sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SINAIS DE TRÂNSITO NA NOSSA VIDA DE CRISTÃO

Estamos na semana nacional do transito. Temos que estar sempre atentos para que possamos  nos orienar da maneira correta para evitar acidentes e termos mais segurança nas ruas e nas estradas.
Mas, na nossa vida de cristão, nós também podemos usar esta simbologia .  Temos que estar alerta para os sinais que Jesus nos mostra e estar sempre nos vigiando para não desrespeitá-los.
Vejamos alguns sinais:

Sentido Obrigatório
Tomar  outra direção que  não a indicada   constitui infração. Disse  Jesus: “Eu sou o  Caminho, e a Verdade,  e a Vida; ninguém  vem ao Pai senão  por mim” (João 14.6)
Não adianta procurar atalhos ou desvios. Jesus é o único caminho seguro para a vida eterna, numa cidade onde você não precisa pagar pedágio para entrar, pois Ele já pagou tudo por nós, e o preço foi alto demais: a morte numa cruz.

Sentido proibido
Diga  NÃO à contramão; ande nos caminhos do Senhor, pois “o caminho do Senhor é perfeito” (Salmo 18.30).
Dê a preferência
Alguns  motoristas colocam em seus carros um adesivo com a seguinte frase: DÊ PREFERÊNCIA AO SENHOR JESUS. Qual a sua prioridade na vida ? Você tem dado preferência a Jesus ? ou sua prioridade está nos seus próprios afazeres, nos negócios, nas coisas seculares ? Que lugar Jesus ocupa em seu coração?

Proibido acionar buzina
As  estridentes buzinas dos automóveis incomodam, principalmente em frente a hospitais, casas de repouso, etc. Fazer alarde de nossas boas obras comprometem o valor com que as praticamos. Por isso Jesus censurou os fariseus, chamando-os de hipócritas, porque assim procediam procurando a glória dos homens.


Velocidade máxima permitida
Nas  ruas, estradas e avenidas, foram estabelecidos limites de velocidade para os veículos.Deus também estabeleceu limites para nossa vida (Salmo 139.16). Tal qual acontece no trânsito, quando desobedecemos aos limites de Deus, sofremos as conseqüências.
Se respeitarmos os limites que Deus estabeleceu para nós, certamente receberemos de volta nossa licença de vida eterna, garantida por Jesus (João 3.16).

Proibido retornar
Preste bem atenção  a esse sinal. Ele  indica que você não  pode manobrar para tomar  o caminho de volta.   De igual modo,  se você está no  caminho de Deus, não  pode retroceder. Jesus  ensinou que “ninguém  que, tendo posto a  mão no arado, olha  para trás, é apto  para o reino de  Deus”. 
Os que abandonam o caminho de Deus, e retornam à vida mundana, são comparados, pelas Escrituras, à porca lavada que voltou a revolver-se no lamaçal (2 Pedro 2.22). O prêmio para aquele que perseverar até o fim da estrada é a coroa da vida.

Duplo sentido de circulação
Este sinal indica a existência de duas faixas de rolamento. É claro que você só pode estar em uma delas
Muitas pessoas querem levar uma vida de mão dupla, mas Jesus ensinou que “ninguém pode servir a dois senhores” (Lucas 16.13). Vez por outra, por desobediência ou por não terem se libertado completamente dos caminhos opostos a Deus, passam, em manobras perigosas, para outra faixa, e se dão mal.
O caminho para Deus é um caminho de mão única. É tempo de decisão. É tempo de escolher a quem você quer servir.
Tome a decisão acertada; decida-se pelo caminho do Senhor ! 

Carga máxima permitida
Veículos com peso superior  ao indicado por essas  placas não devem trafegar  nos locais onde elas  se encontram. O solo  não suportaria peso  acima de sua capacidade.
Se a carga de sua vida lhe está sendo pesada demais, além de suas forças, Deus não permitirá que venha a desfalecer. Por isso Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).
Ele tomará seu fardo pesado e lhe dará, em troca, um fardo leve (Mt 11.30), e você achará descanso para sua alma (Mt 11.29). Seu fardo de dores, frustrações, mágoas, não podem lhe esmagar; entregue-os a Jesus; encontre descanso nele. 

 Projeção de cascalhos
Cascalhos  são pedrinhas no leito das estradas, geralmente não pavimentadas. Os carros, ao passarem sobre elas, atiram-nas para os lados, sobre os carros que passam em sentido contrário e, por vezes, quebram-lhe os vidros ou arranham sua lataria. Não devemos atirar cascalhos em ninguém. Esses cascalhos são atirados sob a forma de fofocas, julgamentos, preconceitos, e quando não quebram a integridade moral e a auto-estima de nosso próximo, deixam marcas que dificilmente são apagadas. 


 Luz baixa do cruzar veiculo
Coisa desagradável é recebermos luz alta nos olhos. Reclamamos, e, por segundos ficamos com a visão prejudicada. Acidentes têm ocorrido em conseqüência da desobediência à essa sinalização.
Não devemos ofuscar nosso próximo, jogando sobre ele a luz alta de nossa vaidade, nossa soberba, nossa arrogância. Ofuscamos nosso próximo quando queremos ser o centro das atenções, quando menosprezamos nosso irmão, quando queremos aparecer mais do que todos.
Jesus ensinou-nos que devemos ser luz do mundo, mas não para ofuscarmos nosso próximo, e sim para darmos testemunho da glória de Deus-Pai.
Se você seguir essas sinalizações, certamente sua viagem pela estrada da vida será concluída com sucesso e segurança !  
BOA VIAGEM !

Encontrei este texto no seguinte endereço: 
www.imensagens.ws/downloads/div/transito_e_vida_crista.pp
Acho que  este texto foi escrito pelos nossos irmãos evangélicos, e pode ser adaptado por todos nós que buscamos fazer uma caminhada verdadeira de evangelização. Temos mesmo que estar sempre nesta estrada que nos leva a Jesus, e sempre juntos e unidos.

3 comentários:

  1. AMEIIIIIIIIII! Que texto mais criativo, interessante e profundo! Mesmo que tenha sido escrito pelos nossos irmãos evangélicos, ele não perde o valor, pois como nós eles tb estão em busca de chegar ao Pai, tornando o mundo e nossas vidas melhores.
    Parabéns por compartilhar Manoel!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o texto com as ilustrações. ...vou usa-lo

    ResponderExcluir