segunda-feira, 23 de julho de 2012

PREPARANDO A SEMANA DA FAMILIA 2012



Mês de agosto chegando, e a pastoral familiar entra em contato com toda a comunidade paroquial para a realização da Semana Nacional da Família.
Neste domingo foi realizado o encontro de preparação para este momento tão importante para nós da pastoral e também para todos aqueles que acreditam e tem esperança que á através da família que poderemos mudar toda a nossa trajetória.
Presente toda a coordenação da pastoral, os nossos padres, a Irma Keila e o seminarista Antonio. Convidamos todos os coordenadores de comunidades e das pastorais e movimentos que trabalham diretamente com as famílias. Nosso intuito é cada vez mais envolver toda a paróquia nesta semana, como é o desejo da própria CNBB.
E tendo como base o tema FAMÍLIA, TRABALHO E FESTA, e o livro a hora da família, nosso encontro atendeu plenamente todas as expectativas.
Logo no início, o nosso coral começou animando a todos.

Em seguida foi realizado um momento de acolhida com uma dinâmica com os balões. Cada participante do encontro estava com um balão cheio e tentava não deixá-lo cair no chão, em seguida era dado o sinal para que um deles se sentasse, e os outros teriam que cuidar deste balão que estava sem o dono. E no decorrer da dinâmica algumas pessoas sairam da brincadeira, logo muitos balões foram caindo, pois os que ficaram não tinham condições de cuidar de tantos balões. E assim foi feita uma reflexão sobre o trabalho que estavamos propondo no encontro.

A oração inicial foi o que chamou mais a minha atenção, pois o seminarista traçou um paralelo som a mesa e toda a discussão proposta para esta semana.
A mesa é realmente o lugar onde as famílias podem usufruir do seu trabalho, quando sentamos para realizar a nossa alimentação. E neste instante acontece a festa da partilha, a conversa, o momento de alegria e de conversa. E lembrou também que Jesus teve muitos momentos importantes a beira de uma mesa, inclusive quando repartiu o pão, convidando até aquele que o trairia. Em outros momentos na bíblia acontecem coisas importantes em volta da mesa. Assim a mesa vazia foi arrumada também para a realização do banquete deixado por Jesus, como podemos ouvir na musica;

A Mesa Tão Grande E Vazia
1. A mesa tão grande e vazia de amor e de paz - de paz! / Aonde há luxo de alguns alegria não há - jamais! / A mesa da Eucaristia nos quer ensinar - á, á / que a ordem de Deus, nosso Pai, é o pão partilhar.

Ref.: Pão em todas as mesas, / da Páscoa a nova certeza: / a festa haverá / e o povo a cantar, aleluia! (2x)

2. As forças da morte: a injustiça e a ganância de ter - de ter. / Agindo naqueles que impedem ao pobre a viver - viver. / Sem terra, trabalho e comida, a vida não há - não há. / Quem deixa assim e não age, a festa não vai celebrar.

REFRÃO

3. Irmãos, companheiros na luta, vamos dar as mãos - as mãos. / Na grande corrente do amor, na feliz comunhão! - irmãos! / Unindo a peleja e a certeza, vamos construir - aqui / na terra o projeto de Deus: / todo o povo a sorrir!

REFRÃO

4. Que em todas as mesas do pobre, haja festa de pão - de pão. / E as mesas dos ricos, vazias, sem concentração - de pão! / Busquemos aqui, nesta mesa do Pão redentor - do céu, / a força e a esperança que anima o povo de Deus!

REFRÃO

5. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor - ô, ô, / no pão partilhado, a esperança Ele nos deixou - deixou! / Bendita é a vida nascida de quem se arriscou - ô, ô, / na luta pra ver triunfar, neste mundo, o amor!

REFRÃO

Foi um momento tocante e pesquisando na internet lei este texto:Uma jornalista americana publicou através de um livro, o resultado de pesquisa realizada nas universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos. O resultado mostra que jovens que faziam refeições em família, tinham menos problemas com drogas e álcool, ou seja, o hábito de sentar-se à mesa em família constitui em remédio preventivo contra distúrbio de comportamento nos jovens.
Para surpresa dos pesquisadores, verificou-se que comer em família é mais importante que ir à escola ou à igreja.  Filhos que comem com os pais se tornam mais seguros e apresentam melhor autoestima. Mas, a vida corrida tem feito com que cada vez menos as famílias comunguem durante as refeições”.
Em seguida o palestrante, nosso Padre Eutrópio fez uma palestra sobre o tema, onde enfatizou uma entrevista dada pelo cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e algumas frases importantes foram destaques:
“A família é, antes de tudo, uma realidade humana, social e economicamente significativa. É preciso falar novamente da família a partir dessas realidades antropológicas fundamentais e das relações interpessoais. Trabalho e festa são essenciais à vida da família. A questão do trabalho, em muitos lugares, torna difícil a formação e a “sustentabilidade” da família; sem trabalho, ou por excessivo trabalho, a família entra em crise. Quando as relações familiares e do casamento são postas em segundo plano, diante da pressão econômica, algo de errado está acontecendo e se torna necessário parar para avaliar a situação e redefinir prioridades.”
A reflexão sobre a festa no contexto das questões familiares é muito significativa. De fato, a “festa” expressa gratuidade, alegria, partilha, encontro de pessoas, esperança e vida. A festa tem um significado antropológico fundamental e indica qual é, em última análise, o objetivo da existência da família. Pela negativa, podemos afirmar que a família não se forma para cultivar tristeza, dor, pesadelos e frustrações, mas o contrário de tudo isso. Embora ela também experimente dor, cruz e frustrações, como tudo o que faz parte de mundo, vale afirmar que seu objetivo e significado é a felicidade, a alegria do convívio, a doação da vida por amor, a festa. Esse é um aspecto importante, a ser redescoberto hoje pelas famílias, pois isso é fonte de novas energias e esperanças para a família.  Não é sem motivo que no Cristianismo a felicidade e a vida bem-aventurada no céu são descritas com as imagens e a linguagem das bodas, da família, do banquete de irmãos, do convívio na casa paterna, da festa...
Agora, vamos partir para o trabalho, procurando visitar o maior número possível de famílias em todas as comunidades, realizar várias celebrações, missa, e muitos momentos de orações. Claro que o trabalho que nos espera é muito, mas teremos nossos momentos de confraternização e o mais importante é que estamos sempre lutando por uma boa causa: NOSSAS FAMÍLIAS.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário