segunda-feira, 7 de maio de 2012

A FESTA DA PRIMEIRA COMUNHÃO

Este último final de semana tive a oportunidade de viver momentos de grande alegria. Depois de três anos de preparação foi realizada a primeira eucaristia de 21 crianças, inclusive da minha filha mais velha Alice.
No sábado nos encontramos na Praça para irmos até a Capela de Santa Teresa onde realizamos o retiro, com a presença da Irmã Queila, nossa coordenadora Lourdes, os catequistas Gildete, Selma e eu. Foi apenas uma manhã, mas tivemos a oportunidade de falar sobre coisas importantes, como a eucaristia. Seguimos este roteiro:
  • 1-   Inicio às 8 horas da manhã, com o encontro na Praça da Prefeitura.
  • 2-   Oração Inicial – Igreja Santa Teresa
Invocação ao Espírito Santo
Musica de acolhimento
Olaria de Deus

O João vai ter que entrar na olaria de Deus.
O João vai ter que entrar na olaria de Deus
e sobe como um vaso novo.
Ele desce como vaso velho e quebrado
e sobe como um vaso novo.

O José vai ter que entrar...

Todo mundo vai ter que entrar...
  • 3 – Dinâmica: Bíblia em Mutirão 
Objetivos: Manusear a bíblia e ter mais contato com os ensinamentos da palavra de Deus.

Material: Duas Bíblias.

Como Fazer: 1. Sente os catequizando no chão, formando um círculo. solicite a eles o nome de um personagem, bíblico ( João Batista, Pedro etc...). 2. Cante com os catequizandos o refrão de uma música que fale sobre a bíblia. 3. Enquanto estiverem cantando, todos deverão passar a Bíblia de mão em mão. 4. Quando o refrão acabar, o catequizando que estiver com a Bíblia na mão deverá abri-la e encontrar uma citação que fale sobre o personagem escolhido. 5. Caso a pessoa não encontre, esta deverá sair do círculo e, com a ajuda do catequista, procurar o texto. só retornará á brincadeira quando encontrar a citação. 6. A brincadeira continua até que todos consigam encontrar os textos referentes aos personagens solicitados.

  • 4 – 9:15h – PALESTRA E MOMENTO DE ADORAÇÃO
  • 5 – 10:00h – Lanche partilhado
  • 6 – 10:20h – BINGO DE PALAVRAS
  • 7 – 11:00h – BRINCADEIRA
  • 8 – 11:30h – MENSAGEM FINAL
  • 9 – 11:40H – ORAÇAO FINAL
  • 10 – 12:00H – Retorno
 Esta musica pode ser encontrada no seguinte link.
 As crianças gostaram muito da musica e demos boas risadas, depois a irmã Queila palestrou sobe a importância da eucaristia e foi feito um jogral som o seguinte texto:

TRIGO TRITURADO... TRIGO TRANSFORMADO 
( PÃO PARA A VIDA DO MUNDO!)
 TRIGO: Sou trigo! vivia como tantos outros nos campos dourados. Pela manhã, o sol começando a despontar, me despertava para um novo dia. Embalado pela música suave do vento, eu bailava com meus companheiros. Visto de perto ou de longe, era um grande espetáculo que ofereciamos, movidos pelo ar do campo. Quando era noite, a lua lançava seus raios sobre o trigal. Fazia a mistura de ouro com a prata e assim, dormiamos, sempre na expectativa que chegasse o dia outra vez.
No frio do inverno, parecíamos que iamos sucumbir. Mas logo chegava a primavera. Misturados com as ampolas vermelahas, propoprcionávamos um quadro de intensa beleza. Fonte de inspiração. Chegou o verão. O dourado do campo tornou-se mais intenso, porque estávamos maduros. Vi aproximar-se o ceifador do trigal.
CEIFADOR: Dourado, já bem dourado, maduro já está. É chegado o momento, a ceifa vai começar.
TRIGO: Intui no fundo do coração, agora vão cortar o trigo. Todos nós seremos ceifados. Comecei a ficar triste. Pensei... vou morrer. e o que vai ser deste campo? O dourado vai desaparecer. No chão apenas as palhas secas sem vida ficarão. Não, não quero morrer. Eu sou a beleza deste vale. Pensava assim, quando escutei ao vento.
VENTO: Zum... zum...zum... zum...
Trigo por que tristeza? Não vês o que está para chegar?
Tu és dourado por fora, mas branquinho has de ficar. Te tornarás a farinha pura, fina, preciosa. Na mistura com água e fermento sera massa saborosa. Pão serás para todos. Em toda mesa estarás. Se cais na terra e morres a tua vida continuará.
TRIGO: Consolou-me um pouco escutar o vento. Mas a tristeza não saia de mim. Bailando alegre e viçosa a amapola me disse assim:
AMAPOLA: Não basta que seja trigo, não basta que sejas pão. Serás o Corpo do Senhor entregue para os irmãos.
TRIGO: Comecei a compreender... Deixei-me ceifar, permitr que fosse triturado. A dor, o sofrimento do processo foi tomando novo sentido. Sabendo qual era o objetivo, sabendo qual era o final, amadureci e adquiri dociliade.
FARINHA: Sai da máquina transformado em farinha alva, leve...Colocaram-me em sacos, puseram-me em caminhões. Andei quilômetros pelas estradas - eram muitas e as mais variadas. Até que... o padeiro tomou-se em suas mãos. Outra transformação! Pouco a pouco a água foi se juntando a mim. Era frio. Percebi que estava deixando de ser farinha. Já me havia tranformado em massa.
MASSA: o padeiro aproximou-se... era preciso deixar-me modelar. De repente... Senti tristeza, medo e quis reagir. Desejei gritar: não, não, não quero! Foi aí que me recordei do vento. Ah! Também da Amapola. Que bonitos eram. O vento falava suave, terno... A amapola não parava de bailar. Mesmo quando falava. A lembrança deles dois, preparava-me para outro momento mais exigente. De mim foram separando pequenos bolos, amassavam, arrumavam e colocavam na assadeira... O forno! Meu espírito serenizou-se e mais uma vez aceitei. E o padeiro colocou-me para assar.
PÃO: Quando saí, escutei as asmirações: Que belo, não! Como cresceu!
As pessoas começaram a buscar-me. De repente percebi que estava ao mesmo tempo em todas as mesas. Experimentei a alegria de ser alimento. Vida. Cada vez que alguém comia um pedaço de mim, era vida que eu esta comunicando. Porém, nenhum momento se pode comparar áquele...
O sacedote tomou-me em suas mãos. Outras mãos, outra transformação - a mesa agora era o altar. O trigo, a farinha, a massa, o pão transformado em CORPO DE JESUS - O PÃO PARA A VIDA DO MUNDO. Lembrei-me da felicidade do campo, da chegada do ceifador. Era o início do caminho! Finalmente cheguei à plenitude da minha ocação - SER ALIMENTO DE VIDA, SER EUCARISTIA - MORRER PARA QUE TODOS TENHAM VIDA.







 Finalmente, no domingo aconteceu o momento mais bonito, onde nossos corações transbordaram de alegria e emoção. Ver nossas crianças alegres e na expectativa para o grande encontro. Percebiamos no rosto de cada uma delas uma grande felicidade. Nosso querido Padre José Silva celebrou a eucaristia, Selma nossa catequista foi a comentarista e para mim ficou a mensagem de agradecimento.

Queremos agradecer neste primeiro momento a Deus, fonte inesgotável de todos os dons, pelo seu amor por nós e por nos dar a graça de viver este momento de tanta alegria.

Agradecemos a vocês, queridos pais, que durante esses três anos depositaram sua confiança na nossa comunidade e nos nossos catequistas. A Primeira Comunhão que os filhos de vocês receberam hoje é apenas o início de uma amizade com Jesus para toda a vida. Esperamos que vocês continuem esse trabalho dos catequistas, comprometendo-se com a educação cristã de seus filhos, trazendo-os sempre à missa, instruindo-os na fé e na caridade.

Agradecemos especialmente às crianças! Seres tão pequenos e frágeis, porém, capazes de nos ensinar muito e de transformar nossas vidas. Quem pode ficar indiferente diante da força de seu carinho, de sua ternura, de sua inocência! Somos melhores com vocês e por vocês! Parabéns pela Primeira Eucaristia! Rezamos para que, ajudados por seus pais, vocês cresçam na vida de fé e dêem sempre o exemplo de verdadeiros cristãos, freqüentando a Santa Missa, servindo a Deus e aos irmãos!

Saiba que seremos sempre os seus catequistas e, por isso, vocês pode contar conosco durante a sua caminhada de fé.

Agradecemos a todos os que colaboraram e se dedicaram para esta celebração: os Ministros, coroinhas, aos catequistas, músicos e em especial ao Padre, nossa gratidão e nosso muito obrigado pela disponibilidade em celebrar conosco este eucaristia.


Ter tido a oportunidade de conviver estes três anos com estas 21 crianças foi muito bom para mim, tenho certeza que vou lembrar para sempre dos seus nome: Alan, Alice, Ana Luiza, Ana Katarina, Bruna, Claudio, Fabrício, Gustavo, Luis Gustavo, Tainan, Walisson, Giovana, Gabriela,  João Pedro, Herminio, Ryan, Mariana, Maria Clara, Luis Antonio, Graziela e Maria Beatriz.

UMA EMOÇÃO ESPECIAL




4 comentários:

  1. Parabéns Manoel e Alice também! Este momento é único, lindo e esplêndido!
    Que vcs possam sempre viver o milagre da Eucaristia em suas vidas!

    O retiro deve ter sido bem legal! Se eu pudesse faria sempre retiros com as crianças. Elas gostam e é gratificante!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. PARABENS! MANOEL QUE FESTA LINDA. GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROUPA ACHEI LINDA! TEMOS DIFICULDADES EM RELAÇAO A ISSO AQUI POR QUE CADA UM QUER FAZER UMA DIFERENTE OU BLUSA DE MALHA. E ACHEI ESSA IDEIA OTIMA.
    DILZA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Dilza, estas túnicas são da comunidade e os catequizandos usam apenas no dia da primeira eucaristia. Sendo assim, elas podem ser usadas todos os anos.

    ResponderExcluir