terça-feira, 10 de maio de 2011

QUEM SEGUE JESUS SINCERAMENTE É TAMBÉM PASTOR E CUIDA DA VIDA DE TODOS

Se cada um de nós faz sua opção e dá seu sim para participar de uma pastoral, com certeza temos que estar bem preparados para levar adiante nossa missão. Em primeiro lugar temos que ter no nosso coração muito amor, para que possamos fazer nosso trabalho com dedicação. Mas, temos também que estudar, não só lendo a Bíblia, o Catecimso da Igreja Católica, mas participando de cursos de formação, encontros, enfim, lendo bastante. A partir desta postagem, tentarei dar uma ajuda a todos aqueles que participam da Pastoral Familiar, colocando de forma resumida alguns aspectos importantes sobre a família e temas importantes da pastoral familiar.
Para começar vamos falar do primeiro ponto que é essencial e básico para todo e qualquer trabalho de relacionamento interpessoal, que é tratar da DIGNIDADE INCONDICIONAL DA PESSOA. 

A Dignidade da Pessoa
A dignidade do homem nasce do fato de ter sido criado por Deus a sua imagem e semelhança, ter sido reconciliado por Cristo e estar chamado à Bem-aventurança do Céu.
É tanta a dignidade do homem, que o Concilio Vaticano II afirma que o homem é a "única criatura na terra que Deus amou por si mesma" (Gaudium et Spes 24,3).
O homem, ajudado pela graça e usando bem a sua liberdade, pode identificar sua vontade com a vontade de deus, pois "O que Deus quer é sempre o ótimo" (Santo Tomas Moro a sua filha Margarida).
De onde nasce a dignidade do homem?
A dignidade do homem nasce de ser criado por Deus a sua imagem e semelhança, de ter sido reconciliado por Cristo e de estar chamado, mediante a graça, a alcançar a sua plenitude na bem-aventurança do céu.
Como pode o homem chegar à felicidade do céu?
Mediante o exercício de sua liberdade, praticando o bem, cumprindo em sua vida o amoroso plano que Deus tem para ele.
O que é a liberdade?
A liberdade é a capacidade que o homem tem de executar por si mesmo ações deliberadas. A liberdade é no homem sinal eminente da imagem divina.
Quando a liberdade humana alcança seu grau máximo?
A liberdade humana alcança seu grau máximo quando o homem descobre o plano de amor que Deus tem para ele e o vive plenamente em sua atuação diária.
Fonte: www.acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário