segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A Capital Baiana da Fé

Neste final de semana tive a oportunidade de conhecer uma bela demonstração de fé e de como a natureza pode ser prodigiosa. Foi uma experiência que me deixou muito feliz e emocionado. 

Conhecer a cidade de Bom Jesus da Lapa, município baiano foi muito interessante, principalmente por causa do SANTUARIO DO BOM JESUS DA LAPA, obra da natureza, pois, as grutas são realmente muito bonitas e percebe-se que nelas a ação do homem foi muito pequena. E segundo as palavras de Dom Murilo S.R. Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia: “As grutas do Santuário Bom Jesus da Lapa são um desses presentes únicos da natureza. Parece que foram criadas para ser, um dia, um santuário – isto é, um local para se louvar, agradecer e pedir favores ao Criador. A imagem do Bom Jesus leva os romeiros a tomar consciência de que sua vida, seus sofrimentos e trabalhos foram antecipadamente vividos por aquele que os convida: “Vinde a mim, vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei” (Mt 11,28).

 A cidade de Bom Jesus da Lapa, conhecida como a “Capital Baiana da Fé”, concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil, que se realiza em agosto, mês do Padroeiro da cidade, conhecida como Romaria do Bom Jesus, quando atrai milhares de fieis vindos de várias partes do país. 

O grande diferencial entre Bom Jesus da Lapa e as outras cidades da região é o morro em estilo gótico e suas grutas que lhe conferem um clima místico e diferenciado. Pelo ano de 1621, Francisco de Mendonça Mar, tido por uns como andarilho e por outros como peregrino, mais tarde conhecido como “Monge”, descobriu, na margem direita do Rio São Francisco. o morro que viria a ser o Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde, em uma de suas inúmeras grutas passou a viver uma vida de eremita, devoto de Jesus, um santuário. 
O lugar era habitado apenas por índios Tapuias, mas com o tempo, devotos foram-se agregando, fazendo sua morada perto do local onde se achava a imagem do Bom Jesus. 
Com a construção, pelo monge, de um asilo e de um hospital para os pobres, de quem cuidava, começou a crescer ao lado da lapa do Bom Jesus um povoado. 



Outros destaques da cidade é o fato dela ser banhada pelo Rio São Francisco, o conhecido velho Chico, e que eu vi pela primeira vez. Tenho certeza que este final de semana vai ficar sempre guardado nas minhas boas lembranças. E espero que todos tenham a oportunidade de conhecer esta maravilha da natureza. 


 “A igreja da Lapa
 foi feita de pedra e luz. 
Vamos todos visitar 
o Senhor Bom Jesus”
 Cântico dos romeiros 

Um comentário:

  1. Oi Manoel! Sou o Rodrigo, do blog nº 83 dos Catequistas Unidos, e hoje estou aqui para te convidar a ver e participar do meu novo espaço de evangelização o www.catequizarcomjesus.blogspot.com que já foi inscrito no grupo!

    E queria dizer que seu blog está muito bom e é muito bom poder evangelizar sabendo que existem blogs tão legais como o seu e as fotos ai em cima ficaram lindas!

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir