sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO FAMILIAR




Não último dia 05 de fevereiro a coordenação diocesana da Pastoral familiar, sob o Comando do Padre Hélio, esteve presente em nossa paróquia realizando um encontro para tratar do tema do planejamento familiar, e contou com a presença de agentes de várias paróquias. Todo o encontro ficou por conta do NUPLAFAM (NÚCLEO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR) da paróquia de Vitoria da Conquista tendo como palestrante a Sra. Ângela e alguns membros da equipe.

Como o encontro foi realizado aqui em Brumado, a nossa coordenação ficou de prontidão para dar todo o apóio necessário, realizando a divulgação, fazendo inscrições e preparando o ambiente para o encontro. Fomos responsáveis pela alimentação de todos os participantes com preparação de lanches e do almoço.
O encontro começou depois que todos participaram da Santa Missa.  Eu e Rose demos as boas vindas a todos e Ângela começou a palestra onde destaco alguns tópicos importantes.
A Igreja Católica sempre preocupou com os métodos anticontraceptivos, pois é fato notório que Ela sempre defendeu o direito a vida, e por isso é contra alguns métodos que podem prejudicar a saúde daqueles que o praticam.
Pensando desta forma foi criado a Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família (CENPLAFAM) no início dos anos 80. É uma entidade de cunho eminentemente social, reconhecendo e enaltecendo os verdadeiros valores da vida em todas as suas fases.
É representante oficial da Organização Mundial do Método de Ovulação Billings (WOOMB).
Na cidade de Vitória da Conquista também começou a funcionar em 1998, e como era um núcleo desta ONG recebeu a denominação de NUPLAFAM. E pelo fato de ser uma ONG está aberta a todas as pessoas e igrejas que se interessa pelo assunto e valoriza a vida. E como disse a palestrante “ÚTERO DA MULHER NÃO É IGREJA”. Sem dúvida, mostrando mais uma vez que algumas questões estão acima de qualquer interesse político ou religioso.
Falar do planejamento familiar é começar falando dos métodos de evitar a concepção. Existem métodos naturais e artificiais. Alguns métodos bastante conhecidos como a tabelinha, DIU, uso de camisinha, etc.
Porque a Igreja acolhe os métodos naturais. Lendo em gênesis como foi à criação podemos perceber que Deus criou o homem e a mulher e lhes deu o poder da procriação, somo co autores da vida. E temos bem claro que na Bíblia fala nos dois sexos, o masculino e o feminino; e dando as características de que a sexualidade teria que ser vivida dessa forma, com a participação do homem e da mulher, sendo assim, toda e qualquer forma de sexualidade vivida entre seres do mesmo sexo não encontraria guarida no nosso livro maior.
A partir da constatação que o homem e a mulher se unem e se tornam uma só carne, vamos perceber que conceitos como o amor, a fidelidade e a castidade são inerentes a todos que acreditam nas palavras da Bíblia. É claro que para isso temos que ter senso crítico e não deixar nos levar pela sociedade e pelo que a mídia propaga nos meios de comunicação. Temos que acreditar que namoro, noivado, casamento e sexo é uma cadeia que sucede de uma maneira natural, apesar de estarmos envoltos em valores que vão contra tudo isso.
Nosso principal objetivo é claro: VALORIZAR A VIDA HUMANA.
Como família temos que ter um só lema: Eu e minha casa serviremos ao Senhor!
HISTÓRICO DOS MÉTODOS NATURAIS
Em 1930, surgiu o método da Tabelinha, mas que só poderia ser usado e dar certo se a mulher tivesse um ciclo regular, depois urgiu o uso do Termômetro, ou seja, um aparelho sintotérmico, também bastante inseguro.
Em 1953, o Dr. Billings estudou a fertilidade da mulher e percebeu a presença do muco cervical, uma umidade natural que todas as mulheres possuem.
Em 1971 deixou de ser usado o método de temperatura.
Em 1977, na Austrália surgiu o WOOMB, e em 1979 a CNBB promoveu um Simpósio Nacional sobre o método Billings, culminando com a criação da CENPLAFAM em 1981.
Em meados de 1986 o método já estava divulgado em abrangência nacional e internacional.
EXPLICANDO O MÉTODO BILLINGS.
Sabemos que o homem e a mulher têm diferentes formas de reprodução. A mulher inicia sua fase fértil com 10 anos, sendo que algumas meninas até mais cedo. E esta fase conhecida como MENARCA torna a menina propícia a procriar. Já o homem também tem o inicio de sua vida fértil mais ou menos nesta faixa de idade; O que se percebe hoje em dia é que nossas jovens estão ficando férteis mais cedo, pois antigamente a menarca chegava aos 14 ou 15 anos, porém pelo fato da estimulação causada pela visão e pela audição proporcionada principalmente pelos meios de comunicação, como a televisão, as músicas, e também os alimentos com hormônios acabam levando ao amadurecimento precoce do ovário das meninas permitindo que os óvulos cresçam logo e em conseqüência a menstruação vem mais cedo.
Só que as mulheres têm um tempo para que elas se tornem realmente inférteis, quando da menopausa, já os homens vivem esta fase até a idade de 70 a 80 anos. Outra diferença entre os dois sexos é que a mulher tem uma fase no mês em que é fértil, e o homem é fértil todos os dias. Olha que motivo bom para que o casal possa dialogar e chegar ao acordo para que nos períodos férteis possam fazer outras coisas juntos, como namorar, rezar, passear.
A mulher pode ser comparada com a natureza, ou seja, tem fase que é totalmente infértil e em outra é fértil. Cabe ao casal saber quando a mulher está fértil para não ter relação sexual, e neste ponto o método é imbatível, pois eles podem aprender através do muco cervical, normalmente quando ela percebe que está mais úmida na sua genitália.

Este método é preciso ser aprendido e para isso existe esta ONG, com pessoas preparadas para dar toda a ajuda aos casais. Seria bom que desde o noivado houvesse este preparo.
E por que a igreja acha importante este método?
Em princípio temos que levar em conta que a família é à base de tudo, e nós, como Igreja temos que motivá-la. Mas temos que ter famílias conscientes, planejadas. Houve um tempo que os casais tinham muitos filhos, e de uma forma que em alguns casos não podiam dar a assistência necessária, talvez por isso, surgirão os métodos para evitar a concepção, chegando até a laqueadura e a vasectomia, praticas totalmente repudiadas pela Igreja católica, já que para isso, homem e mulher estariam mutilando partes de seu corpo. Sabemos que o próprio governo propicia estas duas práticas, havendo países que pedem que casais tenham poucos filhos, chegando mesmo a limitá-lo. Lógico que vamos ser um mundo de velhos, pois cada vez mais as famílias estão diminuindo.
Mas podemos planejar nossa família, podemos saber como evitar filhos e até a hora de tê-los, pois este método nos permite isso. Temos que ter a consciência que o casamento é para nos unir e também para que possamos procriar. É muito bonito o casal que sabe que ter que ser generoso com Deus, se pondo a sua disposição para criar os filhos que ele nos dá de presente. Os filhos são dádiva, e nunca devemos rejeitá-los. Temos apenas que esperar o momento para tomar a decisão de ter filhos. Muitos casais que praticam o método percebem que Deus fez tudo de maneira tão espetacular, e que nossos corpos foram programados para este encontro que traz prazer e nos permite dar a vida a mais um ser; casais que mesmo tendo como evitar filhos resolverem ter três ou quatro. Casais que com certeza foram dóceis com o Senhor, levando adiante o seu pedido de crescer e multiplicar.
O método é fácil, e pode levar o casal a ter uma proximidade maior, resolvendo tudo juntos, decidindo de comum acordo. E o sucesso deste método depende basicamente destes fatores:
Compreensão
Amor verdadeiro
Observação e anotações exatas
Cooperação mútua do casal
Acompanhamento com o instrutor.




2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem...muito esclarecedora...gostei.Abraços Rose

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou colocando a visita em dia, enquanto minha conexão permite heheheh seu blog está cada dia melhor!
    Abraço fraterno e a paz de Cristo!
    Renata - http://amandoacatequese.blogspot.com/

    ResponderExcluir