sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

UM GESTO DE AGRADECIMENTO


Hoje é comemorado o dia da gratidão. Estas datas não precisariam existir, pois valores são coisas que temos que cultivar diariamente em nossas vidas, principalmente nós que somos família e que temos que ter cuidado na criação de nossos filhos.
Mas as datas existem, e temos que aproveitá-la para falar sobre o que ela nos remete.
Gratidão tem como antônimo a palavra ingratidão. E na nossa pequena capacidade de convivência estamos sempre cultivando este último sentimento. E temos que procurar mudar e nos melhorar como pessoas. Tenho por mim que a gratidão é uma arte e que não sabemos cultivar de maneira sábia, pois ela facilita de maneira incomum nossos relacionamentos.
Percebo que nós reclamamos muito da vida, somos insatisfeitos com o que temos e com aquilo que Deus nos proporciona, até mesmo em nossa casa vivemos esta falta de reconhecimento daquilo que as pessoas fazem por nós e muitas vezes não reconhecem nosso esforço para termos uma vida melhor e mais equilibrada. Tudo isso fruto do nosso egoísmo.  Muitas vezes a mulher ou o marido não se dão conta que precisam ser mais gratos um ao outro nesta difícil tarefa de procurar ser uma só carne (é muito individualismo freando o relacionamento).
A falta de gratidão foi vivida até por Jesus em muitos momentos de sua jornada de evangelização, tal como no evangelho de Lucas 17, 11-19, onde apenas 10 por cento dos leprosos foram gratos pela cura promovida pelo nosso Mestre.
Para praticarmos a gratidão temos que deixar de olhar só para nossas necessidades egoístas e ver que é no outro que encontramos o motivo de promovermos o amor, pois na verdade só na convivência é que o amor é praticado.
Reflitamos e vamos ver se temos o hábito de agradecer pelo dia, pelo sol, pelos nossos filhos, nossa família, pelo nosso Deus tão misericordioso, pelas flores, e por ai vai. Na Bíblia encontramos a seguinte frase: “seja grato em, tudo e por tudo”.
Acredito que só seremos maduros em nossa fé se percebermos que temos que ser gratos por tudo que posuimos, nosso crescimento espiritual depende basicamente disso.
Do que adiante você dizer que é crente em Deus e reclama de tudo que lhe acontece e daquilo que tem. Só podemos estar na presença de Deus se formos gratos a ele, mesmo que estejamos passando por momentos de dor, doenças, tristezas. Tenha certeza que é exatamente nestes momentos que precisamos estar no colo de nosso senhor para buscarmos forças.
Então, vamos aprender a agradecer.

Pequenas sugestões para um dia-a-dia com mais gratidão

Medite com gratidão. Somente uns 2 ou 3 minutos pela manhã para lembrar por quem ou pelo que você é grato. Você só precisa fechar seus olhos e silenciosamente pensar nas coisas e pessoas que tem a agradecer por fazerem parte da sua vida.
Diga obrigado. Quando alguém faz algo de bom para você, ainda que algo pequeno lembre-se de agradecer. E realmente seja agradecido.
Enxergue diferente o "negativo" em sua vida. Há sempre duas maneiras de olhar para alguma coisa. Muitas vezes passamos por algo negativo, estressante, perigoso, triste, difícil. Os problemas podem ser vistos como oportunidades para crescer, para ser criativo, para aprender, para mudar. A mesma coisa pode ser olhada de uma forma mais positiva. É uma ótima maneira de se lembrar que há o lado bom em quase tudo.
Veja qualidades nas pessoas. Tente se concentrar nas qualidades das pessoas ao invés de seus traços negativos. Se você percebe as qualidades de alguém, isso serve de incentivo para essa pessoa. Essa mudança de atitude pode ajudar a melhorar o seu relacionamento com os outros, permitindo-lhes saber que você os aprecia como são.
Liste as coisas boas que aconteceram durante o dia. Antes de dormir, lembre-se de tudo que aconteceu de bom no seu dia. Leva um minuto ou dois, muito pouco para ter um sono mais tranquilo e feliz.
Fonte: Personare.

Para falar de gratidão em família e dicas para passarmos estes valores para nossos filhos sugiro este  Link

4 comentários:

  1. Olá amigo Manoel, que alegria de ver sua visita em meu novo blog, muito obrigado e concerteza iremos passar 2012 juntos em cristo. Paz e luzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paz & Bem...
    Estou passando aqui para lhe informar que a partir de hoje, dia 08/01/2012, o meu blog está com novo endereço: www.catequistaroberto.com.br.
    O Blog é o mesmo, não mudou nada... Inclusive quem acessar pelo endereço catequistaroberto.blogspot.com será redirecionado ao blog normalmente, eu apenas quis registrar meu domínio, para que o endereço ficasse personalizado.
    Peço que quem tem o meu selinho, substitua pelo novo que está no meu blog, pois lá já está atualizado com o novo endereço.
    Muito obrigado pela sua e fique sempre com Deus e com Maria.
    Fraterno Abraço do sempre amigo, Roberto Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Manoel,gesto mais lindo é o gesto de generosidade e gratidão o post esta lindo, parabéns.
    Venho lhe desejar a vc e sua familia um 2012 repleto de benção e paz.
    Abraço Fraterno e Abençoado Dia!!

    Sueli - Pãozinho do Céu Maria

    ResponderExcluir
  4. Oi Manoel, desejo a você e sua família um Feliz 2012 com as bençãos do Coração de Jesus!
    Um abraço!

    Helena

    ResponderExcluir