quarta-feira, 27 de julho de 2011

FESTA DO PADROEIRO

Esta semana falaremos no nosso encontro da catequese sobre a festa do nosso padroeiro, Bom Jesus, cujo festejos estão iniciando neste dia 28 de julho. 

Nossa paróquia faz parte da Diocese de Caetité, e nosso padroeiro é o Senhor Bom Jesus, festejado no dia 06 de agosto.
A festa do padroeiro é um tempo muito importante para nossa paróquia, pois é a oportunidade que temos de aumentar nossa fé, alimentando nosso espírito e nossa vida, vivendo um tempo de graça.
É o tempo para a comunidade entrar em estado de graça. É onde a comunidade passa os dez dias em profunda oração, reflexão, é o retiro espiritual comunitário.
Um retiro grande onde a cidade sai de sua rotina normal e passa a celebrar o seu protetor, o seu intercessor.
A festa do padroeiro deve ser a festa do encontro. Primeiro do encontro de cada um consigo mesmo: é olhar a vida, refletir nossa consciência, verificar nosso coração. O encontro do Criador com a criatura, é o intercambio, é uma sintonia da terra e do céu. É um encontro consigo mesmo, com Deus e também é um grande encontro social, das famílias, das pessoas, aonde tradicionalmente todos os nossos conterrâneos aqui vem para celebrar o seu padroeiro, rever os amigos, as famílias.
A festa do padroeiro tem duas realidades, duas partes: a parte espiritual, que é essa que nós estamos e a parte social, onde as famílias são convidadas a se encontrar; tem também um grande objetivo: reavivar o nosso espírito.
São Paulo em uma de suas cartas dizia: reavivo o batismo que há em mim. A festa do padroeiro quer ser este momento da nossa fé, do nosso espírito, reavivar o espírito que nós recebemos no batismo. Deve ser uma grande marca espiritual na nossa vida. Se a festa do padroeiro passar por nós e não deixar uma marca espiritual na nossa vida, não valeu à pena celebrar. Ela precisa deixar uma grande marca no meu espírito, no meu coração, porque senão não adianta rezar, tudo é faz de conta. Por isso que em toda festa do padroeiro nós somos convidados a refletir temas, questões que tocam a nossa vida, porque ela precisa envolver toda a cidade, toda a comunidade.
Todos celebram: as instituições, escolas, famílias, porque o encontro de toda cidade é a festa do padroeiro. E ela tem que deixar uma grande marca na nossa vida.
Durante esses dez dias nós refletimos sobre um tema, e este ano será trabalhado o tema da Liturgia, acompanhando as festividades do centenário da nossa diocese; e a cada dia nós refletiremos um sub-temas, falando um   pouco da vida do padroeiro.
Na Igreja, na Paróquia, encontramos é um lugar privilegiado de comunhão. E é nos festejos do nosso padroeiro que podemos com maior profundidade viver esta comunhão.
Estamos todos convidados a partir do dia 28 de julho até o dia 06 de agosto a comparecer na nossa igreja Matriz, a partir das 19h30min, para homenagear nosso padroeiro, participando das novenas, sempre com a celebração da Santa Missa presidida por um padre convidado e no dia da festa teremos a presença do nosso Bispo Ricardo Brusati.
ATIVIDADE SOBRE O SANTO PADROEIRO 
Imagem: catequesenanet.blogspot.com/
Pesquisas: www.catolicosembreves.com.br/2011/01/para-que-serve-festa-do-padroeiro.html
                      comunidadecarp.blogspot.com

Um comentário:

  1. Olá! Por motivo de viajem ao (Muticom-RJ), fazia dias que não visitava o seu blog, porém, fiquei muito feliz ao ver que continua com a qualidade e encanto nos artigos muito bem postados.
    Grande abraço na Paz e no Amor de Cristo,

    Reinaldo

    ResponderExcluir