quinta-feira, 15 de março de 2012

RECORDAÇÕES

Eu daria tudo que tivesse
Pra voltar aos tempos de criança
Eu não sei por que a gente cresce
E não sai da mente esta lembrança
Lembrando estes versos de uma música antiga, comecei a recordar os meus tempos de escola. Vieram em minha mente os colegas, as primeiras professoras, o conhecimento das primeiras letras e a alegria da descoberta. Na verdade, na escola eu me sentia como em minha casa, era um lugar que me fazia feliz, gostava mesmo de estudar, de ter a oportunidade de conhecer coisas novas, os livros eram meus companheiros. E naquele tempo a escola era um local de abrigo, de respeito e os professores eram deuses para nós crianças. Sempre tive um grande afeto pelos professores, e até hoje acho que é a profissão mais digna. Afinal de contas, qual o profissão que pode dispensar os conhecimentos dos professores? Quem chega a ser um médico, um advogado, um cientista sem que tenha aprendido com eles.
Tenho muitas saudades dos meus tempo de escola, e fui sempre aluno de escola pública, da alfabetização ou como chamávamos naquela época, jardim de infância; até concluir o terceiro grau, na Universidade Federal da Bahia, no ano de 1987.
Hoje não temos mais confiança no ensino prestado pelo governo, apesar de ser um direito de cada cidadão de ter uma boa educação.
E como sabemos que nosso país só não é mais desenvolvido pelo fato de relegar a educação dos brasileiros para segundo plano, temos que colocar nossos filhos nas escolas particulares. Mas tenho a esperança que tudo vai mudar, pois já estamos vendo uma luz no fim do túnel e algo novo vai acontecer.
E continuando com estas lembranças, recordo os momentos em que fazíamos plano para o futuro. Eu sempre gostei muito de literatura, música, artes, porém, não tinha talento para nenhuma dessas coisas. Confesso que até tentei.
Brincava de cantar, de fazer teatro e até procurei fazer alguns versos. Imagina que alegria seria se eu fosse um poeta, soubesse colocar meus sentimentos nos versos de uma poesia. Como acho bonito o trabalho de Castro Alves, Cecília Meirelles, Vinicius de Morais, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, e tantos outros poetas de todas as nossas escolas literárias. Veja se não tenho razão com este trecho da poesia meus oito anos de Casimiro de Abreu.

Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!

Criando coragem e sabendo que muitas vão até rir, resolvi postar alguns versos que fazia no meu tempo de escola.
Recordação
Reviver os bons momentos
Tempos bons, guardados no pensamento
Olhar uma fotografia
Ou um cartão,
Matar a saudade
Apaziguar o coração.

UTOPIA
Procuro
            Um lugar
                                   Para morar

Quero um lugar
Onde não exista ódio
Onde não exista hipocrisia
Onde o amor
Se faça presente dia a dia
Onde a alegria
Faça dele sua moradia
E depois me perguntarei
Se vou conseguir
Ou tudo não passará de utopia

Bem querer
Estamos longe um do outro
Queremos juntos ficar
Mas esta é a vida
E temos que aceitar

Algo que me conforta
E me acalma também
É saber que mesmo longe
Nós nos queremos bem.

SONHOS
Insisto, persisto, não desisto
Vejo-me de várias maneiras
Futuro negro, bandido, mendigo
Ou talvez um grande industrial
Sonhos de adolescente
Que ninguém saberá qual será o final
O amor começa a aparecer
Como qualquer coisa, não sei
É uma vontade louca
De ficar só com você.
E de repente, vejo tudo diferente
No espelho, me desconheço
Loucura, formosura
O que será?
Não sei, não sei o que pensar
Estou sorrindo
E sem saber por quê
Vem uma vontade de chorar
Ontem eu era criança
Voz fina, a correr sem parar
Gostava de árvores, de pássaros, de pular
Hoje, sou quase adulto
Vejo tudo de maneira peculiar
Tenho meus conceitos, minhas concepções
E amanhã, o que será?
Velho caduco ou restos de uma vida
Que ninguém mais se lembrará.

Estas recordações surgiram, pois ontem foi dia da poesia e hoje e comemorado o dia da escola. Temos a educação como uma das principais preocupações de todos as famílias, afinal é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos, por isso, temos que ter esta consciência  e cobrar dos poderes públicos maiores verbas para a educação. Temos que ter boa escolas para nossas crianças. E temos que ver nossas crianças gostando de poesia (chega de crianças na frente da tv e de computadores). Vamos trazer a sensiblidade para nossos filhos, e a poesia é sem duvida um grande instrumento para isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário