domingo, 4 de setembro de 2011

A ÁRVORE DA LEITURA

Objetivo: Estimular a leitura da Bíblia, usando um centro de interesse.




Cubra com papel colorido uma lata grande o bastante para segurar um galho de pelo menos meio metro de altura e, num lado da lata, escreva em letras grandes a frase: ÁRVORE DA LEITURA. Abaixo da frase, escreva o versículo: “O fruto do justo é árvore de vida” (Provérbios 11.30a). Se quiser, decore a lata com figuras que exemplifiquem atitudes cristãs, tais como: generosidade para com o próximo, obediência aos pais, oração pela salvação de alguém, falar de Jesus aos outros etc. Se preferir, use figuras bem coloridas de crianças exercendo atividades diferentes. Encha a lata de areia e “plante” o galho.

Para dar vida à Árvore da Leitura, faça “maçãs bíblicas” para os alunos “colherem” antes ou nos intervalos da aula. Use o molde página 11 para recortar várias dúzias de maçãs em cartolina vermelha. Escreva em cada maçã uma referência bíblica e uma pergunta, e pendure as frutas no galho, usando um pedaço de lã verde. A árvore será um excelente centro de interesse para a classe. Os alunos colhem uma maçã, procuram o versículo na Bíblia, escrevem a resposta na parte de trás da fruta e a recolocam na árvore. Explique às crianças que podem escrever exatamente o que o versículo diz ou podem usar suas próprias palavras.
Sugestões de referências bíblicas e perguntas:
  • . Salmo 144, 15 – O que a Bíblia ensina sobre a felicidade? (“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor.”)
  • . Salmo 56,3 – Será que a Bíblia pode me ajudar quando estou triste? (“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.”)
  • . Romanos 8, 28 – O que a Bíblia diz, quando fico decepcionado ou magoado? (“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”)
  • . Efésios 4,29 – O que a Bíblia ensina sobre a fofoca? (“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”)
  • . Mateus 26, 41 – O que a Bíblia me ensina, quando sou tentado a fazer o que é errado? (“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”)
  • .  1João, 1, 9 – O que a Bíblia diz, quando me sinto culpado por ter agido mal? (“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”)
  • . Romanos 12,1 – O que a Bíblia fala sobre meu amor a Deus e meu desejo de servi-lo? (“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”)
  • . Filipenses 4,13 – A Bíblia me oferece alguma esperança, quando preciso de ajuda? (“Tudo posso naquele que me fortalece.”)
  • . Mateus 5,44 – O que a Bíblia diz que devo fazer, quando alguém me maltrata? (“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.”)
  • .  2Timóteo 2, 15 – De acordo com a Bíblia,como posso ter uma vida que agrade a Deus?(“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”)
  • . Tiago 4, 8 – Como a Bíblia me conforta, quando me sinto abandonado?  (“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.”)
  • . Gênesis 1, 31 – O que Deus afirmou depois de criar todas as coisas, e me criar também? (“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”)
  • . Apocalipse 3, 20 – A Bíblia afirma mesmo que Jesus quer habitar em meu coração? (“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”)
  • . 3João 11 – De acordo com a Bíblia, como devo tomar minhas decisões?  (“Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.”)
  • . Tiago 1, 22 – O que devo fazer depois de ler a Bíblia? (“Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando- vos a vós mesmos.”)
  • . Efésios 6,1-3 – O que a Bíblia ensina sobre meu relacionamento com meus pais? (“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.  Honra a teu pai e a tua mãe [que é o primeiro mandamento com promessa], para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.”)
  • . Efésios 4, 32 —  De acordo com a Bíblia, como devo tratar as outras pessoas? (“Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.”)
  • . Atos 6,31 – De acordo com a Bíblia, o que devo fazer para ser salvo? (“Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.”)
  • . Marcos 16,15 – A Bíblia manda que eu fale de Jesus aos outros? (“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”)
 
 FONTE: www.vidanova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário