesus retoma a crítica contra a preocupação demasiada com comida, bebida e roupa. E conclui: “São os pagãos que se preocupam com tudo isso!” Deve haver uma diferença na vida dos que têm fé em Jesus e dos que não tem fé em Jesus. Os que tem fé em Jesus partilham com ele a experiência de gratuidade de Deus como Pai, Abba. Esta experiência da paternidade deve revolucionar a convivência. Deve gerar uma vida comunitária que seja fraterna, semente de nova sociedade.
* Mateus 6,33-34: O Reino em primeiro lugar
Jesus aponta dois critérios: “Buscar primeiro o Reino” e “Não preocupar-se com o dia de amanhã”. Buscar em primeiro lugar o Reino e a sua justiça significa buscar realizar a vontade de Deus e permitir que Deus possa reinar em nossas vidas. A busca de Deus se traduz concretamente na busca de uma convivência fraterna e justa. Onde houver esta preocupação pelo Reino, nascerá uma vida comunitária em que todos viverão como irmãos e irmãs e ninguém mais passará necessidade. Aí não haverá mais preocupação com o dia de amanhã, isto é, não haverá mais preocupação em acumular.
* Buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça

O Reino de Deus deve ser o centro de toda a nossa preocupação. O Reino pede uma convivência, onde não haja acumulação e sim partilha, para que todos possam ter o necessário para viver. O Reino é a nova convivência fraterna, em que cada pessoa se sente responsável pela outra. Esta maneira de ver o Reino ajuda a entender melhor as parábolas dos passarinhos e das flores, pois para Jesus a Providência Divina passa pela organização fraterna. Preocupar-se com o Reino e a sua justiça é o mesmo que preocupar-se em aceitar Deus como Pai e em ser irmão e irmã uns dos outros. Frente ao crescente empobrecimento causado pelo neoliberalismo econômico, a saída concreta que o evangelho nos apresenta e os pobres encontraram para a sua sobrevivência é a solidariedade e a organização.
5 - SÍMBOLO: cartões com flores de diferentes tipos e cores
As flores são instrumentos que louvam a grandeza da criação. A criação é um gesto da iniciativa de Deus. Cada um de nós temos que ser solidários aos nossos irmãos, principalmente com a gratuidade de nossos serviços, pois só assim poderemos construir um mundo mais belo e justo.
6 - ATIVIDADE
Motivar o grupo a observar quanto tempo cada um dedica às coisas de Deus:
Reino: fraternidade, justiça, verdade, caridade, gratuidade
Pessoas fracas na fé: egoísmo, consumismo, vaidades, preguiça, superficialidade.
Quanto tempo você dedica ao esporte, a rezar, ao estudo, a passeios, a conversa ao telefone, a navegar na internet, a dormir, a conversar com os amigos?
7 - COMPROMISSO

Cada um recebe um cartão com flores. A beleza das flores é resultado da criação e do amor de Deus, que é único, mas cada pessoa é muito mais bela que uma flor porque todos somos filhos de Deus. Infelizmente, muita gente esquece isso e vive “fraca na fé”. Vamos levar este cartão para alguém de nossa família e dizer para essa pessoa que ela vale mais que as aves do céu e que as flores do campo, porque é filha de Deus.
8 - ORAÇÃO FINAL.
Senhor, venha a nós o teu reino. Ajuda-nos a sermos solidários, fraternos para que possamos entender que temos que nos libertar da vontade de possuir e ter, gastar e consumir, pois não podemos nos acostumar com a desigualdade existente no nosso mundo. Ensina-nos a  viver na fraternidade e na justiça. Amém
9 - PARA CANTAR E REZAR

Balada Por Um Reino

Composição: Pe. Zezinho
Por causa de um certo reino, estradas eu caminhei
Buscando, sem ter sossego, o reino que eu vislumbrei
Brilhava a Estrela Dalva e eu quase sem dormir,
buscando este certo reino e a lembrança dele a me perseguir!
Por causa daquele reino, mil vezes eu me enganei!
Tomando o caminho errado, errando quando acertei!
Chegava ao cair da tarde, e eu quase sem dormir,
buscando este certo reino e a lembrança dele a me perseguir!
Um filho de carpinteiro que veio de Nazaré,
mostrou-se tão verdadeiro, pôs vida na minha fé
Falava de um novo reino, de flores e de pardais,
de gente arrastando a rede, que eu tive sede da sua paz!
O filho de carpinteiro falava de um mundo irmão;
De um Pai que era companheiro de amor e libertação
Lançou-me um olhar profundo, gelando o meu coração;
Depois me falou do mundo, e me deu o selo da vocação!
Agora quem me conhece, pergunta se eu encontrei
o reino que eu procurava, se é tudo o que eu desejei
E eu digo pensando nele: no meio de vós está
o reino que andais buscando, e quem tem amor compreenderá!
Jesus me ensinou de novo, as coisas que eu aprendi,
por isso eu amei meu povo e o Livro da Vida eu li
E em cada menina moça, em cada moço rapaz,
eu sonho que a minha gente será semente de eterna paz!


2 comentários:

  1. Belíssima essa proposta de encontro.
    Agradeço sua visita e palavras, viu?
    Paz e bênçãos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que encontro lindo!!! Cim certeza entrará para o meu caderninho!!! Parabéns!
    Vim visitar seu cantinho por causa da minha entrada nos catequistas unidos, e me deparei com esse encontro repleto de amor e conteúdo!
    Grande abraço, Lucyanna
    catequistasemeandoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir