sexta-feira, 20 de maio de 2011

10 COISAS A CONSIDERAR AO PLANEJAR A CELEBRAÇÃO DO MATRIMÔNIO NA IGREJA CATÓLICA.

Adicionar legenda
1. O Matrimônio é um Sacramento! A celebração do Matrimônio não é somente uma cerimônia religiosa. Um matrimônio entre dois cristãos é um sacramento, ou seja, um encontro com Jesus Cristo. De uma maneira particular, a noiva e o noivo, ao oferecer suas vidas um ao outro (oferta esta simbolizada por seus votos), prometem amor oblativo um pelo outro. Este amor oblativo, ou seja, amor que se doa, incorpora e torna presente o amor de Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu-se a si mesmo por amor ao seu povo. Todos aqueles que estão presentes num casamento podem olhar para a noiva e o noivo e verem Nosso Senhor Jesus Cristo. Mais importante, a noiva e o noivo, ao olharem um para o outro, vêem o amor do Senhor Jesus.
2. A Noiva e o Noivo são os Ministros do Sacramento. De algum modo, o matrimônio diz menos respeito à cerimônia ou à celebração sacramental do que à vivência diária da vida conjugal. O padre (ou diácono) não é o ministro do sacramento. Ele atua como uma simples testemunha oficial da Igreja e do Estado (é claro que se o casamento toma lugar numa Missa, o padre é o celebrante da Missa). A noiva e o noivo desposam um ao outro, e como tal, são eles os ministros do sacramento. A celebração do matrimônio, portanto, deveria ser um reflexo da fé e do amor do casal.
3. O Matrimônio é uma matéria de fé. Como um sacramento é uma ação da Igreja, o matrimônio não só pressupõe a fé, como também a renova e a fortalece. O processo de preparação para o matrimônio convida casais para refletir sobre a presença de Deus em suas vidas. No Sacramento do Matrimônio, Deus “enriquece e fortalece” o marido e a esposa doando-lhes seu dom especial da graça para capacitá-los a viver o dia-a-dia do matrimônio “em fidelidade duradoura e mútua”.
4. As Escrituras: A Palavra de Deus pra você, e a tua palavra para o mundo. Os casais são convidados a escolher as leituras bíblicas que serão proclamadas na Liturgia do seu matrimônio. Normalmente três leituras (uma do Antigo Testamento, uma das cartas do Novo Testamento, e uma dos Evangelhos) são proclamadas. A Igreja fornece muitas opções para cada uma, e muitas paróquias fornecem recursos com informações sobre cada possível escolha. A Escritura é a própria Palavra de Deus falando à Igreja. Os casais devem refletir sobre o que eles acreditam que Deus esteja falando a eles quando eles entram no Matrimônio, e eles devem também considerar o que eles querem comunicar a respeito de sua própria fé, àqueles que se reunirão para celebrar com eles o seu matrimônio.
5. Os Votos: o que você diz, o que você promete, o que você vive. O coração do Rito do Matrimônio é a troca de consentimento entre a noiva e o noivo. Neste momento, eles, enquanto ministros do sacramento, expressam seu compromisso vitalício de amar e honrar um ao outro, enquanto o padre (ou diácono) atua como uma testemunha. É sempre sugerido que os casais memorizem seus votos não somente para experimentar a troca de consentimento de forma mais poderosa, mas também para os falar com o coração, ao invés de repeti-los frase por frase depois do padre. Desta forma eles vão também gastar algum tempo ponderando sobre o que os votos significam, e espera-se que se lembrem das palavras nos anos que virão, e que as palavras tomem mais e mais sentido em seu amor e cuidado do dia-a-dia, um para com o outro.
6. A Música: Para suscitar a alma e erguer a mente. A música para a celebração do Matrimônio não somente adiciona beleza e dignidade à cerimônia, mas possui uma função litúrgica mais importante. Além de acompanhar a procissão dos padrinhos e a marcha nupcial, a música é uma parte integral da própria Liturgia: o canto das aclamações e respostas pela assembléia, hinos e canções na entrada (acolhimento) e procissão da comunhão são prescritos no Rito do Matrimônio. A música deve refletir e comunicar, acima de tudo, o mistério do amor de Deus em Jesus Cristo, especialmente no que se refere ao casal que está se unindo em matrimônio.
7. A Procissão: Eis a noiva… e o noivo! O que os filmes retratam não é necessariamente a visão da Igreja. A noiva e o noivo entram no matrimônio livremente e igualmente, e a procissão de entrada simboliza isso, na medida em que o casal se aproxima do altar para ficar diante do Senhor. O Rito do Matrimônio sugere que os ministros litúrgicos (padre, diácono, leitores e acólitos) puxem a procissão, seguidos da noiva e do noivo, cada um escoltado por “ao menos seus pais e as testemunhas”. Também pode o noivo entrar primeiro, levado por seus padrinhos e escoltado por seus pais, seguido da noiva, levada por seus padrinhos e escoltada por seus pais.
8. Os padrinhos: Mais do que figurantes. Uma das mais importantes tarefas desempenhadas pelos casais ao planejar seu casamento é a seleção dos padrinhos. Os casais convidam irmãos, primos e amigos próximos, que mostram seu apoio através de sua presença próxima. Eles também realizam a função litúrgica de testemunhas oficiais do rito matrimonial. Há outros ministros litúrgicos que também devem ser considerados: leitores para proclamar as leituras das Escrituras e anunciar as intenções das intercessões gerais, familiares ou amigos para apresentar os dons do pão e vinho no ofertório, ou talvez os próprios acólitos para servir o altar, e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, quando for o caso. Todo este preparativo toma lugar quando os casais trabalham junto com o padre (ou diácono), que fornece suporte ao longo do processo.
9. Família + Amigos = Assembléia Litúrgica. Os casais convidam seus amigos próximos e membros de suas famílias para tomar parte no dia do seu casamento. Esta reunião também representa a comunidade da Igreja, uma vez que eles circundam o casal com seu encorajamento e com suas orações. Acima de tudo, esta é uma ocasião para adorar ao Senhor: ao celebrar o sacramento, o casal, junto com sua família e amigos, formam uma assembléia litúrgica, que se coloca diante do Senhor com os corações abertos ao seu poder amoroso.
10. Acima de tudo, reze! A liturgia do casamento (quando celebrada dentro ou fora de uma Missa**) é um ato de adoração. Como tal, é um momento de oferecer preces e ação de graças a Deus por seus dons, e buscar suas contínuas bençãos e auxílio em suas vidas. Em particular, agradeça a Deus pelo dom de sua(eu) esposa(o), e reze ao Senhor pedindo que Ele os abençoe e os guie para que vocês se tornem testemunhas de Seu amor um para o outro, e ambos para o mundo.
Adaptado do artigo de Pe. Rick Hilgartner, Diretor Associado da Secretaria do Culto Divino da Congregação dos Bispos dos Estados Unidos, publicado originalmente em www.foryourmarriage.org.
* A Igreja Católica recomenda e incentiva que a celebração do Sacramento do Matrimônio tome lugar dentro da Celebração Eucarística, conforme pode-se constatar no § 1621 do Catecismo da Igreja Católica.
Fonte: palavrasapenas.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário