terça-feira, 18 de setembro de 2012

A PRESENÇA DE DEUS


Será que as crianças já percebem a presença de Deus em suas vidas?
É uma pergunta difícil de responder, mas como elas estão na catequese temos como catequistas uma grande responsabilidade para fazer com que elas possam perceber que Jesus está ao nosso lado, e que temos que buscá-lo em nosso dia a dia, assim como Elias fez. E apesar de nossas fraquezas, dos nossos medos, temos que acreditar que com Deus temos a força para levar adiante nossa vida.
A HISTORIA DE ELIAS
Era uma vez um profeta chamado Elias. Era um homem forte, valente e corajoso que andava pregando a Palavra de Deus e ensinando o povo a seguir os caminhos do Senhor. Elias era um homem santo e muito esforçado. Todos o admiravam. Pelo menos, todos os que gostavam de ouvir suas inspiradas pregações.
Mas, como sempre, existem pessoas que não gostam muito das coisas de Deus. Naquele tempo, havia uma rainha, chamada Jezabel, e seu marido, o rei Acab, que ficaram incomodados com as pregações de Elias e começaram a persegui-lo.
Mesmo sendo forte, Elias teve medo. Ficou assustado e desanimado. E resolveu fugir para um lugar bem distante. Foi sozinho para um lugar deserto. Sentou-se debaixo de uma árvore e acabou dormindo, porque estava triste, cansado e desanimado.
Enquanto Elias dormia, veio um mensageiro de Deus e, acordando-o, lhe entregou um pão e um jarro com água e disse: “Levanta, Elias, come e bebe, para você ficar forte”. Elias comeu e bebeu. Mas de tão desanimado que estava, tornou a dormir. O mensageiro de Deus veio novamente e lhe disse: “Ânimo, Elias! Levanta depressa, porque você ainda tem um longo caminho a percorrer. “Não fique assim tão desanimado”.
Elias acordou e entendeu que Deus queria lhe dar força, para que não desanimasse. E sentindo que Deus estava a seu lado, Elias ficou mais animado e pensou consigo: “Vou me levantar daqui e continuar a minha missão. Não posso desanimar, por causa de algumas dificuldades que estou tendo. Vou erguer a cabeça e enfrentar o perigo. Deus está comigo e vai me ajudar”.
Depois de ter percorrido uma longa distância, o que o fez lembrar a trajetória do Povo de Deus no deserto, Elias chegou à montanha de Deus, chamada Horeb, no mesmo lugar onde Deus falou a Moisés.
No monte Horeb, Elias fez outra vez a experiência da presença de Deus. Quando estava no alto da montanha, houve um vento forte e violento, que arrasava todas as coisas. Depois do vento, veio um terremoto. E depois, um fogo. Mas em nenhum desses momentos, Elias sentiu a presença de Deus. Por último, ele ouviu o sussurrar de uma brisa leve. Este vento silencioso significou para Elias – bem diferente do vento arrasador – a ação criadora de Deus, que está sempre presente na vida de seu povo.
E foi assim que Elias venceu o seu desânimo e o seu medo e voltou à sua missão de profeta do Senhor.
Como podemos buscar a Deus?
Mostrar as crianças que ainda pequenas elas precisam e podem buscar a Deus, e a prova disso é a catequese. Ir aos encontros, participando, aprendendo as coisas de Deus, conhecendo, sabendo que ele é nosso pai e nos enviou Jesus para nos ensinar como temos que viver a nossa vida, amando e respeitando a todos, a natureza, a Deus e a nós mesmos.
Participar das celebrações, indo as missas também é a forma de buscar Deus, e mais importante é aprender a conversar com ele, através das orações. A criança precisa aprender a rezar desde cedo.
Existem as orações que são decoradas, mas temos também que conversar com Deus como conversamos com nossos pais, nossos amigos, contando a nossa vida, pedindo perdão pelos nossos erros, agradecendo por tudo de bom que nos acontece.
E neste encontro, procuramos mostrar a nossos catequizandos principalmente a importância de oração, da nossa conversa diária com Deus. Aprender que temos que pedir, mas também agradecer. E que não existe momento certo para rezar, pois podemos fazer quando acordamos, quando vamos estudar, na hora das refeições, ao deitar, enfim, em todos os momentos da nossa vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário