sexta-feira, 8 de julho de 2011

O MODO DE PROCEDER DE DEUS E A PEDAGOGIA DE JESUS.


A Sagrada Escritura apresenta Deus como educador da nossa fé. E como educador da fé, comunica-se através dos acontecimentos da vida do seu povo. Sua pedagogia parte da realidade das pessoas, acolhendo-as e respeitando-as na originalidade de sua vocação ou interpelando-os a conversão.
No Povo de Deus havia uma forma eficiente de catequese narrativa e celebrativa, que transmitia a fé e os ensinamentos do Senhor de geração em geração, para que o povo pudesse se deixar guiar pelo seu projeto de amor.
A pedagogia catequética tem como modelo, sobretudo, o proceder de Jesus, que, a partir da convivência com as pessoas, deu continuidade ao processo pedagógico do Pai. Levou à plenitude, por meio da sua vida, palavras, sinais e atitudes a Revelação Divina, iniciada no Primeiro Testamento.
A catequese inspira-se nestes traços da PEDAGOGIA DE JESUS: o acolhimento às pessoas, preferencialmente os pobres; o anuncio do Reino de Deus, como a Boa Noticia; o convite amoroso para viver a fé, a esperança e a caridade; o envio dos discípulos para semearem a Palavra; a atenção às necessidades, às situações bem concretas da vida e aos valores próprios do povo; a conversa simples, acessível; a firmeza permanente diante das tentações, buscando força na oração.
Neste capitulo fala também da AÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA EDUCAÇÃO DA FE. O Espírito Santo é o princípio inspirador de toda atividade catequética. Ele é o “Mestre interior” que, no segredo da consciência e do coração, faz compreender as palavras e os gestos salvíficos de Jesus. A catequese estimula e esclarece a experiência e vivencia no Espírito que o catequizando faz na liturgia, no ano litúrgico e na oração cotidiana, como o caminho de crescimento na fé.
Há também uma experiência existencial, pessoal e comunitária de Deus, que é da vida, do coração, da contemplação, da relação consigo, com os outros, com a natureza e com Deus.
O MODO DE PROCEDER DA IGREJA: A catequese olha também para a prática pedagógica da Igreja, que, como mãe e educadora da Fé, procura imitar a pedagogia divina. Todos os fieis cristãos são chamados a transformar o mundo segundo o Evangelho.
A ORIGINALIDADE DA PEDAGOGIA DA FÉ: Seu objetivo é ajudar as pessoas no caminho rumo à maturidade na fé, no amor e na esperança. A fé é um dom de Deus, é uma adesão pessoal a Ele. A Igreja é mediadora nesse encontro misterioso entre Deus e a pessoa humana. E em seu nome os catequistas sentem a responsabilidade de serem mediadores especiais para que os catequizandos cheguem ao conhecimento da verdade da Salvação.
CATEQUESE COMO PROCESSO EDUCATIVO: A Igreja não possui um método único e próprio para a transmissão da fé, mas assume diversos métodos contemporâneos na sua variedade de riqueza.
VARIEDADE DE METODOS: O método da catequese é fundamentalmente o caminho do seguimento de Jesus. Na catequese realiza-se um relacionamento mutuo e eficaz entre a experiência de vida e a formulação da fé, entre a vivência atual e o da tradição. A catequese usa tanto o método indutivo como o dedutivo, porque ambos, de maneiras diferentes, prestam-se a interação entre fé e vida. O método ver - julgar – agir, tem trazido segurança e eficácia na educação da fé. O método do trabalho em grupo é importante para favorecer o desenvolvimento dos valores individuais e coletivos.
EXPERIÊNCIA HUMANA NA EDUCAÇAO DA FÉ: Não há comunicação religiosa sem experiência vital.
MEMORIZAÇÃO NA CATEQUESE: A catequese faz parte da memória da Igreja, manter viva entre nós a presença do Senhor, trazer para hoje o mistério salvífico, realizado historicamente ha tantos séculos, fazendo-nos dele participar, pela ação do Espírito Santo.
É importante saber que nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo método esta no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, e no seu transparente testemunho de vida.
Há muito mais a respeito deste capitulo, mas, infelizmente não dá para falar tudo aqui nesta carta, é preciso que você o estude na integra e veja como o conteúdo do Diretório todo é importante no processo de catequese.
Um grande abraço a você, e que Jesus te abençoe e te guarde sempre.


Margareth Lacerda Vaz
Coordenação Diocesana de Catequese

Um comentário:

  1. sou catequista,(criança, jovens e adultos) na paroquia Santa Luzia em Guarulhos SP,gostei deste Site, para aprender mais e trocar experiencia gostaria de participar.
    Achei muito bom seu trabalho.

    ResponderExcluir