sábado, 24 de março de 2012

MARIA E O ANJO

 

Em meio à quaresma passamos por duas pequenas pausas, dois dias de festividade e solenidade na igreja. E é claro que faz sentido, um dia para comemorar São José, pai adotivo de Jesus, aquele que acolheu sua mãe, Maria. E o outro para celebrar a anunciação do anjo Gabriel a Maria. Pergunto-me que filho não pararia para celebrar as graças dos pais? Quanto mais um filho perfeito como Jesus.

 
Temos que fazer coro com a Santa igreja e festejar este dia em que o anjo anunciou a Maria, e Maria sem hesitar, confiante no Senhor, disse o seu sim ! Com sua pouca idade aceitou os planos de Deus, sem perguntar o que passaria ou o que seria dela. Deus quis que Maria fizesse parte de seus planos, Deus quis que seu filho amado viesse ao mundo por uma perpétua virgem e crescesse no meio de uma família. 
 
Devemos nós também viver nossa família como Deus planejou, construindo nossa Igreja doméstica, observando e meditando as palavras de Deus e sempre dizendo sim aos seus desígnios, independentemente dos sofrimentos ou alegrias, o que é temporário, visto que temos como meta aqui viver como Igrejas para depois vivermos realmente na mais perfeita e eterna Igreja. Aceitar como Maria, sempre servir a Deus.
 
Lembramos aqui uma das mais belas orações, que em três partes conta o amor de Deus por nós que se fez homem, o sim de Maria como exemplo de servidão por amor e sua habitação no meio de nós. Tradicionalmente, pela piedade católica e pela importância deste fato, o Angelus é rezado na alvorada, ao meio dia e no crepúsculo do dia. 
 
Que todos nós saibamos abrir os nossos corações para escutar, entender e aceitar os anúncios do Senhor em nossas vidas e em nossas famílias.  
 

Angelus 

O Anjo do Senhor anunciou a Maria. E ela concebeu por obra do Espírito Santo. 
Ave Maria, cheia de graça ...
Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria, cheia de graça ...
E o Verbo se fez carne. E habitou entre nós. 
Ave Maria, cheia de graça ...
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Oremos  

7 comentários:

  1. Belíssimo! A anunciação precisa ser relembrada e comemorada com louvor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Manoel, é bom encontrar Catequistas homens aqui! Gostei do seu blog e estou fazendo parte dos Catequistas Unidos agora! Estou te seguindo e convidando você e sua família para conhecer meu blog www.catequese-psbj.blogspot.com

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Amigão, vim te desejar uma abençoada e santa páscoa!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Feliz e abençoada Páscoa para você e sua família!
    Que a luz do Ressuscitado ilumine seu caminho, para que possas iluminar os caminhos daqueles que estão na luta pelo Reino.
    Na alegria da ressurreição,

    Catarina

    ResponderExcluir
  6. Olá, Familia abençoada!!
    Vim agradecer o carinho da visita e desejar-lhes uma feliz Páscoa!!!
    Aproveitando para contar que estou seguindop-os alegremente.

    ResponderExcluir
  7. Manoel passando para desejar uma santa e abençoada Páscoa e dizer que tem um selinho lá no blog para você.

    ResponderExcluir