A oração é a resposta de fé à mensagem recebida. Deve levar a uma ação concreta.
É importante que o catequista desperte no catequizando o gosto pela oração. A oração não deve ficar apenas em saber as orações decoradas. O catequizando deve se acostumar a conversar naturalmente com Deus, com muita espontaneidade.
As crianças têm o direito de aprenderem a rezar. Os catequistas devem educar os pequeninos a exprimirem de forma espontânea os seus sentimentos através de orações de agradecimento, louvor, perdão e de ajuda.
A oração tem como objetivo reconhecer o amor de Deus, desenvolver a confiança que devemos depositar n'Ele, e sermos agradecidos por tudo que Ele fez e faz por nós.
"A oração é o caminho mais curto entre o céu e a terra" (Madre Maria Helena Cavalcanti).
Sugestão de atividades:
Caixa de Oração
As crianças colocam seu nome em um cartão, anotando uma oração pessoal. Quando todos tiverem preenchido, coloque o cartão em uma caixa. No final da aula, cada criança retira um cartão da caixa e fica responsável por rezar pelo coleguinha durante a semana.
Caderno de Oração
Em um caderno colocar a data de cada encontro no canto superior. Incentivar as crianças a escrever pedidos de oração ou agradecimentos. Eles também podem olhar para páginas anteriores para ver que orações foram atendidas.
Mural de Oração
Para incentivar as crianças a rezar, fazer um "mural de Oração". Pode ser feito com cartolina ou papel pardo, onde as crianças escrevem seus pedidos. Depois coloca-se o cartaz em uma das paredes ou em mural apropriado. O visual das orações permite acompanhar as respostas ao longo do tempo. Pode-se colar uma estrelinha ou adesivo com a palavra “atendido”.
Dica: Para evitar que as crianças só façam pedidos, o mural pode ser dividido em seções, como “PEDIDOS”, “AGRADECIMENTOS”, “PERDÃO”, etc...
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário