quinta-feira, 22 de março de 2012

COM JESUS, CARREGAMOS NOSSAS CRUZES DO DIA A DIA

Nesta época em que estamos vivendo a Quaresma e que toda a nossa igreja reflete a Campanha da Fraternidade com o tema sobre saúde pública, a CNBB nos propoe a via sacra para que nossas famílias possam meditar o sofrimento de Jesus e o sofrimento das pessoas. É a via-scra da dor e da esperança.
No site rosario permenente encontramos o seguinte: A devoção da Via Sacra consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos conhecidos como a paixão de Nosso Senhor, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário.
Esta maneira de meditar teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. Em suas pátrias, compartilharam esta devoção à Paixão. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. 
Já em outro ótima site encontramos uma linda sugestão para a Via Sacra e convido voces a irem até o seguinte link:  http://www.familiamissionaria.com.br/ , e terem a oportunidade de deleitar-se com artigos e outros assuntos de interesse de todas as nossas famílias. 
Pessoalmente, como agente da pastoral familiar estou sentindo que este ano nosso compromisso aqui na paróquia com a CF foi muito fraco, pois não conseguimos o envolvimento da nossa pastoral, principalmente porque o tema é muito atual e de interesse de toda a comunidade.
Na catequese procuramos mostrar aos nossos pequenos a importância de cuidar da saúde em casa e os hábitos que podem prevenir as doenças, mostrando que nossa saúde depende de vários fatores, tais como o espiritual, social, religioso, físico. Quanto ao aspecto político da saúde pública não aprofundamos pois as crianças não estão maduras suficientes para entender certos aspectos, apesar de estar por dentro de fatos que acontecem no dia a dia. Acho que eles perceberam a importância do tema da Campanha. 
Vamos aos quadros que encontramos no site acima referido para ilustrar a via sacra.

2 comentários:

  1. Olá, Manoel!
    A paz do Menininho Jesus esteja com vc e sua família!
    Seja sempre muito bem vindo ao meu blog! Pode usar o material à vontade!
    Achei interessantíssima essa Via Sacra!
    Deus lhe abençoe!
    Tia Paula

    ResponderExcluir
  2. Manoel, meu amigo!
    Que achado maravilhoso essa via sacra, muito obrigada por partilhar.
    Obrigada pelo carinho e presença também em meu novo blog.
    Estou tentando ajudar outros jovens através de minha filha que passa por uma fase que precisamos ocupá-los com as coisas de Deus e amizades saudáveis.
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir