segunda-feira, 30 de abril de 2012

PREPARAÇÃO PARA UM GRANDE ENCONTRO

Estamos entrando em uma semana muito importante para nossas crianças que vão fazer a primeira eucaristia no dia 06 de maio. Há alguns dias estamos nesta preparação, primeiro com a reunião com a participação dos pais, depois os ensaios das músicas com nossos catequizandos.  É lógico que estamos muito felizes, mas ao mesmo tempo algo nos preocupa, pois sabemos que muitas crianças depois da primeira eucaristia fogem da igreja, não freqüentam as missas, e isto é fruto daquilo que as próprias famílias vivem no dia a dia. Percebemos que muitos fazem deste momento algo mais social, esquecendo que é o dia que estas crianças vão fazer um grande encontro, vão receber o presente que Jesus nos deixou, que é sua presença viva na eucaristia.
E eu que sou um catequista e também pai sinto a dificuldade para fazer com que nossas crianças percebam e amem Jesus de uma maneira profunda, talvez vítimas das informações que chegam até elas de todos os lados. Elas têm mais facilidade de gostar daquele cantor ou cantora que está no auge, sabe as músicas, as coreografias, no entanto, acham enfadonho assistir uma missa.
Pode até ser plausível esta dificuldade, pois as missas aqui na paróquia não são voltadas para as crianças, e como até os adultos se dispersam na santa missa, para os menores é até mais aceitável esta dificuldade.
Em alguns momentos fico desolado, pois minha filha que é minha catequizanda anda reclamando, só que como somos nós os pastores de nossas ovelhas (nossos filhos), não podemos desanimar. E para nossas famílias vai um conselho que achei: “A Primeira Comunhão dos seus filhos é sempre um dia muito importante. Mas não menos importante é a ajuda que eles precisam para se prepararem para este acontecimento. A festa da Primeira Comunhão dos filhos é também a sua festa. Eles são fruto de seu amor, cresceram com sua dedicação, dão este passo apoiados em vocês. Manifestamos, por isso, a alegria e o reconhecimento da Igreja, pela celebração da Primeira Comunhão”
Aqui em casa estamos conscientes da importância religiosa deste momento, até preparei uns bilhetinhos para lembrar nossa filha durante esta semana;



Quando ao grande dia do encontro encontrei um artigo que achei muito interessante e pertinente. Discute este artigo se as crianças que vão fazer a primeira eucaristia devem ou não participar fazendo as leituras. E achei esta opinião muito satisfatória: “podem fazê-las em certas circunstâncias, mas não devem fazê-las sempre, como se isso fosse a forma ideal. O ideal é não as fazerem, embora o fazerem-nas possa ser bom e útil em certas circunstâncias. São os responsáveis que devem gerir os problemas que vão surgindo e tentar resolvê-los com inteligência, mas também numa atitude de grande fidelidade às normas litúrgicas. Quando essas normas são compreendidas, libertam-nos; quando não são compreendidas, podem tornar-nos escravos. Seja livre... mas seja também sensato ou sensata”.
E vamos continuar nossos preparativos, com os ensaios, com o momento das confissões na sexta feita e o retiro espiritual no próximo sábado. Até que no domingo acontecerá o grande dia, o grande encontro com Jesus. 
Nós aqui em casa estamos preparando para receber alguns familiares e amigos para viver conosco este momento de grande alegria. Se dependesse de mim faria até uma festa, com bolo e enfeites, mas achei que poderia ser um pouco exagerado. E vocês catequistas o que acham disso? é ou não pertinente festejar este momento?





Um comentário:

  1. Mensagens bem bonitas!!!
    porém, precisa fazer uma coreção.Em, mensagem para Alice. "O corpo de Cristo te fortalecerá. Sem o "m".

    ResponderExcluir