quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O caminho se faz ao caminhar

Chegando o dia do retorno as nossas atividades na catequese. Sei que durante este tempo de férias, muitas catequistas estiveram envolvidades em planejamento ou pensando em novidades para o ano que se inicia. Eu, particularmente, tenho andado cheio de preocupações, pois algumas mudanças na minha vida profissional tem me deixando ansioso e confesso que não tenho dado a devida importância a esta volta; tlvez seja porque na nossa comunidade tudo é deixado para a última hora, pois só esta semana foi informado que  no dia 23 de fevereiro faremos uma reunião para resolver como será o nosso retorno previamente marcado para o dia 25. Tudo de última hora, faltando um preparo melhor. E isto eu acho que é desmotivante. Por outro lado, estamos esperançosos que poderemos ter muitas melhorias, tais como o centro catequético, uma nova coordenação paroquial que com certeza dará novo ânimo a catequese, a continuidade do curso de formação. Acho que esta coordenação caminha em direção de valorização da catequese como prioridade, pois sem ela nossa Igreja corre o risco de não progredir. E esperando que possa me envolver mais, pois este ano, a turma que tenho acompanhado desde a primeira etapa vai realizar a primeira comunhão, e eu estou duplamente satisfeito e ansioso, tanto como catequista como pai, já que sou um catequista pai ou talvez um pai catequista, pois minha filha mais velha, Alice, está nesta turma. Depois falarei desta expectativa e como estou me preparando para este momento tão especial para mim. 
E na certeza que nossa caminhada é sempre para frente, mesmo com estes percalços, vamos ler esta mensagem que tenho certeza diz muito para todos nós como católicos e evangelizadores.

O caminho se faz ao caminhar...

Se quer chegar, caminhe
Se deseja rezar, reserve um tempo;
se quer ser amado, ame;
se quer ser feliz, comprometa-se;
se quer que o ouçam, saiba escuar!
Se o dia a dia for difícil, fique um empo diante da cruz de Cristo!
Se a vida está sem sabor, visite um doente;
Se a dor fala forte, continue sendo corajoso;
se o desespero mostrar o rosto, continue confiando!
Se o amanhã lhe parecer incerto, não deixe de caminhar!
Não espere a vida chegar, faça-a acontecer!
Confie que a luz do dia é mais forte que a escuridão das noites.
Nos momentos difíceis da vida, dê tempo ao tempo,
olhe mais para o céu e menos para seus problemas;
tenha a grandeza de silenciar mais e de falar menos;
saia de seu mundo e abra-se mais aos outros.
Não tenha medo de confiar em Deus!
Não duvide de sua presença certa até nos momentos mas incertos!
Confie, apesar de tudo, no Deus que é vida e que favorece a verdadeira vida!
Utilize as pedras da caminhada para construir muro de proteção, faça das quedas momento de renovar sua vocação de filho e de irmão.
Estenda a mão e deixe-se tocar pelas mãos que há um tempo o procuram!
E saiba que a peseverança, a humildade e a coragem nunca saem de moda!
Saiba que sempe estamos chegando e sempre estamos recomeçando!


NA VIDA HÁ MUITAS ESTRADAS, PORÉM O VERDADEIRO CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR.

Um comentário:

  1. Olá Manoel, realmente, o caminho se faz ao caminhar, essa mensagem diz tudo. Para seguir essa vocação de catequista como em qualquer outra há muitas pedras no caminho, mas temos que perseverar sempre...

    ResponderExcluir